[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIELA CALDEIRA BRUNO
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224
Resumo: [pt] Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar.
id PUC_RIO-1_1fb64ece6b04f4a2e1c521ea6ddb05f4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7224
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR[en] PEDAGOGIC DISCOURSE, A PRACTICE OF IDEOLOGICAL MEANING: IDENTITY CONSTRUCTION IN A MILITARY EDUCATIONAL CONTEXT[pt] DISCURSO PEDAGOGICO[pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL[pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO[pt] CONTEXTO MILITAR[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE[pt] IDEOLOGIA[en] PEDAGOGIC DISCOURSE[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR[en] SEMIOTIC SYSTEM[en] MILITARY CONTEXT[en] IDENTITY CONSTRUCTION[en] IDEOLOGY[pt] Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar.[en] This dissertation focuses on discourse, understood as an ideological practice of meaning and as a practice evocative of social identities at an institution of undergraduate military education. A particular view is developed on the identity construction process in the context of discursive practice enunciations taking place along the education of combatant officers of the Brazilian Army. Such practices reflect the representation of the symbolic systems which contribute to the shaping of this ecology and of the identities evoked from its members. The main source for analysis comprises texts interpreted as the materialization of a superior social order discourse - pedagogic discourse, produced during military maneuvers aiming at skilling combatant troops to accomplish their constitutional mission. Considering that language carries the potential of producing the orders of meaning which pedagogic discourse tries to control and distribute, the functional organization of the pedagogic-discursive practices was analyzed. Based on Halliday´s (1985) Systemic-Functional Grammar, with special focus on the ideational metafunction and transitivity, these analyses support that choices of lexicogramatical, semantic, phonological and intonation patterns build nonarbitrary semiotic systems of construction and representation of the world. These choices function producing particular meanings in the military combatant educational scope, besides being ideologically shared and appropriated by the studied community of practice, enabling social formation and representation processes. The analysis has risen the belief that the imaginary, the symbolic and the mythical march in the same cadence as that intended by the pedagogic discourse, medium which materializes the truth and factor of identity construction during the daily discursive practices that flourish at this military academy.MAXWELLINES KAYON DE MILLERDANIELA CALDEIRA BRUNO2005-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7224Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
[en] PEDAGOGIC DISCOURSE, A PRACTICE OF IDEOLOGICAL MEANING: IDENTITY CONSTRUCTION IN A MILITARY EDUCATIONAL CONTEXT
title [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
spellingShingle [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
DANIELA CALDEIRA BRUNO
[pt] DISCURSO PEDAGOGICO
[pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL
[pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO
[pt] CONTEXTO MILITAR
[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE
[pt] IDEOLOGIA
[en] PEDAGOGIC DISCOURSE
[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR
[en] SEMIOTIC SYSTEM
[en] MILITARY CONTEXT
[en] IDENTITY CONSTRUCTION
[en] IDEOLOGY
title_short [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
title_full [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
title_fullStr [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
title_full_unstemmed [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
title_sort [pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
author DANIELA CALDEIRA BRUNO
author_facet DANIELA CALDEIRA BRUNO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIELA CALDEIRA BRUNO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DISCURSO PEDAGOGICO
[pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL
[pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO
[pt] CONTEXTO MILITAR
[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE
[pt] IDEOLOGIA
[en] PEDAGOGIC DISCOURSE
[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR
[en] SEMIOTIC SYSTEM
[en] MILITARY CONTEXT
[en] IDENTITY CONSTRUCTION
[en] IDEOLOGY
topic [pt] DISCURSO PEDAGOGICO
[pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL
[pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO
[pt] CONTEXTO MILITAR
[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE
[pt] IDEOLOGIA
[en] PEDAGOGIC DISCOURSE
[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR
[en] SEMIOTIC SYSTEM
[en] MILITARY CONTEXT
[en] IDENTITY CONSTRUCTION
[en] IDEOLOGY
description [pt] Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822554582384640