COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTO PEREIRA CAVALCANTE
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@2
Resumo: O surgimento da World Wide Web representou uma nova oportunidade de publicidade, disponível para qualquer empresa: A possibilidade de exposição global para uma grande audiência a um custo extremamente pequeno. Como conseqüência disso, surgiu toda uma nova indústria oferecendo serviços relacionados à publicidade de busca, na qual uma empresa anunciante paga por uma posição de destaque em listas de anúncios. A fim de manter a credibilidade e a participação de mercado do serviço que os veicula - por exemplo, uma máquina de busca - os anúncios devem ser exibidos apenas para os usuários que se interessem por eles, no que se chama de Publicidade Direcionada. Em virtude disso, surge a necessidade de se utilizar um sistema de recomendação que seja capaz de escolher que anúncios exibir para quais usuários. Nos sistemas de recomendação baseados em filtragem colaborativa, as preferências de outros usuários são utilizadas como atributos para um sistema de aprendizado, pois estas podem ser bastante detalhadas, gerando recomendações não só para os itens mais populares como também para nichos de itens. Neste trabalho, é desenvolvido um sistema de recomendação de anúncios que aplica Filtragem Colaborativa baseada em fatoração de matrizes ao problema de predição do Click- Through Rate, uma métrica em Publicidade Direcionada que expressa a relevância de um anúncio para os usuários que buscam por uma determinada palavra- chave. A fim de validar o método proposto de predição do Click-Through Rate, realizamos vários experimentos em um conjunto de dados sintéticos. Adicionalmente, o trabalho contribui para o projeto do LearnAds, um framework de recomendação de anúncios baseado em Aprendizado de Máquina.
id PUC_RIO-1_1ff08bc930a0d30663a166046fc14731
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12400
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING FILTRAGEM COLABORATIVA APLICADA A PUBLICIDADE DIRECIONADA 2008-04-03RUY LUIZ MILIDIU12249475091lattes.cnpq.br/6918010504362643MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAORUY LUIZ MILIDIUDANIEL SCHWABEROBERTO PEREIRA CAVALCANTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRO surgimento da World Wide Web representou uma nova oportunidade de publicidade, disponível para qualquer empresa: A possibilidade de exposição global para uma grande audiência a um custo extremamente pequeno. Como conseqüência disso, surgiu toda uma nova indústria oferecendo serviços relacionados à publicidade de busca, na qual uma empresa anunciante paga por uma posição de destaque em listas de anúncios. A fim de manter a credibilidade e a participação de mercado do serviço que os veicula - por exemplo, uma máquina de busca - os anúncios devem ser exibidos apenas para os usuários que se interessem por eles, no que se chama de Publicidade Direcionada. Em virtude disso, surge a necessidade de se utilizar um sistema de recomendação que seja capaz de escolher que anúncios exibir para quais usuários. Nos sistemas de recomendação baseados em filtragem colaborativa, as preferências de outros usuários são utilizadas como atributos para um sistema de aprendizado, pois estas podem ser bastante detalhadas, gerando recomendações não só para os itens mais populares como também para nichos de itens. Neste trabalho, é desenvolvido um sistema de recomendação de anúncios que aplica Filtragem Colaborativa baseada em fatoração de matrizes ao problema de predição do Click- Through Rate, uma métrica em Publicidade Direcionada que expressa a relevância de um anúncio para os usuários que buscam por uma determinada palavra- chave. A fim de validar o método proposto de predição do Click-Through Rate, realizamos vários experimentos em um conjunto de dados sintéticos. Adicionalmente, o trabalho contribui para o projeto do LearnAds, um framework de recomendação de anúncios baseado em Aprendizado de Máquina.The emergence of the World Wide Web represented a new advertising opportunity available to any company: The possibility of global exposure to a large audience at a very small cost. As a result, a whole new industry has emerged by offering services related to search advertising, in which an advertiser pays for a prominent position in lists of ads. In order to maintain the credibility and market share of the service that conveys them - for example, a search engine - such ads must be displayed only to users who are interested in them, on what is called Targeted Advertising. Therefore, those services need to use a recommendation system that can choose which ads show to which users. Recommendation systems based on collaborative filtering use the preferences of other users as features to a learning system, since such preferences can be quite detailed, generating recommendations not only for the most popular items but also to item niches. In this work, we develop an ads recommendation system that applies Collaborative Filtering based on matrix factorization to the problem of predicting the Click-Through Rate, a Targeted Advertising metric that expresses the relevance of a particular ad for the users searching for a specific keyword. In order to validate the proposed method of Click-Through Rate prediction, we carry out several experiments on a synthetic data set. Additionally, the work contributes to the design of LearnAds, a framework for ads recommendation systems based on Machine Learning.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOFUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12400Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv FILTRAGEM COLABORATIVA APLICADA A PUBLICIDADE DIRECIONADA
title COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
spellingShingle COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
ROBERTO PEREIRA CAVALCANTE
title_short COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
title_full COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
title_fullStr COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
title_full_unstemmed COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
title_sort COLLABORATIVE FILTERING APPLIED TO TARGETED ADVERTISING
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ROBERTO PEREIRA CAVALCANTE
author_facet ROBERTO PEREIRA CAVALCANTE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12249475091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6918010504362643
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
dc.contributor.referee3.fl_str_mv DANIEL SCHWABE
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTO PEREIRA CAVALCANTE
contributor_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO
RUY LUIZ MILIDIU
DANIEL SCHWABE
description O surgimento da World Wide Web representou uma nova oportunidade de publicidade, disponível para qualquer empresa: A possibilidade de exposição global para uma grande audiência a um custo extremamente pequeno. Como conseqüência disso, surgiu toda uma nova indústria oferecendo serviços relacionados à publicidade de busca, na qual uma empresa anunciante paga por uma posição de destaque em listas de anúncios. A fim de manter a credibilidade e a participação de mercado do serviço que os veicula - por exemplo, uma máquina de busca - os anúncios devem ser exibidos apenas para os usuários que se interessem por eles, no que se chama de Publicidade Direcionada. Em virtude disso, surge a necessidade de se utilizar um sistema de recomendação que seja capaz de escolher que anúncios exibir para quais usuários. Nos sistemas de recomendação baseados em filtragem colaborativa, as preferências de outros usuários são utilizadas como atributos para um sistema de aprendizado, pois estas podem ser bastante detalhadas, gerando recomendações não só para os itens mais populares como também para nichos de itens. Neste trabalho, é desenvolvido um sistema de recomendação de anúncios que aplica Filtragem Colaborativa baseada em fatoração de matrizes ao problema de predição do Click- Through Rate, uma métrica em Publicidade Direcionada que expressa a relevância de um anúncio para os usuários que buscam por uma determinada palavra- chave. A fim de validar o método proposto de predição do Click-Through Rate, realizamos vários experimentos em um conjunto de dados sintéticos. Adicionalmente, o trabalho contribui para o projeto do LearnAds, um framework de recomendação de anúncios baseado em Aprendizado de Máquina.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12400@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324899503472640