[en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46010
Resumo: [pt] As relações de gênero e sexualidades emergem no contexto escolar constantemente, nos corpos das estudantes e docentes, em diálogos tecidos dentro e fora das salas de aulas. Potencializadas por percepções envoltas a preconceitos e discriminações, as identidades de gênero e as sexualidades, habitam os espaços escolares entre tensões e resistências, buscando construir experiências em meio as regulações heteronormativas. Com objetivo de investigar as relações de gênero e as sexualidades na escola, realizamos uma pesquisa que partia do questionamento: Como as identidades de gênero e as sexualidades são compreendidas numa escola com alto nível índice de intolerância à diversidade de gênero e sexual e numa escola com baixo índice de intolerância por parte das estudantes? Para isso realizamos entrevistas com docentes de duas escolas públicas municipais, selecionadas partir de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos questionários com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, em dez escolas municipais localizadas na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Assim, pretendíamos a partir do contato com as estudantes e docentes, entender como as identidades de gênero e as sexualidades são percebidas no cotidiano escolar. Partindo do referencial teórico de Michel Foucault, Joan Scott e Judith Butler sobre os gêneros e as sexualidades, construímos nosso olhar analítico problematizando as convergências e distanciamentos presentes nas entrevistas e questionários. Com isso, chegamos algumas considerações: (1) há diferenças nas formas como meninas e meninos percebem as diversidade sexual e os gêneros; (2) as meninas tendem a uma visão mais tolerante quanto aos gêneros e as sexualidades; (3) os meninos apresentam uma percepção mais preconceituosa e aceitando os estereótipos de gênero heteronormativos e a reprodução da lgbtfobia; (4) existem espaços para a problematização dos estereótipos de gênero e das sexualidades na ótica docente; (5) encontramos professoras e professores que conduzem discussões sobre os gêneros e as sexualidades nas escolas e que afirmam a importância destas temáticas para o currículo escolar.
id PUC_RIO-1_34160864bd9f9ac51542b737ddf858a1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:46010
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS[pt] É ALGO SOCIALMENTE CONSTRUÍDO: GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ESCOLA ENTRE PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ESTUDANTES[pt] SEXUALIDADE[pt] HETERONORMATIVIDADE[pt] ESCOLA[pt] GENERO[en] SEXUALITY[en] HETERONORMATIVITY[en] SCHOOL[en] GENDER[pt] As relações de gênero e sexualidades emergem no contexto escolar constantemente, nos corpos das estudantes e docentes, em diálogos tecidos dentro e fora das salas de aulas. Potencializadas por percepções envoltas a preconceitos e discriminações, as identidades de gênero e as sexualidades, habitam os espaços escolares entre tensões e resistências, buscando construir experiências em meio as regulações heteronormativas. Com objetivo de investigar as relações de gênero e as sexualidades na escola, realizamos uma pesquisa que partia do questionamento: Como as identidades de gênero e as sexualidades são compreendidas numa escola com alto nível índice de intolerância à diversidade de gênero e sexual e numa escola com baixo índice de intolerância por parte das estudantes? Para isso realizamos entrevistas com docentes de duas escolas públicas municipais, selecionadas partir de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos questionários com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, em dez escolas municipais localizadas na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Assim, pretendíamos a partir do contato com as estudantes e docentes, entender como as identidades de gênero e as sexualidades são percebidas no cotidiano escolar. Partindo do referencial teórico de Michel Foucault, Joan Scott e Judith Butler sobre os gêneros e as sexualidades, construímos nosso olhar analítico problematizando as convergências e distanciamentos presentes nas entrevistas e questionários. Com isso, chegamos algumas considerações: (1) há diferenças nas formas como meninas e meninos percebem as diversidade sexual e os gêneros; (2) as meninas tendem a uma visão mais tolerante quanto aos gêneros e as sexualidades; (3) os meninos apresentam uma percepção mais preconceituosa e aceitando os estereótipos de gênero heteronormativos e a reprodução da lgbtfobia; (4) existem espaços para a problematização dos estereótipos de gênero e das sexualidades na ótica docente; (5) encontramos professoras e professores que conduzem discussões sobre os gêneros e as sexualidades nas escolas e que afirmam a importância destas temáticas para o currículo escolar.[en] Gender relations and sexualities emerge in the school context constantly, in the bodies of students and teachers, in dialogues woven inside and outside the classrooms. Empowered by perceptions involving prejudices and discriminations, gender identities and sexualities, they inhabit the school spaces between tensions and resistances, seeking to build experiences in the midst of heteronormative regulations. In order to investigate gender relations and sexualities in school, we carried out a research based on the question: How are gender identities and sexualities understood in a school with a high level of intolerance to gender and sexual diversity and in a school with low rate of intolerance on the part of the students? To do this we conducted interviews with teachers from two municipal public schools, selected from a broader survey, where we used questionnaires with seventh-year primary school students in ten municipal schools located in the southern zone of the city of Rio de Janeiro. Thus, we intended from the contact with students and teachers, understand how gender identities and sexualities are perceived in school everyday. Starting from the theoretical reference of Michel Foucault, Joan Scott and Judith Butler on genres and sexualities, we construct our analytical gaze by problematizing the convergences and distances present in interviews and questionnaires. With this, we come to some final considerations: (1) there are differences in the way girls and boys perceive sexual diversity and gender; (2) girls tend to have a more tolerant view of gender and sexuality; (3) boys present a more prejudiced perception and accept heteronormative gender stereotypes and reproduction of lgbtfobia; (4) there are spaces for problematization of gender stereotypes and sexualities in the teaching perspective; (5) we find teachers who conduct discussions about gender and sexuality in schools and affirm the importance of these themes for the school curriculum.MAXWELLMARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZARACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46010porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46010Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
[pt] É ALGO SOCIALMENTE CONSTRUÍDO: GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ESCOLA ENTRE PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ESTUDANTES
title [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
spellingShingle [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
[pt] SEXUALIDADE
[pt] HETERONORMATIVIDADE
[pt] ESCOLA
[pt] GENERO
[en] SEXUALITY
[en] HETERONORMATIVITY
[en] SCHOOL
[en] GENDER
title_short [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
title_full [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
title_fullStr [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
title_full_unstemmed [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
title_sort [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
author RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
author_facet RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SEXUALIDADE
[pt] HETERONORMATIVIDADE
[pt] ESCOLA
[pt] GENERO
[en] SEXUALITY
[en] HETERONORMATIVITY
[en] SCHOOL
[en] GENDER
topic [pt] SEXUALIDADE
[pt] HETERONORMATIVIDADE
[pt] ESCOLA
[pt] GENERO
[en] SEXUALITY
[en] HETERONORMATIVITY
[en] SCHOOL
[en] GENDER
description [pt] As relações de gênero e sexualidades emergem no contexto escolar constantemente, nos corpos das estudantes e docentes, em diálogos tecidos dentro e fora das salas de aulas. Potencializadas por percepções envoltas a preconceitos e discriminações, as identidades de gênero e as sexualidades, habitam os espaços escolares entre tensões e resistências, buscando construir experiências em meio as regulações heteronormativas. Com objetivo de investigar as relações de gênero e as sexualidades na escola, realizamos uma pesquisa que partia do questionamento: Como as identidades de gênero e as sexualidades são compreendidas numa escola com alto nível índice de intolerância à diversidade de gênero e sexual e numa escola com baixo índice de intolerância por parte das estudantes? Para isso realizamos entrevistas com docentes de duas escolas públicas municipais, selecionadas partir de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos questionários com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, em dez escolas municipais localizadas na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Assim, pretendíamos a partir do contato com as estudantes e docentes, entender como as identidades de gênero e as sexualidades são percebidas no cotidiano escolar. Partindo do referencial teórico de Michel Foucault, Joan Scott e Judith Butler sobre os gêneros e as sexualidades, construímos nosso olhar analítico problematizando as convergências e distanciamentos presentes nas entrevistas e questionários. Com isso, chegamos algumas considerações: (1) há diferenças nas formas como meninas e meninos percebem as diversidade sexual e os gêneros; (2) as meninas tendem a uma visão mais tolerante quanto aos gêneros e as sexualidades; (3) os meninos apresentam uma percepção mais preconceituosa e aceitando os estereótipos de gênero heteronormativos e a reprodução da lgbtfobia; (4) existem espaços para a problematização dos estereótipos de gênero e das sexualidades na ótica docente; (5) encontramos professoras e professores que conduzem discussões sobre os gêneros e as sexualidades nas escolas e que afirmam a importância destas temáticas para o currículo escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46010
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822618021232640