[pt] O MUSEU DE FAVELA (MUF-RJ) E O SEU TERRITÓRIO: O CANTAGALO, PAVÃO E PAVÃOZINHO: UM TRAJETO DE EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64562@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64562@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64562 |
Resumo: | [pt] Esta tese investiga a atuação do Museu de Favela no território do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, favelas situadas entre os bairros de Ipanema e Copacabana, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como objeto de estudo o Museu de Favela (MUF) na relação que esse estabelece com o território das favelas onde se localiza, com o objetivo de conhecer o MUF e suas ações no território, de forma a identificar o olhar do museu para esse território ao recontar e manter vivas suas histórias e memória. Os relatos orais de cinco sócios-fundadores do Museu de Favela, obtidos em entrevistas semiestruturadas e visitas guiadas pelo território do MUF, constituíram a metodologia da pesquisa empírica realizada do final de 2021 ao final de 2022. Como principal perspectiva teórica, utilizam-se as obras de Tim Ingold e sua proposição de uma educação da atenção; conceito mobilizado para analisar as ações do MUF. Dessa forma, o estudo investiga as estratégias utilizadas pelo museu para revelar a vida de adultos e crianças residentes daquele território, de forma a apresentar suas especificidades e contrastes com outras propostas museais, como, por exemplo, a concepção de acervo vivo. A partir do campo, foi possível compreender a atuação do MUF como educador, ao colocar em evidência as histórias e a memória das favelas nas quais está inserido, pois, com suas ações, convida os moradores e os visitantes a darem atenção ao que vivenciam, seja cotidianamente ou nas propostas museais. O museu apresenta a favela ao seu público como uma experiência de acervo vivo, marcada por uma relação entre os atores, possível de ser compreendida por um processo de atenção, no sentido proposto por Ingold. |
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[pt] O MUSEU DE FAVELA (MUF-RJ) E O SEU TERRITÓRIO: O CANTAGALO, PAVÃO E PAVÃOZINHO: UM TRAJETO DE EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO[en] THE FAVELA MUSEUM (MUF-RJ) AND ITS TERRITORY: CANTAGALO, PAVÃO AND PAVÃOZINHO: A PATH OF ATTENTION EDUCATION[pt] MUSEU DE FAVELA[pt] HISTORIAS E MEMORIAS DA FAVELA[pt] CIRCUITO CASA-TELA[pt] MUSEU DE TERRITORIO[pt] EDUCACAO DA ATENCAO[pt] ACERVO VIVO[en] FAVELA MUSEUM[en] FAVELA STORIES AND MEMORIES[en] CASAS-TELA CIRCUIT[en] TERRITORY MUSEUM[en] ATTENTION EDUCATION[en] LIVING COLLECTION[pt] Esta tese investiga a atuação do Museu de Favela no território do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, favelas situadas entre os bairros de Ipanema e Copacabana, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como objeto de estudo o Museu de Favela (MUF) na relação que esse estabelece com o território das favelas onde se localiza, com o objetivo de conhecer o MUF e suas ações no território, de forma a identificar o olhar do museu para esse território ao recontar e manter vivas suas histórias e memória. Os relatos orais de cinco sócios-fundadores do Museu de Favela, obtidos em entrevistas semiestruturadas e visitas guiadas pelo território do MUF, constituíram a metodologia da pesquisa empírica realizada do final de 2021 ao final de 2022. Como principal perspectiva teórica, utilizam-se as obras de Tim Ingold e sua proposição de uma educação da atenção; conceito mobilizado para analisar as ações do MUF. Dessa forma, o estudo investiga as estratégias utilizadas pelo museu para revelar a vida de adultos e crianças residentes daquele território, de forma a apresentar suas especificidades e contrastes com outras propostas museais, como, por exemplo, a concepção de acervo vivo. A partir do campo, foi possível compreender a atuação do MUF como educador, ao colocar em evidência as histórias e a memória das favelas nas quais está inserido, pois, com suas ações, convida os moradores e os visitantes a darem atenção ao que vivenciam, seja cotidianamente ou nas propostas museais. O museu apresenta a favela ao seu público como uma experiência de acervo vivo, marcada por uma relação entre os atores, possível de ser compreendida por um processo de atenção, no sentido proposto por Ingold. [en] This thesis investigates the performance of the Museum of Favela in theterritory of Cantagalo, Pavão and Pavãozinho, favelas located between theneighborhoods of Ipanema and Copacabana, south of Rio de Janeiro. Having as anobject of study the Favela Museum (MUF-RJ) in the relationship that it establisheswith the territory of the favelas where it is located, with the objective of knowingthe MUF and its actions in the territory, in order to identify the museum point ofview on this territory by retelling and keeping their stories and memories alive. Theoral reports of 5 founding partners of Favela Museum, obtained in semi-structuredinterviews and guided tours through the MUF territory, constituted themethodology of the empirical research carried out from the end of 2021 to the endof 2022. As a main theoretical perspective, we used the works of Tim Ingold andhis proposition of an education of attention; concept mobilized to analyze MUFactions. In this way, the study investigates the strategies used by the museum toreveal the lives of adults and children residing in that territory, in order to presenttheir specificities and contrasts with other museum proposals, such as, for example,the concept of living collection. From the field, it was possible to understandMUF s performance as an educator by highlighting the stories and memory of thefavelas in which it operates, as with its actions it invites residents and visitors topay attention to what they experience, whether on a daily basis or in the museumproposals. The museum presents the favela to its audience as an experience of aliving collection, marked by a relationship between the actors, which can beunderstood through a process of attention, in the sense proposed by Ingold.MAXWELLMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOCRISTIANE BOMFIM CRUZ DO NASCIMENTO2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64562@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64562@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64562porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:64562Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-10-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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