[pt] O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25601 |
Resumo: | [pt] Este trabalho procura verificar o consumo do sofá da sala por agentes posicionados entre as camadas popular ou média baixa no espaço social carioca sob a ótica da dominação simbólica proposta por Bourdieu. Nesse contexto entendemos que simbolicamente esse consumo poderia ser reflexo da expressão individual desse sujeito ou fruto de um processo coercitivo de inculcação gerado pelas instâncias de legitimação e consagração que atuam no campo de design. Para essa verificação, além do apoio da teoria de Pierre Bourdieu, lançamos mão de uma investigação sobre a produção e uso social, no ocidente, dos assentos próximos ao que hoje entendemos ser um sofá, bem como procuramos averiguar como se deu a formação do que chamamos de sala da casa no Brasil. Juntamente a esse aporte teórico realizamos uma pequena pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em um primeiro momento com indústrias de sofá, para conhecer como esse produto é elaborado, e, posteriormente, com consumidores, para entender como se dava sua decisão de escolha do sofá. Assim sendo, com a conjugação da teoria supracitada ao trabalho de campo, foi possível confirmar a presença de violência simbólica oriunda dos processos de inculcação, que, associada ao arbitrário social de como uma casa deve ser, exerce forte pressão sobre esses agentes pela aquisição de um modelo hegemônico de sofá. |
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[pt] O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ [en] THE AESTHETIC AND SYMBOLIC CONSUMPTION OF SOFA [pt] DESIGN[pt] VIOLENCIA SIMBOLICA[pt] SOFA[pt] CONSUMO[en] DESIGN[en] SYMBOLIC VIOLENCE[en] SOFA[en] CONSUMPTION[pt] Este trabalho procura verificar o consumo do sofá da sala por agentes posicionados entre as camadas popular ou média baixa no espaço social carioca sob a ótica da dominação simbólica proposta por Bourdieu. Nesse contexto entendemos que simbolicamente esse consumo poderia ser reflexo da expressão individual desse sujeito ou fruto de um processo coercitivo de inculcação gerado pelas instâncias de legitimação e consagração que atuam no campo de design. Para essa verificação, além do apoio da teoria de Pierre Bourdieu, lançamos mão de uma investigação sobre a produção e uso social, no ocidente, dos assentos próximos ao que hoje entendemos ser um sofá, bem como procuramos averiguar como se deu a formação do que chamamos de sala da casa no Brasil. Juntamente a esse aporte teórico realizamos uma pequena pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em um primeiro momento com indústrias de sofá, para conhecer como esse produto é elaborado, e, posteriormente, com consumidores, para entender como se dava sua decisão de escolha do sofá. Assim sendo, com a conjugação da teoria supracitada ao trabalho de campo, foi possível confirmar a presença de violência simbólica oriunda dos processos de inculcação, que, associada ao arbitrário social de como uma casa deve ser, exerce forte pressão sobre esses agentes pela aquisição de um modelo hegemônico de sofá.[en] This work aims to verify the living room sofa consumption by agents positioned between the popular and lower middle layers in the Carioca social space from the perspective of symbolic domination proposed by Bourdieu. In this context, we understand that symbolically this consumption could be a reflection of individual expression of this subject or the result of a coercive process of inculcation generated by instances of legitimation and consecration working in the design field. To check this with the support of Pierre Bourdieu s theory we employ an investigation about the social production and use of it, in the West, of the seats next to what we now understand to be a sofa and tried to figure out how the formation of what we call living room in a brazilian home came to be. Along with this theoretical framework, we conducted a small field research, qualitative at first, with sofa industries, to know how this product is prepared, and later with consumers, to understand how your decision to choose the sofa was made. Thus, with the combination of the above mentioned theory with the field work, it was possible to confirm the presence of symbolic violence that, coming from the inculcation processes associated with the social arbitrary as a home should be, puts strong pressure on these agents for the acquisition of a hegemonic model of sofa.MAXWELLALBERTO CIPINIUKMARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA2016-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25601porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25601Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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