[pt] DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56135@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56135@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56135 |
Resumo: | [pt] Como parte das políticas de formação continuada do MEC, a Universidade Federal do Rio de Janeiro vem desenvolvendo o Projeto Diversidade Sexual na Escola, que tem como ação principal um curso de extensão intitulado Identidades de Gênero e Diversidade Sexual na Escola, que envolveu, em 2010, mais de 350 profissionais de educação da rede pública do Rio de Janeiro. Fazia parte da própria metodologia do curso incentivar os/as educadores/as cursistas a realizarem atividades pedagógicas que trabalhassem a questão da diversidade sexual e de gênero. Pretendemos, neste trabalho, analisar registros que tratavam dos ambientes escolares e das atividades pedagógicas em si, tendo a análise de conteúdo como metodologia. Quais os caminhos didático-pedagógicos encontrados/construídos por educadores/as no desenvolvimento de atividades que trabalhassem diretamente a questão da diversidade sexual e de gênero na escola? Quais oportunidades e limites podemos encontrar em cada um destes caminhos? A pesquisa não pretendeu produzir uma prescrição, mas levantar apontamentos a partir das experiências, procurando uma interlocução com a literatura acadêmica - especialmente Foucault, Butler, Louro, Candau, Junqueira e Freire. Analisamos os registros que tratavam sobre o ambiente escolar a partir das categorias: sujeitos, relações e ação institucional. Quanto às atividades pedagógicas, foram organizadas tendo em vista o percurso que cada educador/a escolheu para chegar à discussão sobre gênero e sexualidade, organizadas nos seguintes grupos: gênero, família, violência, sujeitos e integradas. A pesquisa evidencia que, se não há caminho certo, o que ainda há é um longo caminho a ser percorrido, não apenas na desconstrução das violências e desigualdades de gênero e sexualidade na escola, mas na construção de uma pedagogia que tenha o reconhecimento da diferença como meio e objetivo. |
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[pt] DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA[en] SEXUAL DIVERSITY IN SCHOOL: CURRICULUM AND PRACTICE[pt] SEXUALIDADE[pt] CURRICULO[pt] DIDATICA[pt] HOMOFOBIA[pt] EDUCACAO[en] SEXUALITY[en] CURRICULUM[en] DIDATICS[en] HOMOPHOBIA[en] EDUCATION[pt] Como parte das políticas de formação continuada do MEC, a Universidade Federal do Rio de Janeiro vem desenvolvendo o Projeto Diversidade Sexual na Escola, que tem como ação principal um curso de extensão intitulado Identidades de Gênero e Diversidade Sexual na Escola, que envolveu, em 2010, mais de 350 profissionais de educação da rede pública do Rio de Janeiro. Fazia parte da própria metodologia do curso incentivar os/as educadores/as cursistas a realizarem atividades pedagógicas que trabalhassem a questão da diversidade sexual e de gênero. Pretendemos, neste trabalho, analisar registros que tratavam dos ambientes escolares e das atividades pedagógicas em si, tendo a análise de conteúdo como metodologia. Quais os caminhos didático-pedagógicos encontrados/construídos por educadores/as no desenvolvimento de atividades que trabalhassem diretamente a questão da diversidade sexual e de gênero na escola? Quais oportunidades e limites podemos encontrar em cada um destes caminhos? A pesquisa não pretendeu produzir uma prescrição, mas levantar apontamentos a partir das experiências, procurando uma interlocução com a literatura acadêmica - especialmente Foucault, Butler, Louro, Candau, Junqueira e Freire. Analisamos os registros que tratavam sobre o ambiente escolar a partir das categorias: sujeitos, relações e ação institucional. Quanto às atividades pedagógicas, foram organizadas tendo em vista o percurso que cada educador/a escolheu para chegar à discussão sobre gênero e sexualidade, organizadas nos seguintes grupos: gênero, família, violência, sujeitos e integradas. A pesquisa evidencia que, se não há caminho certo, o que ainda há é um longo caminho a ser percorrido, não apenas na desconstrução das violências e desigualdades de gênero e sexualidade na escola, mas na construção de uma pedagogia que tenha o reconhecimento da diferença como meio e objetivo.[en] As part of the Ministry of Education s policy for continuing education, the Federal University of Rio de Janeiro has been developing since 2005 the Sexual Diversity at School Project, which main action the extension course Gender Identity and Sexual Diversity at School. The course involved in 2010 more than 350 education professionals from the public system in Rio de Janeiro. It was part of the course methodology to encourage participants to promote educational activities in their school contexts, that specifically manage the issue of sexual diversity and gender. These activities should be recorded in notebooks that have become our primary research material. In this research we intend to review the records which cover the school environment and the educational activities, using the content analysis as methodology. What are the pedagogical-didactic paths found / built by these educators in the development of activities that covered directly the issue of sexual diversity and gender in school? What opportunities and limits can be found in each of these ways? The research did not intend to produce a prescription, but to raise notes from experiences, seeking a dialogue with the academic literature - especially Foucault, Butler, Louro, Candau, Junqueira and Freire. We analyzed the records about the school environment from the categories: subject, relationships and institutional action. The educational activities were organized considering the route that each educator chose to get the discussion on gender and sexuality, organized into the following groups: gender, family violence, subjects (individuals) and integrated. The research shows that if there is no one right way, there is still a long way to go, not only in the deconstruction of gender and sexual inequalities and violence in school, but in the construction of a pedagogy that has the recognition of difference, the promotion of critical thinking and the overcoming of inequalities as its means and goal.MAXWELLVERA MARIA FERRAO CANDAUALEXANDRE SILVA BORTOLINI DE CASTRO2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56135@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56135@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56135porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56135Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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