MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KARLA CLEMENTE
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar técnicas estruturadas e ferramentas conceituais de modelagem para o desenvolvimento de sistemas de Tempo-Real, baseadas em extensões sobre Diagramas de Fluxo de Dados – DFDs, sendo estas propostas, primeiramente, por Ward e Mellor nos livros Structured Development for Real-Time Systems. Assim, modelou-se um Piloto Automático para Automóvel, sendo para este desenvolvido os Modelos da Essência, da Implementação (Modelo da Configuração dos Processadores, Modelo da Configuração dos Processos e Modelos da Configuração dos Módulos) e da Automação.
id PUC_RIO-1_31b90ee504a822e3d28db1353e4e3a94
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14128
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVELMODELING SOCIOTECHNICAL SYSTEMS: A CASE STUDY INVOLVING A CRUISE CONTROL SYSTEM1992-04-29BRUNO MAFFEOGERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRABRUNO MAFFEOALBRECHT KARL VON PLEHWEORLANDO GOMES LOQUES FILHOKARLA CLEMENTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA ELÉTRICAPUC-RioBRO objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar técnicas estruturadas e ferramentas conceituais de modelagem para o desenvolvimento de sistemas de Tempo-Real, baseadas em extensões sobre Diagramas de Fluxo de Dados – DFDs, sendo estas propostas, primeiramente, por Ward e Mellor nos livros Structured Development for Real-Time Systems. Assim, modelou-se um Piloto Automático para Automóvel, sendo para este desenvolvido os Modelos da Essência, da Implementação (Modelo da Configuração dos Processadores, Modelo da Configuração dos Processos e Modelos da Configuração dos Módulos) e da Automação.This work goal was to describe and to evaluate structured techniques and conception tools of modelling to develop Real-Time Systems, based on Data Flow Diagrams – DFDs – extensions, that were first described by Ward & Mellor on Structured Development for Real-Time Systems books. Therefore, it was modeled a Control Cruise System, describing its Essential Model, Implementation Model (Process Model, Task Model and Module Model) and Project Model.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:52Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14128Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MODELING SOCIOTECHNICAL SYSTEMS: A CASE STUDY INVOLVING A CRUISE CONTROL SYSTEM
title MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
spellingShingle MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
KARLA CLEMENTE
title_short MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
title_full MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
title_fullStr MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
title_full_unstemmed MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
title_sort MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author KARLA CLEMENTE
author_facet KARLA CLEMENTE
author_role author
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRUNO MAFFEO
dc.contributor.referee1.fl_str_mv GERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BRUNO MAFFEO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALBRECHT KARL VON PLEHWE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ORLANDO GOMES LOQUES FILHO
dc.contributor.author.fl_str_mv KARLA CLEMENTE
contributor_str_mv BRUNO MAFFEO
GERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRA
BRUNO MAFFEO
ALBRECHT KARL VON PLEHWE
ORLANDO GOMES LOQUES FILHO
description O objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar técnicas estruturadas e ferramentas conceituais de modelagem para o desenvolvimento de sistemas de Tempo-Real, baseadas em extensões sobre Diagramas de Fluxo de Dados – DFDs, sendo estas propostas, primeiramente, por Ward e Mellor nos livros Structured Development for Real-Time Systems. Assim, modelou-se um Piloto Automático para Automóvel, sendo para este desenvolvido os Modelos da Essência, da Implementação (Modelo da Configuração dos Processadores, Modelo da Configuração dos Processos e Modelos da Configuração dos Módulos) e da Automação.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA ELÉTRICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324902703726592