[pt] CLIMA FAMILIAR E PROBLEMAS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51886@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51886@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51886 |
Resumo: | [pt] A literatura vem mostrando a forte influência da família e suas interações sobre o desenvolvimento das crianças. Este estudo tem como foco compreender a importância da família para o desenvolvimento infantil, especificamente a influência do clima familiar e das características familiares na ocorrência de problemas emocionais e comportamentais nas crianças. Para compreender a relação do clima familiar com os problemas emocionais e comportamentais das crianças, utilizou-se como aparato teórico a Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano e pesquisas semelhantes com o tema. Com esse intuito, investigou-se, em uma amostra de crianças da cidade do Rio de Janeiro, a relação entre o clima familiar, as características sociodemográficas da família e os problemas emocionais e comportamentais na infância. Participaram 237 famílias, dentre os respondentes, 168 mães, 39 pais e 30 cuidadores das crianças, entre 7 e 13 anos, matriculadas em escolas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Clima Familiar (ICF), do Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), e de um questionário sociodemográfico. O clima familiar apresentou associação com renda familiar, saúde mental e escolaridade dos pais. Correlações de Pearson e regressões lineares múltiplas indicaram associação negativa entre apoio e coesão familiar e problemas emocionais/comportamentais infantis. Além disso, conflito e hierarquia relacionaram-se positivamente com estes problemas. Os resultados apontam para importância dos processos proximais, em especial do clima familiar, como fatores protetivos para o desenvolvimento infantil. |
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[pt] CLIMA FAMILIAR E PROBLEMAS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS DO RIO DE JANEIRO [en] FAMILY CLIMATE AND EMOTIONAL AND BEHAVIORAL PROBLEMS IN A SAMPLE OF CHILDREN FROM RIO DE JANEIRO [pt] FAMILIA[pt] PROBLEMAS EMOCIONAIS COMPORTAMENTAIS[pt] CLIMA FAMILIAR[pt] CRIANCAS[en] FAMILY[en] EMOTIONAL AND BEHAVIORAL PROBLEMS[en] FAMILY CLIMATE[en] CHILDREN[pt] A literatura vem mostrando a forte influência da família e suas interações sobre o desenvolvimento das crianças. Este estudo tem como foco compreender a importância da família para o desenvolvimento infantil, especificamente a influência do clima familiar e das características familiares na ocorrência de problemas emocionais e comportamentais nas crianças. Para compreender a relação do clima familiar com os problemas emocionais e comportamentais das crianças, utilizou-se como aparato teórico a Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano e pesquisas semelhantes com o tema. Com esse intuito, investigou-se, em uma amostra de crianças da cidade do Rio de Janeiro, a relação entre o clima familiar, as características sociodemográficas da família e os problemas emocionais e comportamentais na infância. Participaram 237 famílias, dentre os respondentes, 168 mães, 39 pais e 30 cuidadores das crianças, entre 7 e 13 anos, matriculadas em escolas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Clima Familiar (ICF), do Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), e de um questionário sociodemográfico. O clima familiar apresentou associação com renda familiar, saúde mental e escolaridade dos pais. Correlações de Pearson e regressões lineares múltiplas indicaram associação negativa entre apoio e coesão familiar e problemas emocionais/comportamentais infantis. Além disso, conflito e hierarquia relacionaram-se positivamente com estes problemas. Os resultados apontam para importância dos processos proximais, em especial do clima familiar, como fatores protetivos para o desenvolvimento infantil.[en] Literature has been showing the family s strong influence and its interactions over children s development. This study has focused on comprehending the importance of family to children s development, specifically the influence of family climate and family characteristics in occurrence of emotional and behavioral problems in children. To comprehend the relation between family climate and emotional and behavioral problems in children, the Bioecological Approach to Development was used as theoretical apparatus, so as similar researches about the theme. With this purpose, a sample of children from Rio de Janeiro was investigated surrounding the relation between family climate, the family’s sociodemographic characteristics and emotional and behavioral problems during childhood. Within the respondents of the 237 families who participated, 168 were mothers, 39 fathers and 30 caretakers for children, between 7 and 13 years old, registered in elementary schools in Rio de Janeiro. Data were collected through the Family-Climate Inventory, the Child Behavior Checklist and a socio-demographic questionnaire. The family climate had association with the family income, mental health and educational level of parents. Pearson s correlations and multiple linear regressions indicated a negative association between family support and cohesion and children s emotional/behavioral problems. Thus, conflict and family hierarchy were positively association with these problems. The results show the importance of the proximal processes, and especially the family climate, as an important source of protection for children s development.MAXWELLJULIANE CALLEGARO BORSAJOANNA FERREIRA LEUSIN2021-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51886@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51886@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51886porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51886Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-05-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] A literatura vem mostrando a forte influência da família e suas interações sobre o desenvolvimento das crianças. Este estudo tem como foco compreender a importância da família para o desenvolvimento infantil, especificamente a influência do clima familiar e das características familiares na ocorrência de problemas emocionais e comportamentais nas crianças. Para compreender a relação do clima familiar com os problemas emocionais e comportamentais das crianças, utilizou-se como aparato teórico a Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano e pesquisas semelhantes com o tema. Com esse intuito, investigou-se, em uma amostra de crianças da cidade do Rio de Janeiro, a relação entre o clima familiar, as características sociodemográficas da família e os problemas emocionais e comportamentais na infância. Participaram 237 famílias, dentre os respondentes, 168 mães, 39 pais e 30 cuidadores das crianças, entre 7 e 13 anos, matriculadas em escolas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Clima Familiar (ICF), do Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), e de um questionário sociodemográfico. O clima familiar apresentou associação com renda familiar, saúde mental e escolaridade dos pais. Correlações de Pearson e regressões lineares múltiplas indicaram associação negativa entre apoio e coesão familiar e problemas emocionais/comportamentais infantis. Além disso, conflito e hierarquia relacionaram-se positivamente com estes problemas. Os resultados apontam para importância dos processos proximais, em especial do clima familiar, como fatores protetivos para o desenvolvimento infantil. |
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