Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884 |
Resumo: | RESUMO: A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condiçõesdesse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores. ABSTRACT: The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.KEYWORDS: Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers’ narratives. |
id |
UFMG-7_80317546f8aac3d34ec339b0049d12c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17884 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote TeachingEnsino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; TeachersRESUMO: A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condiçõesdesse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores. ABSTRACT: The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.KEYWORDS: Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers’ narratives.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLudovico, Francieli MotterNunes, Mariana BackesBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17884/2885Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-11T18:40:49Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17884Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-05-11T18:40:49Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
title |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
spellingShingle |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching Ludovico, Francieli Motter Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers |
title_short |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
title_full |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
title_fullStr |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
title_sort |
Trajetórias de uma Professora de Língua Inglesa em Ensino Remoto Emergencial/ Trajectories of an English Language Teacher in Emergency Remote Teaching |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Nunes, Mariana Backes Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mariana Backes Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Nunes, Mariana Backes Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers |
topic |
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores, Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers |
description |
RESUMO: A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condiçõesdesse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira; Teoria da Complexidade; Pandemia Covid-19; Ensino remoto emergencial; Narrativas de professores. ABSTRACT: The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.KEYWORDS: Foreign language teaching and learning; Complexity Theory; Covid-19 Pandemic; Emergency Remote Teaching; Teachers’ narratives. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17884/2885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099341242368 |