[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224 |
Resumo: | [pt] Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar. |
id |
PUC_RIO-1_1fb64ece6b04f4a2e1c521ea6ddb05f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7224 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR[en] PEDAGOGIC DISCOURSE, A PRACTICE OF IDEOLOGICAL MEANING: IDENTITY CONSTRUCTION IN A MILITARY EDUCATIONAL CONTEXT[pt] DISCURSO PEDAGOGICO[pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL[pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO[pt] CONTEXTO MILITAR[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE[pt] IDEOLOGIA[en] PEDAGOGIC DISCOURSE[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR[en] SEMIOTIC SYSTEM[en] MILITARY CONTEXT[en] IDENTITY CONSTRUCTION[en] IDEOLOGY[pt] Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar.[en] This dissertation focuses on discourse, understood as an ideological practice of meaning and as a practice evocative of social identities at an institution of undergraduate military education. A particular view is developed on the identity construction process in the context of discursive practice enunciations taking place along the education of combatant officers of the Brazilian Army. Such practices reflect the representation of the symbolic systems which contribute to the shaping of this ecology and of the identities evoked from its members. The main source for analysis comprises texts interpreted as the materialization of a superior social order discourse - pedagogic discourse, produced during military maneuvers aiming at skilling combatant troops to accomplish their constitutional mission. Considering that language carries the potential of producing the orders of meaning which pedagogic discourse tries to control and distribute, the functional organization of the pedagogic-discursive practices was analyzed. Based on Halliday´s (1985) Systemic-Functional Grammar, with special focus on the ideational metafunction and transitivity, these analyses support that choices of lexicogramatical, semantic, phonological and intonation patterns build nonarbitrary semiotic systems of construction and representation of the world. These choices function producing particular meanings in the military combatant educational scope, besides being ideologically shared and appropriated by the studied community of practice, enabling social formation and representation processes. The analysis has risen the belief that the imaginary, the symbolic and the mythical march in the same cadence as that intended by the pedagogic discourse, medium which materializes the truth and factor of identity construction during the daily discursive practices that flourish at this military academy.MAXWELLINES KAYON DE MILLERDANIELA CALDEIRA BRUNO2005-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7224Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR [en] PEDAGOGIC DISCOURSE, A PRACTICE OF IDEOLOGICAL MEANING: IDENTITY CONSTRUCTION IN A MILITARY EDUCATIONAL CONTEXT |
title |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR |
spellingShingle |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR DANIELA CALDEIRA BRUNO [pt] DISCURSO PEDAGOGICO [pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL [pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO [pt] CONTEXTO MILITAR [pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE [pt] IDEOLOGIA [en] PEDAGOGIC DISCOURSE [en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR [en] SEMIOTIC SYSTEM [en] MILITARY CONTEXT [en] IDENTITY CONSTRUCTION [en] IDEOLOGY |
title_short |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR |
title_full |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR |
title_fullStr |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR |
title_full_unstemmed |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR |
title_sort |
[pt] DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR |
author |
DANIELA CALDEIRA BRUNO |
author_facet |
DANIELA CALDEIRA BRUNO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANIELA CALDEIRA BRUNO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] DISCURSO PEDAGOGICO [pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL [pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO [pt] CONTEXTO MILITAR [pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE [pt] IDEOLOGIA [en] PEDAGOGIC DISCOURSE [en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR [en] SEMIOTIC SYSTEM [en] MILITARY CONTEXT [en] IDENTITY CONSTRUCTION [en] IDEOLOGY |
topic |
[pt] DISCURSO PEDAGOGICO [pt] GRAMATICA SISTEMICO-FUNCIONAL [pt] SISTEMA SOCIO-SEMIOTICO [pt] CONTEXTO MILITAR [pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE [pt] IDEOLOGIA [en] PEDAGOGIC DISCOURSE [en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-GRAMMAR [en] SEMIOTIC SYSTEM [en] MILITARY CONTEXT [en] IDENTITY CONSTRUCTION [en] IDEOLOGY |
description |
[pt] Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822554582384640 |