O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2
Resumo: Este trabalho procura verificar o consumo do sofá da sala por agentes posicionados entre as camadas popular ou média baixa no espaço social carioca sob a ótica da dominação simbólica proposta por Bourdieu. Nesse contexto entendemos que simbolicamente esse consumo poderia ser reflexo da expressão individual desse sujeito ou fruto de um processo coercitivo de inculcação gerado pelas instâncias de legitimação e consagração que atuam no campo de design. Para essa verificação, além do apoio da teoria de Pierre Bourdieu, lançamos mão de uma investigação sobre a produção e uso social, no ocidente, dos assentos próximos ao que hoje entendemos ser um sofá, bem como procuramos averiguar como se deu a formação do que chamamos de sala da casa no Brasil. Juntamente a esse aporte teórico realizamos uma pequena pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em um primeiro momento com indústrias de sofá, para conhecer como esse produto é elaborado, e, posteriormente, com consumidores, para entender como se dava sua decisão de escolha do sofá. Assim sendo, com a conjugação da teoria supracitada ao trabalho de campo, foi possível confirmar a presença de violência simbólica oriunda dos processos de inculcação, que, associada ao arbitrário social de como uma casa deve ser, exerce forte pressão sobre esses agentes pela aquisição de um modelo hegemônico de sofá.
id PUC_RIO-1_23d3c737d4b68ecba150fcecbedc2bc9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25601
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ THE AESTHETIC AND SYMBOLIC CONSUMPTION OF SOFA 2015-03-05ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471RITA MARIA DE SOUZA COUTOIRINA ARAGAO DOS SANTOSALBERTO CIPINIUKFERNANDA DE ABREU CARDOSOFERNANDA DE ABREU CARDOSO78563135791lattes.cnpq.br/5150314612213956MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREste trabalho procura verificar o consumo do sofá da sala por agentes posicionados entre as camadas popular ou média baixa no espaço social carioca sob a ótica da dominação simbólica proposta por Bourdieu. Nesse contexto entendemos que simbolicamente esse consumo poderia ser reflexo da expressão individual desse sujeito ou fruto de um processo coercitivo de inculcação gerado pelas instâncias de legitimação e consagração que atuam no campo de design. Para essa verificação, além do apoio da teoria de Pierre Bourdieu, lançamos mão de uma investigação sobre a produção e uso social, no ocidente, dos assentos próximos ao que hoje entendemos ser um sofá, bem como procuramos averiguar como se deu a formação do que chamamos de sala da casa no Brasil. Juntamente a esse aporte teórico realizamos uma pequena pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em um primeiro momento com indústrias de sofá, para conhecer como esse produto é elaborado, e, posteriormente, com consumidores, para entender como se dava sua decisão de escolha do sofá. Assim sendo, com a conjugação da teoria supracitada ao trabalho de campo, foi possível confirmar a presença de violência simbólica oriunda dos processos de inculcação, que, associada ao arbitrário social de como uma casa deve ser, exerce forte pressão sobre esses agentes pela aquisição de um modelo hegemônico de sofá.This work aims to verify the living room sofa consumption by agents positioned between the popular and lower middle layers in the Carioca social space from the perspective of symbolic domination proposed by Bourdieu. In this context, we understand that symbolically this consumption could be a reflection of individual expression of this subject or the result of a coercive process of inculcation generated by instances of legitimation and consecration working in the design field. To check this with the support of Pierre Bourdieu s theory we employ an investigation about the social production and use of it, in the West, of the seats next to what we now understand to be a sofa and tried to figure out how the formation of what we call living room in a brazilian home came to be. Along with this theoretical framework, we conducted a small field research, qualitative at first, with sofa industries, to know how this product is prepared, and later with consumers, to understand how your decision to choose the sofa was made. Thus, with the combination of the above mentioned theory with the field work, it was possible to confirm the presence of symbolic violence that, coming from the inculcation processes associated with the social arbitrary as a home should be, puts strong pressure on these agents for the acquisition of a hegemonic model of sofa.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:07Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25601Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE AESTHETIC AND SYMBOLIC CONSUMPTION OF SOFA
title O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
spellingShingle O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
title_short O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
title_full O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
title_fullStr O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
title_full_unstemmed O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
title_sort O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
author MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
author_facet MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34464867715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3763621130181471
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv IRINA ARAGAO DOS SANTOS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FERNANDA DE ABREU CARDOSO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FERNANDA DE ABREU CARDOSO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78563135791
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5150314612213956
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
contributor_str_mv ALBERTO CIPINIUK
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
IRINA ARAGAO DOS SANTOS
ALBERTO CIPINIUK
FERNANDA DE ABREU CARDOSO
FERNANDA DE ABREU CARDOSO
description Este trabalho procura verificar o consumo do sofá da sala por agentes posicionados entre as camadas popular ou média baixa no espaço social carioca sob a ótica da dominação simbólica proposta por Bourdieu. Nesse contexto entendemos que simbolicamente esse consumo poderia ser reflexo da expressão individual desse sujeito ou fruto de um processo coercitivo de inculcação gerado pelas instâncias de legitimação e consagração que atuam no campo de design. Para essa verificação, além do apoio da teoria de Pierre Bourdieu, lançamos mão de uma investigação sobre a produção e uso social, no ocidente, dos assentos próximos ao que hoje entendemos ser um sofá, bem como procuramos averiguar como se deu a formação do que chamamos de sala da casa no Brasil. Juntamente a esse aporte teórico realizamos uma pequena pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em um primeiro momento com indústrias de sofá, para conhecer como esse produto é elaborado, e, posteriormente, com consumidores, para entender como se dava sua decisão de escolha do sofá. Assim sendo, com a conjugação da teoria supracitada ao trabalho de campo, foi possível confirmar a presença de violência simbólica oriunda dos processos de inculcação, que, associada ao arbitrário social de como uma casa deve ser, exerce forte pressão sobre esses agentes pela aquisição de um modelo hegemônico de sofá.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324922684342272