[en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOANA SOBRAL MILLIET
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57937
Resumo: [pt] A pesquisa que fundamenta esta tese teve como objetivo analisar possíveis relações entre letramentos midiáticos de professores e suas práticas pedagógicas no ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia de Covid-19. Na ausência de consenso em torno de um modelo conceitual para os letramentos midiáticos, foi construída uma proposta de matriz conceitual para os letramentos midiáticos em diálogo com autores do campo da mídia-educação e dos estudos críticos sobre tecnologia e educação, adotada como lente analítica dos dados produzidos nesta pesquisa. O trabalho de campo contou com duas etapas: a) aplicação de questionário junto a professores de diferentes regiões do país; b) realização de entrevistas semiestruturadas com professores que responderam ao questionário e se dispuseram a participar também dessa etapa. As 259 respostas válidas nos questionários foram submetidas à análise descritiva e de associação através do teste qui-quadrado. As entrevistas realizadas com 32 professores buscaram compreender como eles concebiam os letramentos midiáticos; que habilidades consideravam possuir nessa área e se havia relações entre os letramentos midiáticos e as práticas pedagógicas empregadas no ensino remoto emergencial (ERE). Nas respostas ao questionário, a maioria dos professores que estavam realizando o ERE afirmou ser bastante habilidoso no que diz respeito ao uso de mídias no ensino. Nas entrevistas, os participantes relataram que a experiência do ERE propiciou um maior conhecimento sobre o uso pedagógico das mídias, o que possivelmente favoreceu o sentimento de mais competência nessa área. A análise das entrevistas indicou que a maioria concebe os letramentos midiáticos como uso de mídias com fins instrumentais (como habilidade técnica) e didáticos (para ensino do conteúdo curricular). Foram identificadas preocupações relacionadas à vigilância e controle do trabalho docente e apreensão com a privacidade e com a exposição. As entrevistas indicaram, ainda, que o conhecimento sobre aplicações pedagógicas das mídias foi construído principalmente na troca entre pares. Considerando a experiência com o ERE, propõe-se que políticas de formação voltadas para ampliação dos letramentos midiáticos de professores incluam entendimento crítico sobre o funcionamento dos sistemas midiáticos e seus aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e históricos e sejam estruturadas a partir de redes de professores, com base na troca de saberes.
id PUC_RIO-1_2632405b902b2a0b88a6168f00ee2207
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:57937
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC [pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E LETRAMENTOS MIDIÁTICOS DE PROFESSORES NA PANDEMIA DE COVID-19 [pt] MIDIA-EDUCACAO[pt] LETRAMENTOS MIDIATICOS[pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL[pt] PANDEMIA DA COVID-19[en] MEDIA-EDUCATION[en] MEDIA LITERACY[en] EMERGENCY REMOTE TEACHING[en] COVID-19 PANDEMIC[pt] A pesquisa que fundamenta esta tese teve como objetivo analisar possíveis relações entre letramentos midiáticos de professores e suas práticas pedagógicas no ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia de Covid-19. Na ausência de consenso em torno de um modelo conceitual para os letramentos midiáticos, foi construída uma proposta de matriz conceitual para os letramentos midiáticos em diálogo com autores do campo da mídia-educação e dos estudos críticos sobre tecnologia e educação, adotada como lente analítica dos dados produzidos nesta pesquisa. O trabalho de campo contou com duas etapas: a) aplicação de questionário junto a professores de diferentes regiões do país; b) realização de entrevistas semiestruturadas com professores que responderam ao questionário e se dispuseram a participar também dessa etapa. As 259 respostas válidas nos questionários foram submetidas à análise descritiva e de associação através do teste qui-quadrado. As entrevistas realizadas com 32 professores buscaram compreender como eles concebiam os letramentos midiáticos; que habilidades consideravam possuir nessa área e se havia relações entre os letramentos midiáticos e as práticas pedagógicas empregadas no ensino remoto emergencial (ERE). Nas respostas ao questionário, a maioria dos professores que estavam realizando o ERE afirmou ser bastante habilidoso no que diz respeito ao uso de mídias no ensino. Nas entrevistas, os participantes relataram que a experiência do ERE propiciou um maior conhecimento sobre o uso pedagógico das mídias, o que possivelmente favoreceu o sentimento de mais competência nessa área. A análise das entrevistas indicou que a maioria concebe os letramentos midiáticos como uso de mídias com fins instrumentais (como habilidade técnica) e didáticos (para ensino do conteúdo curricular). Foram identificadas preocupações relacionadas à vigilância e controle do trabalho docente e apreensão com a privacidade e com a exposição. As entrevistas indicaram, ainda, que o conhecimento sobre aplicações pedagógicas das mídias foi construído principalmente na troca entre pares. Considerando a experiência com o ERE, propõe-se que políticas de formação voltadas para ampliação dos letramentos midiáticos de professores incluam entendimento crítico sobre o funcionamento dos sistemas midiáticos e seus aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e históricos e sejam estruturadas a partir de redes de professores, com base na troca de saberes.[en] The research underpin this thesis aimed to analyze possible links between media literacy of teachers and their pedagogical practices in emergency remote education (ERE) during the Covid-19 pandemic. In the absence of consensus around a conceptual model for media literacies, a proposal was built in dialogue with authors in the field of media education and critical studies on technology and education, adopted as an analytical lens of the data produced in this research. The field work consisted of two stages: a) application of a questionnaire with teachers from different regions of the country; b) conducting semi-structured interviews with teachers who answered the questionnaire and agreed to participate in this stage as well. The 259 valid responses were submitted to descriptive and association analysis using the chi-square test. The interviews carried out with 32 teachers sought to understand how they conceived media literacy; what skills they considered to have in this area and whether there were links between media literacy and the pedagogical practices employed in emergency remote education (ERE). In the responses to the questionnaire, most teachers who were taking the ERE stated that they were quite skilled with regard to the use of media in teaching. In the interviews, the participants reported that the ERE experience provided them with greater knowledge about the pedagogical use of the media, which possibly favored the feeling of more competence in this area. The analysis of the interviews indicated that most of them conceive media literacy as the use of media for instrumental purposes (such as technical skills) and didactic purposes (for teaching curriculum content). Concerns related to surveillance and control of teaching work and concerns about privacy and public exposure were identified. The interviews also indicated that knowledge about pedagogical applications of the media was mainly built on exchanges between peers. Considering the experience with the ERE, it is proposed that training policies aimed at expanding the media literacy of teachers include a critical understanding of the functioning of media systems and their social, economic, cultural, political and historical aspects. This action shall be structured out of teachers networks, based on the exchange of knowledge.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEJOANA SOBRAL MILLIET2022-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57937porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57937Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
[pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E LETRAMENTOS MIDIÁTICOS DE PROFESSORES NA PANDEMIA DE COVID-19
title [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
spellingShingle [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
JOANA SOBRAL MILLIET
[pt] MIDIA-EDUCACAO
[pt] LETRAMENTOS MIDIATICOS
[pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
[en] MEDIA-EDUCATION
[en] MEDIA LITERACY
[en] EMERGENCY REMOTE TEACHING
[en] COVID-19 PANDEMIC
title_short [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_full [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_fullStr [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_full_unstemmed [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
title_sort [en] EMERGENCY REMOTE TEACHING AND TEACHER MEDIA LITERACY IN THE COVID-19 PANDEMIC
author JOANA SOBRAL MILLIET
author_facet JOANA SOBRAL MILLIET
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv JOANA SOBRAL MILLIET
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MIDIA-EDUCACAO
[pt] LETRAMENTOS MIDIATICOS
[pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
[en] MEDIA-EDUCATION
[en] MEDIA LITERACY
[en] EMERGENCY REMOTE TEACHING
[en] COVID-19 PANDEMIC
topic [pt] MIDIA-EDUCACAO
[pt] LETRAMENTOS MIDIATICOS
[pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
[en] MEDIA-EDUCATION
[en] MEDIA LITERACY
[en] EMERGENCY REMOTE TEACHING
[en] COVID-19 PANDEMIC
description [pt] A pesquisa que fundamenta esta tese teve como objetivo analisar possíveis relações entre letramentos midiáticos de professores e suas práticas pedagógicas no ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia de Covid-19. Na ausência de consenso em torno de um modelo conceitual para os letramentos midiáticos, foi construída uma proposta de matriz conceitual para os letramentos midiáticos em diálogo com autores do campo da mídia-educação e dos estudos críticos sobre tecnologia e educação, adotada como lente analítica dos dados produzidos nesta pesquisa. O trabalho de campo contou com duas etapas: a) aplicação de questionário junto a professores de diferentes regiões do país; b) realização de entrevistas semiestruturadas com professores que responderam ao questionário e se dispuseram a participar também dessa etapa. As 259 respostas válidas nos questionários foram submetidas à análise descritiva e de associação através do teste qui-quadrado. As entrevistas realizadas com 32 professores buscaram compreender como eles concebiam os letramentos midiáticos; que habilidades consideravam possuir nessa área e se havia relações entre os letramentos midiáticos e as práticas pedagógicas empregadas no ensino remoto emergencial (ERE). Nas respostas ao questionário, a maioria dos professores que estavam realizando o ERE afirmou ser bastante habilidoso no que diz respeito ao uso de mídias no ensino. Nas entrevistas, os participantes relataram que a experiência do ERE propiciou um maior conhecimento sobre o uso pedagógico das mídias, o que possivelmente favoreceu o sentimento de mais competência nessa área. A análise das entrevistas indicou que a maioria concebe os letramentos midiáticos como uso de mídias com fins instrumentais (como habilidade técnica) e didáticos (para ensino do conteúdo curricular). Foram identificadas preocupações relacionadas à vigilância e controle do trabalho docente e apreensão com a privacidade e com a exposição. As entrevistas indicaram, ainda, que o conhecimento sobre aplicações pedagógicas das mídias foi construído principalmente na troca entre pares. Considerando a experiência com o ERE, propõe-se que políticas de formação voltadas para ampliação dos letramentos midiáticos de professores incluam entendimento crítico sobre o funcionamento dos sistemas midiáticos e seus aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e históricos e sejam estruturadas a partir de redes de professores, com base na troca de saberes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57937
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822635378311168