As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabiana Alves de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa, Ana Carolina Vieira [UNESP], Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/524
http://hdl.handle.net/11449/142296
Resumo: After many struggles the Young and Adult Education Program (PEJA) emerged as a way of giving individuals that had no or defective opportunities of gathering knowledge by studying due to the lack of available study and economical and social inequality in our society the opportunity of studying contributing for the creation of critical thinkers that can understand the world around them. The program also allows the elderly to enjoy the benefits of education enabling them to become aware of their rights creating autonomy making them feel like part of the social environment in our country. This article debates the historic context on which PEJA is in, bringing up the discussion about the contribution on elder students' literacy.
id UNSP_65d28a4c5d9e2bddd077759a6ded337a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142296
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anosPEJALiteracyAdultsPEJAAlfabetizaçãoAdultosAfter many struggles the Young and Adult Education Program (PEJA) emerged as a way of giving individuals that had no or defective opportunities of gathering knowledge by studying due to the lack of available study and economical and social inequality in our society the opportunity of studying contributing for the creation of critical thinkers that can understand the world around them. The program also allows the elderly to enjoy the benefits of education enabling them to become aware of their rights creating autonomy making them feel like part of the social environment in our country. This article debates the historic context on which PEJA is in, bringing up the discussion about the contribution on elder students' literacy.Após muitas lutas, o Programa de Educação de Jovens e Adultos surgiu dando a oportunidade de ensino a cidadãos que foram prejudicados com a falta de estudos devido à desigualdade de nossa sociedade. Esse programa colaborou para formação de sujeitos críticos que pudessem entender o mundo ao seu redor. Permitiu que adultos da 3ª idade usufruíssem dos benefícios proporcionados pela educação, podendo, independentemente da idade ou classe social, se tornarem sujeitos de direitos criando autonomia e se sentindo parte do contexto social e político em nosso país. Esse artigo debate o contexto histórico do PEJA, trazendo a discussão como contribuição à alfabetização de alunos acima de 60 anos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Fabiana Alves de [UNESP]Barbosa, Ana Carolina Vieira [UNESP]Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]2016-08-04T13:34:59Z2016-08-04T13:34:59Z2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5248º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142296ISSN2176-9761-2015-01-06-souza-barbosa.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:43:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
title As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
spellingShingle As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
Souza, Fabiana Alves de [UNESP]
PEJA
Literacy
Adults
PEJA
Alfabetização
Adultos
title_short As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
title_full As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
title_fullStr As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
title_full_unstemmed As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
title_sort As contribuições do PEJA na alfabetização de adultos acima de 60 anos
author Souza, Fabiana Alves de [UNESP]
author_facet Souza, Fabiana Alves de [UNESP]
Barbosa, Ana Carolina Vieira [UNESP]
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
author_role author
author2 Barbosa, Ana Carolina Vieira [UNESP]
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabiana Alves de [UNESP]
Barbosa, Ana Carolina Vieira [UNESP]
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PEJA
Literacy
Adults
PEJA
Alfabetização
Adultos
topic PEJA
Literacy
Adults
PEJA
Alfabetização
Adultos
description After many struggles the Young and Adult Education Program (PEJA) emerged as a way of giving individuals that had no or defective opportunities of gathering knowledge by studying due to the lack of available study and economical and social inequality in our society the opportunity of studying contributing for the creation of critical thinkers that can understand the world around them. The program also allows the elderly to enjoy the benefits of education enabling them to become aware of their rights creating autonomy making them feel like part of the social environment in our country. This article debates the historic context on which PEJA is in, bringing up the discussion about the contribution on elder students' literacy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
2016-08-04T13:34:59Z
2016-08-04T13:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/524
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142296
ISSN2176-9761-2015-01-06-souza-barbosa.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/524
http://hdl.handle.net/11449/142296
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-06-souza-barbosa.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-6
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045391441068032