[en] A STUDY ABOUT AFFECTIVE CONNECTIONS IN AUTISM
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25540@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25540@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25540 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho se propõe a fazer um levantamento de estudos que concebam o autismo como um distúrbio de contato afetivo. Para isso, será utilizada a perspectiva desenvolvimentista que concebe que todo o desenvolvimento psicológico é fruto de uma construção social e não apenas uma maturação biológica determinista. O engajamento afetivo é o que possibilita o desenvolvimento da interação social da criança. Ocorrendo falhas na relação afetiva entre mãe e bebê podem ocorrer déficits no desenvolvimento das intersubjetividades primária e secundária. Como consequência, ocasionam prejuízos na comunicação e na fala. Por meio do estudo do desenvolvimento típico, veremos o que não ocorreu no autismo. Como uma forma de ilustrar a pesquisa serão apresentados relatos autobiográficos de pessoas portadoras do espectro autista. Esses fragmentos auxiliam na compreensão de como autistas vivenciam a questão afetiva. |
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[en] A STUDY ABOUT AFFECTIVE CONNECTIONS IN AUTISM [pt] UM ESTUDO SOBRE AS CONEXÕES AFETIVAS NO AUTISMO [pt] TRANSTORNO AUTISTA[pt] DESENVOLVIMENTO TIPICO[pt] ENGAJAMENTO AFETIVO[pt] ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER[en] TYPICAL DEVELOPMENTAL[en] AFFECTIVE ENGAGEMENT[en] DEVELOPMENTAL APPROACH[pt] O presente trabalho se propõe a fazer um levantamento de estudos que concebam o autismo como um distúrbio de contato afetivo. Para isso, será utilizada a perspectiva desenvolvimentista que concebe que todo o desenvolvimento psicológico é fruto de uma construção social e não apenas uma maturação biológica determinista. O engajamento afetivo é o que possibilita o desenvolvimento da interação social da criança. Ocorrendo falhas na relação afetiva entre mãe e bebê podem ocorrer déficits no desenvolvimento das intersubjetividades primária e secundária. Como consequência, ocasionam prejuízos na comunicação e na fala. Por meio do estudo do desenvolvimento típico, veremos o que não ocorreu no autismo. Como uma forma de ilustrar a pesquisa serão apresentados relatos autobiográficos de pessoas portadoras do espectro autista. Esses fragmentos auxiliam na compreensão de como autistas vivenciam a questão afetiva.[en] This work proposes to make a raising of studies that conceive the autism as a disturbance of affective contact. To become it possible, the developmental perspective will be used because it conceives that every psychological development is the result of a social construction and not just a determinist biological maturation. The affective engagement is what makes possible the development of the child s social interaction. When failures occur in the affective relation between mother and baby, shortages can occur in the primary and secondary intersubjectivities. Damages in the communication and in the speech occur, as consequence. By the study of the typical development, we ll see what didn t occur in the autism. To illustrate the research, autobiographical narratives of people with autistic spectrum will be presented. These fragments help in the comprehension of how autistics live the affective matter.MAXWELLCAROLINA LAMPREIABEATRIZ SOARES DE ARAUJO FERREIRA2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25540@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25540@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25540porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25540Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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