MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar técnicas estruturadas e ferramentas conceituais de modelagem para o desenvolvimento de sistemas de Tempo-Real, baseadas em extensões sobre Diagramas de Fluxo de Dados – DFDs, sendo estas propostas, primeiramente, por Ward e Mellor nos livros Structured Development for Real-Time Systems. Assim, modelou-se um Piloto Automático para Automóvel, sendo para este desenvolvido os Modelos da Essência, da Implementação (Modelo da Configuração dos Processadores, Modelo da Configuração dos Processos e Modelos da Configuração dos Módulos) e da Automação. |
id |
PUC_RIO-1_31b90ee504a822e3d28db1353e4e3a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:14128 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVELMODELING SOCIOTECHNICAL SYSTEMS: A CASE STUDY INVOLVING A CRUISE CONTROL SYSTEM1992-04-29BRUNO MAFFEOGERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRABRUNO MAFFEOALBRECHT KARL VON PLEHWEORLANDO GOMES LOQUES FILHOKARLA CLEMENTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA ELÉTRICAPUC-RioBRO objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar técnicas estruturadas e ferramentas conceituais de modelagem para o desenvolvimento de sistemas de Tempo-Real, baseadas em extensões sobre Diagramas de Fluxo de Dados – DFDs, sendo estas propostas, primeiramente, por Ward e Mellor nos livros Structured Development for Real-Time Systems. Assim, modelou-se um Piloto Automático para Automóvel, sendo para este desenvolvido os Modelos da Essência, da Implementação (Modelo da Configuração dos Processadores, Modelo da Configuração dos Processos e Modelos da Configuração dos Módulos) e da Automação.This work goal was to describe and to evaluate structured techniques and conception tools of modelling to develop Real-Time Systems, based on Data Flow Diagrams – DFDs – extensions, that were first described by Ward & Mellor on Structured Development for Real-Time Systems books. Therefore, it was modeled a Control Cruise System, describing its Essential Model, Implementation Model (Process Model, Task Model and Module Model) and Project Model.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:52Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14128Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
MODELING SOCIOTECHNICAL SYSTEMS: A CASE STUDY INVOLVING A CRUISE CONTROL SYSTEM |
title |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
spellingShingle |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL KARLA CLEMENTE |
title_short |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
title_full |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
title_fullStr |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
title_full_unstemmed |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
title_sort |
MODELAGEM DE SISTEMAS SÓCIO-TÉCNICOS: ESTUDO DE CASO DE UM PILOTO AUTOMÁTICO PARA AUTOMÓVEL |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
KARLA CLEMENTE |
author_facet |
KARLA CLEMENTE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BRUNO MAFFEO |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
GERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
BRUNO MAFFEO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ALBRECHT KARL VON PLEHWE |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ORLANDO GOMES LOQUES FILHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KARLA CLEMENTE |
contributor_str_mv |
BRUNO MAFFEO GERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRA BRUNO MAFFEO ALBRECHT KARL VON PLEHWE ORLANDO GOMES LOQUES FILHO |
description |
O objetivo do presente trabalho foi apresentar e avaliar técnicas estruturadas e ferramentas conceituais de modelagem para o desenvolvimento de sistemas de Tempo-Real, baseadas em extensões sobre Diagramas de Fluxo de Dados – DFDs, sendo estas propostas, primeiramente, por Ward e Mellor nos livros Structured Development for Real-Time Systems. Assim, modelou-se um Piloto Automático para Automóvel, sendo para este desenvolvido os Modelos da Essência, da Implementação (Modelo da Configuração dos Processadores, Modelo da Configuração dos Processos e Modelos da Configuração dos Módulos) e da Automação. |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14128@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324902703726592 |