HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2 |
Resumo: | O trabalho tem o objetivo de resgatar a experiência da reforma curricular elaborada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 a 1991. Essa reforma reestruturou o ensino da História como disciplina escolar, influenciado pelas inovações no campo da Nova História, incorporando novas abordagens já presentes na prática cotidiana da sala de aula. A conjuntura política de redemocratização contribuiu para esta mudança, na medida em que, o intenso debate presente entre os profissionais de educação e as transformações na estrutura governamental, deram origem a uma nova conformação das políticas públicas de educação. |
id |
PUC_RIO-1_32e4ca99f6988de08e9278dd089a5c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:29841 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIESO ENSINO DE HISTÓRIA E REFORMA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1983-1991): ENTRE RUPTURAS E MARCAS DE CONTINUIDADE2016-11-18JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984ILMAR ROHLOFF DE MATTOSJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOMARCELO DE SOUZA MAGALHAESMARCELO DE SOUZA MAGALHAES66738970749lattes.cnpq.br/6620098618588195TERESA CRISTINA DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRO trabalho tem o objetivo de resgatar a experiência da reforma curricular elaborada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 a 1991. Essa reforma reestruturou o ensino da História como disciplina escolar, influenciado pelas inovações no campo da Nova História, incorporando novas abordagens já presentes na prática cotidiana da sala de aula. A conjuntura política de redemocratização contribuiu para esta mudança, na medida em que, o intenso debate presente entre os profissionais de educação e as transformações na estrutura governamental, deram origem a uma nova conformação das políticas públicas de educação.This dissertation proposes a reflection about the curricular reform that occurred at Rio de Janeiro, between 1983 and 1991. In this context, was observed in Brazil, the recuperation of a democratic state experience. This curricular reform that occurred at Rio de Janeiro has some elements that can help us to discuss, in our days, questions that is relationed with political education, the meaning and the objective of the History learning. Between 1980 and 90 decades, the social movements had an important whole in that scenery. History, as an scholar discipline, was rescued, influenced by the Nouvelle Histoire movement. Although it was a political transition period, we can observe important changes in educational politics.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29841Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA E REFORMA CURRICULAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1983-1991): ENTRE RUPTURAS E MARCAS DE CONTINUIDADE |
title |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
spellingShingle |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES TERESA CRISTINA DA SILVA |
title_short |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
title_full |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
title_fullStr |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
title_full_unstemmed |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
title_sort |
HISTORY LEARNING AND CURRICULAR REFORM AT RIO DE JANEIRO DURING THE DEMOCRATIC TRANSITION (1983-1991): BETWEEN RUPTURES AND PERMANENCIES |
author |
TERESA CRISTINA DA SILVA |
author_facet |
TERESA CRISTINA DA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
02336053713 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02336053713 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9246461933404984 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9246461933404984 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ILMAR ROHLOFF DE MATTOS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCELO DE SOUZA MAGALHAES |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCELO DE SOUZA MAGALHAES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
66738970749 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6620098618588195 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TERESA CRISTINA DA SILVA |
contributor_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO ILMAR ROHLOFF DE MATTOS JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO MARCELO DE SOUZA MAGALHAES MARCELO DE SOUZA MAGALHAES |
description |
O trabalho tem o objetivo de resgatar a experiência da reforma curricular elaborada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 a 1991. Essa reforma reestruturou o ensino da História como disciplina escolar, influenciado pelas inovações no campo da Nova História, incorporando novas abordagens já presentes na prática cotidiana da sala de aula. A conjuntura política de redemocratização contribuiu para esta mudança, na medida em que, o intenso debate presente entre os profissionais de educação e as transformações na estrutura governamental, deram origem a uma nova conformação das políticas públicas de educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29841@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324931072950272 |