ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MERGENFEL A VAZ FERREIRA
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2
Resumo: Pensando a linguagem como um construto social inseparável do contexto situacional e cultural em que está ancorada, este estudo tem por objetivo principal descrever e analisar anúncios publicitários alemães veiculados na mídia impressa, verificando nos mesmos as relações entre seus diferentes componentes verbais e não-verbais. Esta análise baseou-se fundamentalmente nos pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), assim como nas categorias da Gramática Visual (Kress e Van Leeuwen, 1996). Deste modo, a descrição e análise dos componentes lingüísticos e extralingüísticos dos anúncios são usadas para a observação das possíveis relações entre língua e contexto. Somando-se à análise das propriedades verbais e não-verbais dos anúncios, este estudo fez uso de um questionário distribuído a professores de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), atuantes em diferentes instituições de ensino desta língua na cidade do Rio de Janeiro. Através das respostas ao questionário, o presente trabalho discute questões relacionadas à abordagem dos aspectos culturais nas aulas de ALE, assim como o uso e exploração significativos dos elementos visuais presentes nos diversos materiais de ensino utilizados pelos professores. Salientando, então, a importância de se promover um ensino da LE contextualizada, este estudo pretende também contribuir para a discussão que envolve o ensino de ALE, trazendo em seu escopo teorias que tratam de gêneros textuais, contexto, cultura e comunicação visual.
id PUC_RIO-1_b66d33875a995d456dae469049fa593c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6698
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL) O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADOR DO ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALE) 2005-02-24BARBARA JANE WILCOX HEMAIS09965807787lattes.cnpq.br/9295156318526035BARBARA JANE WILCOX HEMAISBEATRIZ DE CASTRO BARRETOLUCIA MARIA ALVES FERREIRAMERGENFEL A VAZ FERREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRPensando a linguagem como um construto social inseparável do contexto situacional e cultural em que está ancorada, este estudo tem por objetivo principal descrever e analisar anúncios publicitários alemães veiculados na mídia impressa, verificando nos mesmos as relações entre seus diferentes componentes verbais e não-verbais. Esta análise baseou-se fundamentalmente nos pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), assim como nas categorias da Gramática Visual (Kress e Van Leeuwen, 1996). Deste modo, a descrição e análise dos componentes lingüísticos e extralingüísticos dos anúncios são usadas para a observação das possíveis relações entre língua e contexto. Somando-se à análise das propriedades verbais e não-verbais dos anúncios, este estudo fez uso de um questionário distribuído a professores de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), atuantes em diferentes instituições de ensino desta língua na cidade do Rio de Janeiro. Através das respostas ao questionário, o presente trabalho discute questões relacionadas à abordagem dos aspectos culturais nas aulas de ALE, assim como o uso e exploração significativos dos elementos visuais presentes nos diversos materiais de ensino utilizados pelos professores. Salientando, então, a importância de se promover um ensino da LE contextualizada, este estudo pretende também contribuir para a discussão que envolve o ensino de ALE, trazendo em seu escopo teorias que tratam de gêneros textuais, contexto, cultura e comunicação visual.From the view that language is a social construct that is inseparable from its situational and cultural context, the main objective of the present study is to describe and analyze German advertisements in printed form, focusing on the relationship between their verbal and non-verbal components. The analysis is primarily based on the principles of Halliday`s (1994) systemic-functional grammar and on the categories in the visual grammar of Kress and van Leeuwen (1996). Thus, the description and analysis of the linguistic and extra-linguistic components in the advertisements are used to observe the relationships between the advertisements as genre. In addition to the analysis of the verbal and nonverbal features of advertisements, the study made use of a questionnaire distributed to professionals that teach German as a foreign language in various institutions in Rio de Janeiro. In light of the responses to the questionnaire, the present study discusses questions related to how culture is approached in the classroom and whether visual elements are significantly explored in the teaching materials used by these teachers. The aim of the research is twofold: it proposes the importance of encouraging contextualized foreign language teaching and it attempts to contribute to the discussion on the teaching of German as a foreign language, from a multiple perspective that includes genre, context, culture and visual communication.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6698Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADOR DO ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALE)
title ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
spellingShingle ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
MERGENFEL A VAZ FERREIRA
title_short ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
title_full ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
title_fullStr ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
title_full_unstemmed ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
title_sort ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL)
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MERGENFEL A VAZ FERREIRA
author_facet MERGENFEL A VAZ FERREIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09965807787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9295156318526035
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BEATRIZ DE CASTRO BARRETO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUCIA MARIA ALVES FERREIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv MERGENFEL A VAZ FERREIRA
contributor_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
BEATRIZ DE CASTRO BARRETO
LUCIA MARIA ALVES FERREIRA
description Pensando a linguagem como um construto social inseparável do contexto situacional e cultural em que está ancorada, este estudo tem por objetivo principal descrever e analisar anúncios publicitários alemães veiculados na mídia impressa, verificando nos mesmos as relações entre seus diferentes componentes verbais e não-verbais. Esta análise baseou-se fundamentalmente nos pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), assim como nas categorias da Gramática Visual (Kress e Van Leeuwen, 1996). Deste modo, a descrição e análise dos componentes lingüísticos e extralingüísticos dos anúncios são usadas para a observação das possíveis relações entre língua e contexto. Somando-se à análise das propriedades verbais e não-verbais dos anúncios, este estudo fez uso de um questionário distribuído a professores de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), atuantes em diferentes instituições de ensino desta língua na cidade do Rio de Janeiro. Através das respostas ao questionário, o presente trabalho discute questões relacionadas à abordagem dos aspectos culturais nas aulas de ALE, assim como o uso e exploração significativos dos elementos visuais presentes nos diversos materiais de ensino utilizados pelos professores. Salientando, então, a importância de se promover um ensino da LE contextualizada, este estudo pretende também contribuir para a discussão que envolve o ensino de ALE, trazendo em seu escopo teorias que tratam de gêneros textuais, contexto, cultura e comunicação visual.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324884038025216