[pt] PROFISSÃO RECOMEÇO: O QUE FAZ UM FUNCIONÁRIO SE IDENTIFICAR COM UMA EMPRESA PÚBLICA DE ESTRUTURA MUTANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CLAUDIO BARBOSA DA ROCHA
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5780@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5780
Resumo: [pt] Este trabalho tem por objetivo principal o estudo de como os fatores de formação da identificação do indivíduo com a organização onde trabalha são afetados pelas mudanças de rumo e estrutura que acontecem na Empresa Pública, levando em conta os vários contextos de transição nos quais está inserida e passando pela identificação dos diversos atores sociais que compõem este cenário, visando à sugestão de programas capazes de resgatar a identificação dos empregados com a organização para a consecução de sua missão. A busca às respostas para a questão central da pesquisa é feita à luz da Teoria da Identidade Social e de outras a respeito da construção da identidade, da identificação, imagem e cultura organizacionais e do contrato psicológico entre o funcionário e a empresa, neste caso a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. Esta dissertação é caracterizada como um estudo de caso, de natureza descritiva, fazendo uso precípuo de entrevistas dos funcionários da empresa, que são interpretadas através do emprego da análise de conteúdo dos depoimentos colhidos em campo. Os resultados revelam que os processos de identificação e frustração dos indivíduos com a empresa pública caminham em paralelo e são determinados pelos valores fundamentais da missão da empresa, pelo idealismo, pelo companheirismo e pela busca de auto-realização, em meio a um quadro de desorganização, desorientação e desmotivação decorrente das freqüentes mudanças de estrutura organizacional.
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