HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TERESA CRISTINA DA SILVA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2
Resumo: O trabalho tem o objetivo de resgatar a experiência da reforma curricular elaborada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 a 1991. Essa reforma reestruturou o ensino da História como disciplina escolar, influenciado pelas inovações no campo da Nova História, incorporando novas abordagens já presentes na prática cotidiana da sala de aula. A conjuntura política de redemocratização contribuiu para esta mudança, na medida em que, o intenso debate presente entre os profissionais de educação e as transformações na estrutura governamental, deram origem a uma nova conformação das políticas públicas de educação.
id PUC_RIO-1_32e4ca99f6988de08e9278dd089a5c95
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29841
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIESO ENSINO DE HISTÓRIA E REFORMA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1983-1991): ENTRE RUPTURAS E MARCAS DE CONTINUIDADE2016-11-18JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984ILMAR ROHLOFF DE MATTOSJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOMARCELO DE SOUZA MAGALHAESMARCELO DE SOUZA MAGALHAES66738970749lattes.cnpq.br/6620098618588195TERESA CRISTINA DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRO trabalho tem o objetivo de resgatar a experiência da reforma curricular elaborada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 a 1991. Essa reforma reestruturou o ensino da História como disciplina escolar, influenciado pelas inovações no campo da Nova História, incorporando novas abordagens já presentes na prática cotidiana da sala de aula. A conjuntura política de redemocratização contribuiu para esta mudança, na medida em que, o intenso debate presente entre os profissionais de educação e as transformações na estrutura governamental, deram origem a uma nova conformação das políticas públicas de educação.This dissertation proposes a reflection about the curricular reform that occurred at Rio de Janeiro, between 1983 and 1991. In this context, was observed in Brazil, the recuperation of a democratic state experience. This curricular reform that occurred at Rio de Janeiro has some elements that can help us to discuss, in our days, questions that is relationed with political education, the meaning and the objective of the History learning. Between 1980 and 90 decades, the social movements had an important whole in that scenery. History, as an scholar discipline, was rescued, influenced by the Nouvelle Histoire movement. Although it was a political transition period, we can observe important changes in educational politics.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29841Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA E REFORMA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1983-1991): ENTRE RUPTURAS E MARCAS DE CONTINUIDADE
title HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
spellingShingle HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
TERESA CRISTINA DA SILVA
title_short HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
title_full HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
title_fullStr HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
title_full_unstemmed HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
title_sort HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
author TERESA CRISTINA DA SILVA
author_facet TERESA CRISTINA DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 02336053713
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02336053713
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9246461933404984
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9246461933404984
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ILMAR ROHLOFF DE MATTOS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO DE SOUZA MAGALHAES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCELO DE SOUZA MAGALHAES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 66738970749
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6620098618588195
dc.contributor.author.fl_str_mv TERESA CRISTINA DA SILVA
contributor_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
ILMAR ROHLOFF DE MATTOS
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
MARCELO DE SOUZA MAGALHAES
MARCELO DE SOUZA MAGALHAES
description O trabalho tem o objetivo de resgatar a experiência da reforma curricular elaborada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 a 1991. Essa reforma reestruturou o ensino da História como disciplina escolar, influenciado pelas inovações no campo da Nova História, incorporando novas abordagens já presentes na prática cotidiana da sala de aula. A conjuntura política de redemocratização contribuiu para esta mudança, na medida em que, o intenso debate presente entre os profissionais de educação e as transformações na estrutura governamental, deram origem a uma nova conformação das políticas públicas de educação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324931072950272