ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA CLARA BARROS DE CASTRO
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@2
Resumo: O mercado Pet respondeu em 2015 por um faturamento superior a 100 bilhões de dólares no mundo, sendo o Brasil responsável pelo terceiro maior valor – 18 bilhões de reais, ou um crescimento de 7,6 porcento em relação a 2014. O segmento veterinário, responsável por 8 porcento deste faturamento, teve um aumento considerável nos últimos anos, passando por um processo de profissionalização do setor. Onde antes havia pequenos consultórios familiares, hoje as clínicas e hospitais estão crescendo, se especializando e tornando-se empresas genéricas. Diante deste cenário, e frente a clientes cada vez mais exigentes e bem informados, vem aumentando o esforço dos gestores desses negócios para tornar suas empresas eficientes e lucrativas. Este trabalho visa identificar as principais forças atuantes no mercado dos estabelecimentos veterinários e avaliar as estratégias genéricas adotadas pelas empresas para terem sucesso neste cenário, de acordo com a metodologia de Michael Porter. Assim, foram entrevistados gestores de sete clínicas veterinárias localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que os investimentos em inovação, infraestrutura e mão de obra especializada esbarram em entraves do setor, como dificuldade da legalização da mão de obra, pouco conhecimento de gestão por parte dos recém-formados e burocracia complexa, seja municipal, de vigilância sanitária ou determinada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Embora os entrevistados relatem que o setor carece de estratégia de forma geral, suas empresas tem obtido sucesso através da aplicação de uma estratégia com escopo estreito e diferenciação.
id PUC_RIO-1_2ffd2a6b1e335cac22d5ea26f69a2817
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27978
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIESANÁLISE DO SETOR VETERINÁRIO NO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS2016-09-01MARCOS COHEN75455803700lattes.cnpq.br/4713933673200239MARCOS COHEN75455803700lattes.cnpq.br/4713933673200239JORGE FERREIRA DA SILVAMARCOS COHENMARCOS COHENLUIS ANTONIO DA ROCHA DIB11657507750lattes.cnpq.br/2169497726133550ANA CLARA BARROS DE CASTROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO mercado Pet respondeu em 2015 por um faturamento superior a 100 bilhões de dólares no mundo, sendo o Brasil responsável pelo terceiro maior valor – 18 bilhões de reais, ou um crescimento de 7,6 porcento em relação a 2014. O segmento veterinário, responsável por 8 porcento deste faturamento, teve um aumento considerável nos últimos anos, passando por um processo de profissionalização do setor. Onde antes havia pequenos consultórios familiares, hoje as clínicas e hospitais estão crescendo, se especializando e tornando-se empresas genéricas. Diante deste cenário, e frente a clientes cada vez mais exigentes e bem informados, vem aumentando o esforço dos gestores desses negócios para tornar suas empresas eficientes e lucrativas. Este trabalho visa identificar as principais forças atuantes no mercado dos estabelecimentos veterinários e avaliar as estratégias genéricas adotadas pelas empresas para terem sucesso neste cenário, de acordo com a metodologia de Michael Porter. Assim, foram entrevistados gestores de sete clínicas veterinárias localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que os investimentos em inovação, infraestrutura e mão de obra especializada esbarram em entraves do setor, como dificuldade da legalização da mão de obra, pouco conhecimento de gestão por parte dos recém-formados e burocracia complexa, seja municipal, de vigilância sanitária ou determinada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Embora os entrevistados relatem que o setor carece de estratégia de forma geral, suas empresas tem obtido sucesso através da aplicação de uma estratégia com escopo estreito e diferenciação.The Pet market accounted in 2015 for a turnover of more than 100 billion dollars in the world, with Brazil accounting for the third largest value - 18 billion Reais, or 7.6 percent growth compared to 2014. The veterinarian segment, responsible for 8 percent of these revenues, has increased considerably in recent years, through an industry professionalization process. Where once there were small family practices, clinics and hospitals, today they are growing, specializing and becoming increasingly competitive. In this scenario, and facing customers increasingly more demanding and well informed, managers have been making efforts to transform their businesses in more efficient and profitable firms. This work aims to identify the main forces acting on veterinary establishments market and evaluate the competitive strategies adopted by these companies to be successful in this scenario, according to the methodology of Michael Porter. Therefore seven managers of veterinary clinics in the state of Rio de Janeiro were interviewed. The results show that investments in innovation, infrastructure and skilled labor stumbles in industry barriers such as the difficulty of labor legalization, scarce management skills by the newly formed and complex bureaucracy, whether municipal, health surveillance or determined by the Federal Council of Veterinary Medicine. Although respondents report that the sector lacks a general strategy, there businesses have been successful by applying a strategy with narrow scope and differentiation.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27978Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ANÁLISE DO SETOR VETERINÁRIO NO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
title ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
spellingShingle ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
ANA CLARA BARROS DE CASTRO
title_short ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
title_full ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
title_fullStr ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
title_full_unstemmed ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
title_sort ANALYSIS OF THE VETERINARY INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND COMPETITIVE STRATEGIES
author ANA CLARA BARROS DE CASTRO
author_facet ANA CLARA BARROS DE CASTRO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 75455803700
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCOS COHEN
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 75455803700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4713933673200239
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCOS COHEN
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4713933673200239
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCOS COHEN
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCOS COHEN
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11657507750
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2169497726133550
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA CLARA BARROS DE CASTRO
contributor_str_mv MARCOS COHEN
MARCOS COHEN
JORGE FERREIRA DA SILVA
MARCOS COHEN
MARCOS COHEN
LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB
description O mercado Pet respondeu em 2015 por um faturamento superior a 100 bilhões de dólares no mundo, sendo o Brasil responsável pelo terceiro maior valor – 18 bilhões de reais, ou um crescimento de 7,6 porcento em relação a 2014. O segmento veterinário, responsável por 8 porcento deste faturamento, teve um aumento considerável nos últimos anos, passando por um processo de profissionalização do setor. Onde antes havia pequenos consultórios familiares, hoje as clínicas e hospitais estão crescendo, se especializando e tornando-se empresas genéricas. Diante deste cenário, e frente a clientes cada vez mais exigentes e bem informados, vem aumentando o esforço dos gestores desses negócios para tornar suas empresas eficientes e lucrativas. Este trabalho visa identificar as principais forças atuantes no mercado dos estabelecimentos veterinários e avaliar as estratégias genéricas adotadas pelas empresas para terem sucesso neste cenário, de acordo com a metodologia de Michael Porter. Assim, foram entrevistados gestores de sete clínicas veterinárias localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que os investimentos em inovação, infraestrutura e mão de obra especializada esbarram em entraves do setor, como dificuldade da legalização da mão de obra, pouco conhecimento de gestão por parte dos recém-formados e burocracia complexa, seja municipal, de vigilância sanitária ou determinada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Embora os entrevistados relatem que o setor carece de estratégia de forma geral, suas empresas tem obtido sucesso através da aplicação de uma estratégia com escopo estreito e diferenciação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27978@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324928496599040