Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Mariana Backes, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884
Resumo: RESUMO: A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condiçõesdesse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores. ABSTRACT: The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.KEYWORDS: Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers’ narratives.
id UFMG-7_80317546f8aac3d34ec339b0049d12c7
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17884
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote TeachingEnsino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; TeachersRESUMO: A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condiçõesdesse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores. ABSTRACT: The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.KEYWORDS: Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers’ narratives.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLudovico, Francieli MotterNunes, Mariana BackesBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17884/2885Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-11T18:40:49Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17884Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-05-11T18:40:49Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
title Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
spellingShingle Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
Ludovico, Francieli Motter
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers
title_short Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
title_full Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
title_fullStr Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
title_full_unstemmed Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
title_sort Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Nunes, Mariana Backes
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Nunes, Mariana Backes
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Nunes, Mariana Backes
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers
topic Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers
description RESUMO: A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condiçõesdesse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores. ABSTRACT: The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.KEYWORDS: Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers’ narratives.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17884/2885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099341242368