[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10736 |
Resumo: | [pt] Este trabalho consiste em uma análise do tratamento dispensado por Platão à poesia no diálogo A República. A proposta que Platão apresenta para a poesia tem profundas motivações éticas e políticas. A poesia (mito) é o principal componente da primeira parte de um processo educacional que tem por principal objetivo instruir a classe de cidadãos que será responsável pela segurança e pelo governo da cidade idealizada no diálogo. Em suas composições, os poetas devem obedecer a normas que são estabelecidas a partir de critérios pedagógicos. Tais normas são necessárias para fazer com que a poesia contribua positivamente para o desenvolvimento de um caráter belo e bom. A teoria poética tem início nos livros II e III, mas, devido a certas noções que serão esclarecidas posteriormente a essa primeira abordagem da poesia, sua conclusão somente pode terminar em um segundo momento. Por isso, defenderemos que o livro X é necessário para completar as determinações que são estabelecidas para a poesia, e que há uma continuidade entre os argumentos defendidos no primeiro estágio com os do segundo estágio da crítica poética. Na primeira parte desta dissertação, analisaremos as teses defendidas nos livros II e III, onde Platão inicia a construção do paradigma de normas poéticas. Em seguida, veremos a conclusão das considerações sobre a poesia apresentada no livro X. |
id |
PUC_RIO-1_335c9779a00f97ce7ba56b7dde7eae0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10736 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO[en] THE EDUCATION BY THE POETRY ANALYSIS OF THE BOOKS II, III E X OF THE PLATO S DIALOGUE THE REPUBLIC[pt] EDUCACAO[pt] PLATAO[pt] REPUBLICA[pt] FILOSOFIA[en] EDUCATION[en] PLATO[en] MYTH[en] REPUBLIC[en] PHILOSOPHY[pt] Este trabalho consiste em uma análise do tratamento dispensado por Platão à poesia no diálogo A República. A proposta que Platão apresenta para a poesia tem profundas motivações éticas e políticas. A poesia (mito) é o principal componente da primeira parte de um processo educacional que tem por principal objetivo instruir a classe de cidadãos que será responsável pela segurança e pelo governo da cidade idealizada no diálogo. Em suas composições, os poetas devem obedecer a normas que são estabelecidas a partir de critérios pedagógicos. Tais normas são necessárias para fazer com que a poesia contribua positivamente para o desenvolvimento de um caráter belo e bom. A teoria poética tem início nos livros II e III, mas, devido a certas noções que serão esclarecidas posteriormente a essa primeira abordagem da poesia, sua conclusão somente pode terminar em um segundo momento. Por isso, defenderemos que o livro X é necessário para completar as determinações que são estabelecidas para a poesia, e que há uma continuidade entre os argumentos defendidos no primeiro estágio com os do segundo estágio da crítica poética. Na primeira parte desta dissertação, analisaremos as teses defendidas nos livros II e III, onde Platão inicia a construção do paradigma de normas poéticas. Em seguida, veremos a conclusão das considerações sobre a poesia apresentada no livro X.[en] This dissertation consists in an analysis of the poetry in the Plato s dialogue The Republic. The proposal that Plato presents for the poetry has a deeply ethical and political motivation. The poetry (myth) is the main component of the first part of an educational process whose objective is to instruct certain class of citizens responsible both for the security guard and the government of the city idealized in the dialogue. In its works, the poets must follow some norms that obey pedagogical criteria. Such norms are needed to get the poetry to contribute positively for the development of a good and beautiful character. The poetical theory is first approached in Books II and III, but, due to a slight knowledge later clarified, its conclusion could only be reached in the end of the dialogue. Therefore, this work defends that Book X is necessary to conclude the determinations for the poetic art, and that there is a sense of continuity linking the propositions presented in the first period to those of the second stage of the poetical criticism. The first part of this work analyzes the arguments defended in Books II and III, in which Plato initiates the construction of the poetical norms paradigm. The second part analyses the conclusion of the considerations about the poetry presented in Book X.MAXWELLMAURA IGLESIASMARCIO CORREA PEREIRA2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10736porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10736Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO [en] THE EDUCATION BY THE POETRY ANALYSIS OF THE BOOKS II, III E X OF THE PLATO S DIALOGUE THE REPUBLIC |
title |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO |
spellingShingle |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO MARCIO CORREA PEREIRA [pt] EDUCACAO [pt] PLATAO [pt] REPUBLICA [pt] FILOSOFIA [en] EDUCATION [en] PLATO [en] MYTH [en] REPUBLIC [en] PHILOSOPHY |
title_short |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO |
title_full |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO |
title_fullStr |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO |
title_full_unstemmed |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO |
title_sort |
[pt] A EDUCAÇÃO PELA POESIA: ANÁLISE DOS LIVROS II, III E X DA REPÚBLICA DE PLATÃO |
author |
MARCIO CORREA PEREIRA |
author_facet |
MARCIO CORREA PEREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MAURA IGLESIAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCIO CORREA PEREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO [pt] PLATAO [pt] REPUBLICA [pt] FILOSOFIA [en] EDUCATION [en] PLATO [en] MYTH [en] REPUBLIC [en] PHILOSOPHY |
topic |
[pt] EDUCACAO [pt] PLATAO [pt] REPUBLICA [pt] FILOSOFIA [en] EDUCATION [en] PLATO [en] MYTH [en] REPUBLIC [en] PHILOSOPHY |
description |
[pt] Este trabalho consiste em uma análise do tratamento dispensado por Platão à poesia no diálogo A República. A proposta que Platão apresenta para a poesia tem profundas motivações éticas e políticas. A poesia (mito) é o principal componente da primeira parte de um processo educacional que tem por principal objetivo instruir a classe de cidadãos que será responsável pela segurança e pelo governo da cidade idealizada no diálogo. Em suas composições, os poetas devem obedecer a normas que são estabelecidas a partir de critérios pedagógicos. Tais normas são necessárias para fazer com que a poesia contribua positivamente para o desenvolvimento de um caráter belo e bom. A teoria poética tem início nos livros II e III, mas, devido a certas noções que serão esclarecidas posteriormente a essa primeira abordagem da poesia, sua conclusão somente pode terminar em um segundo momento. Por isso, defenderemos que o livro X é necessário para completar as determinações que são estabelecidas para a poesia, e que há uma continuidade entre os argumentos defendidos no primeiro estágio com os do segundo estágio da crítica poética. Na primeira parte desta dissertação, analisaremos as teses defendidas nos livros II e III, onde Platão inicia a construção do paradigma de normas poéticas. Em seguida, veremos a conclusão das considerações sobre a poesia apresentada no livro X. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10736 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10736&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821790112979091456 |