[en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68056
Resumo: [pt] Neste estudo, busca-se investigar o projeto curatorial e expositivo de quatro mostras coletivas articuladas por integrantes dos povos originários: ReAntropofagia: coletiva de arte contemporânea com artistas indígenas brasileiros (2019); Véxoa: nós sabemos (2020); Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea (2021) e Hahãw: arte indígena antirracista (2022). A expressão Arte Indígena Contemporânea (AIC), proposta por Jaider Esbell (2018), é discutida conceitual e historicamente, pois demarca a insurgência de exposições indígenas que buscam dialogar com as instituições de arte brasileira (galerias e museus). Nesse sentido, é fundamental estudar noções que contribuem para a reflexão sobre as obras de autoria indígena presentes nessas mostras, tais como relacionamento (Casé Angatu, 2021); alianças afetivas (Ailton Krenak, 2016); txaísmo (Jaider Esbell, 2021); racismo anti-indígena/etnogenocídio (Geni Núñez, 2019); pilhagem epistemológica (Henrique Freitas, 2016); opacidade e transparência (Édouard Glissant, 2021), entre outras. Assim, trabalha-se com as perspectivas estéticas e políticas das expografias, em consonância com as vozes intelectuais indígenas, que cada vez mais se difundem e debatem sobre o próprio fazer artístico em diferentes suportes para além do texto escrito. A investigação realizada constrói uma pesquisa predominantemente qualitativa, de caráter bibliográfico, que recorre às múltiplas línguas e linguagens utilizadas por essas comunidades para expressar o pensamento. O trabalho demonstra que os critérios hegemônicos do campo da arte têm sido questionados por artistas indígenas que tanto denunciam a exclusão histórica dos seus corpos nesse cenário quanto convidam o público ao deslocamento estético e à reflexão crítica. Assim, esta pesquisa contribui para ampliar as investigações no âmbito das artes indígenas contemporâneas e ressaltar a força do movimento de as próprias pessoas indígenas estarem reconstruindo imagens sobre os povos originários no Brasil por meio de diversas expressões artísticas.
id PUC_RIO-1_2e043eeaf10e58f528a159e43dd359a0
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:68056
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS[pt] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: CARTOGRAFIAS ESTÉTICO-POLÍTICAS DAS ARTES E CURADORIAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS[pt] ARTE INDIGENA[pt] AUTORREPRESENTACAO[pt] OBRA ESTETICO-POLITICA[pt] PRATICA CURATORIAL[en] INDIGENOUS ART[en] SELF-REPRESENTATION[en] AESTHETIC-POLITICAL WORK[en] CURATORIAL PRACTICE[pt] Neste estudo, busca-se investigar o projeto curatorial e expositivo de quatro mostras coletivas articuladas por integrantes dos povos originários: ReAntropofagia: coletiva de arte contemporânea com artistas indígenas brasileiros (2019); Véxoa: nós sabemos (2020); Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea (2021) e Hahãw: arte indígena antirracista (2022). A expressão Arte Indígena Contemporânea (AIC), proposta por Jaider Esbell (2018), é discutida conceitual e historicamente, pois demarca a insurgência de exposições indígenas que buscam dialogar com as instituições de arte brasileira (galerias e museus). Nesse sentido, é fundamental estudar noções que contribuem para a reflexão sobre as obras de autoria indígena presentes nessas mostras, tais como relacionamento (Casé Angatu, 2021); alianças afetivas (Ailton Krenak, 2016); txaísmo (Jaider Esbell, 2021); racismo anti-indígena/etnogenocídio (Geni Núñez, 2019); pilhagem epistemológica (Henrique Freitas, 2016); opacidade e transparência (Édouard Glissant, 2021), entre outras. Assim, trabalha-se com as perspectivas estéticas e políticas das expografias, em consonância com as vozes intelectuais indígenas, que cada vez mais se difundem e debatem sobre o próprio fazer artístico em diferentes suportes para além do texto escrito. A investigação realizada constrói uma pesquisa predominantemente qualitativa, de caráter bibliográfico, que recorre às múltiplas línguas e linguagens utilizadas por essas comunidades para expressar o pensamento. O trabalho demonstra que os critérios hegemônicos do campo da arte têm sido questionados por artistas indígenas que tanto denunciam a exclusão histórica dos seus corpos nesse cenário quanto convidam o público ao deslocamento estético e à reflexão crítica. Assim, esta pesquisa contribui para ampliar as investigações no âmbito das artes indígenas contemporâneas e ressaltar a força do movimento de as próprias pessoas indígenas estarem reconstruindo imagens sobre os povos originários no Brasil por meio de diversas expressões artísticas.[en] The aim of this study is to investigate the curatorial and exhibition project of four group shows organised by members of indigenous peoples: ReAntropofagia:contemporary art collective with Brazilian indigenous artists (2019); Véxoa: weknow (2020); Moquém_Surarî: contemporary indigenous art (2021) and Hahãw:anti-racist indigenous art (2022). The term Contemporary Indigenous Art (AIC),proposed by Jaider Esbell (2018), is discussed conceptually and historically, as it demarcates the insurgence of indigenous exhibitions that seek to dialogue with Brazilian art institutions (galleries and museums). In this sense, it is essential to study notions that contribute to reflecting on the works of indigenous authorship present in these exhibitions, such as relationship (Casé Angatu, 2021); affective alliances (Ailton Krenak, 2016); txaism (Jaider Esbell, 2021); anti-indigenous racism/ethnogenocide (Geni Núñez, 2019); epistemological pillage (HenriqueFreitas, 2016); opacity and transparency (Édouard Glissant, 2021), among others.In this way, we work with the aesthetic and political perspectives of expographies,in line with indigenous intellectual voices, which are increasingly spreading and debating their own artistic endeavours in different media beyond the written text.The research carried out is predominantly qualitative and bibliographical in nature,drawing on the multiple languages used by these communities to express their thoughts and ideas. The work demonstrates that the hegemonic criteria of the art field have been questioned by indigenous artists who both denounce the historical exclusion of their bodies in this scenario and invite the public to aesthetic displacement and critical reflection. In this way, this research contributes to expanding research in to contemporary indigenous arts and emphasises the strength of the movement in which indigenous people themselves are reconstructing images of native peoples in Brazil through various artistic expressions.MAXWELLFREDERICO OLIVEIRA COELHOFREDERICO OLIVEIRA COELHOFREDERICO OLIVEIRA COELHORANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS2024-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68056porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-18T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:68056Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-09-18T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
[pt] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: CARTOGRAFIAS ESTÉTICO-POLÍTICAS DAS ARTES E CURADORIAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS
title [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
spellingShingle [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
[pt] ARTE INDIGENA
[pt] AUTORREPRESENTACAO
[pt] OBRA ESTETICO-POLITICA
[pt] PRATICA CURATORIAL
[en] INDIGENOUS ART
[en] SELF-REPRESENTATION
[en] AESTHETIC-POLITICAL WORK
[en] CURATORIAL PRACTICE
title_short [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
title_full [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
title_fullStr [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
title_full_unstemmed [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
title_sort [en] REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: AESTHETIC-POLITICAL CARTOGRAPHIES OF CONTEMPORARY INDIGENOUS ARTS AND CONTEMPORARY INDIGENOUS CURATORSHIPS
author RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
author_facet RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREDERICO OLIVEIRA COELHO
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
dc.contributor.author.fl_str_mv RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ARTE INDIGENA
[pt] AUTORREPRESENTACAO
[pt] OBRA ESTETICO-POLITICA
[pt] PRATICA CURATORIAL
[en] INDIGENOUS ART
[en] SELF-REPRESENTATION
[en] AESTHETIC-POLITICAL WORK
[en] CURATORIAL PRACTICE
topic [pt] ARTE INDIGENA
[pt] AUTORREPRESENTACAO
[pt] OBRA ESTETICO-POLITICA
[pt] PRATICA CURATORIAL
[en] INDIGENOUS ART
[en] SELF-REPRESENTATION
[en] AESTHETIC-POLITICAL WORK
[en] CURATORIAL PRACTICE
description [pt] Neste estudo, busca-se investigar o projeto curatorial e expositivo de quatro mostras coletivas articuladas por integrantes dos povos originários: ReAntropofagia: coletiva de arte contemporânea com artistas indígenas brasileiros (2019); Véxoa: nós sabemos (2020); Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea (2021) e Hahãw: arte indígena antirracista (2022). A expressão Arte Indígena Contemporânea (AIC), proposta por Jaider Esbell (2018), é discutida conceitual e historicamente, pois demarca a insurgência de exposições indígenas que buscam dialogar com as instituições de arte brasileira (galerias e museus). Nesse sentido, é fundamental estudar noções que contribuem para a reflexão sobre as obras de autoria indígena presentes nessas mostras, tais como relacionamento (Casé Angatu, 2021); alianças afetivas (Ailton Krenak, 2016); txaísmo (Jaider Esbell, 2021); racismo anti-indígena/etnogenocídio (Geni Núñez, 2019); pilhagem epistemológica (Henrique Freitas, 2016); opacidade e transparência (Édouard Glissant, 2021), entre outras. Assim, trabalha-se com as perspectivas estéticas e políticas das expografias, em consonância com as vozes intelectuais indígenas, que cada vez mais se difundem e debatem sobre o próprio fazer artístico em diferentes suportes para além do texto escrito. A investigação realizada constrói uma pesquisa predominantemente qualitativa, de caráter bibliográfico, que recorre às múltiplas línguas e linguagens utilizadas por essas comunidades para expressar o pensamento. O trabalho demonstra que os critérios hegemônicos do campo da arte têm sido questionados por artistas indígenas que tanto denunciam a exclusão histórica dos seus corpos nesse cenário quanto convidam o público ao deslocamento estético e à reflexão crítica. Assim, esta pesquisa contribui para ampliar as investigações no âmbito das artes indígenas contemporâneas e ressaltar a força do movimento de as próprias pessoas indígenas estarem reconstruindo imagens sobre os povos originários no Brasil por meio de diversas expressões artísticas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68056
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789517679034368