[en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELLE PEREIRA MOTA
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23524
Resumo: [pt] Atualmente há uma necessidade de uso da tecnologia para efetivar a participação do cidadão na sociedade. Os usuários estão deixando de ser somente consumidores passivos de software e uma fração crescente deles já passa a usar a tecnologia como um meio de expressão de novas ideias e oportunidades. Em um cenário democrático de futuro, quantas mais pessoas puderem manifestar-se através do uso eficaz e eficiente de tecnologia, menor o risco de que aqueles que podem fazê-lo determinem o que os demais poderão fazer. Porém, o processo de ensino e aprendizado de raciocínio computacional, base de competência para a autoexpressão através de software, é um grande desafio. Os professores de escolas de ensino fundamental e médio, por exemplo, geralmente não têm formação ou auxílio para ensinar conteúdos que envolvem conceitos de computação com os quais não estão familiarizados e, portanto, precisam, eles próprios, aprender. Esta tese apresenta um modelo para o design de documentação ativa destinada a apoiar o ensino e aprendizado de raciocínio computacional. O modelo é baseado em Engenharia Semiótica e sua instanciação em um cenário real de uso resultou em um documento utilizado em vários estudos empíricos realizados ao longo de três anos, em escolas de ensino fundamental e médio na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na dimensão técnico-científica, a principal contribuição da tese é uma ferramenta epistêmica para estruturar as análises e decisões durante o design da metacomunicação de documentos ativos destinados a apoiar o ensino e aprendizado de autoexpressão através de software.
id PUC_RIO-1_35d53c1b7d56189a1db2516ffb7342f8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:23524
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING[pt] POLIFACETS: UM MODELO DE DESIGN DA METACOMUNICAÇÃO DE DOCUMENTOS ATIVOS PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO[pt] ENGENHARIA SEMIOTICA[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL[pt] DOCUMENTACAO ATIVA[pt] POLIFACETS[en] SEMIOTIC ENGINEERING[en] COMPUTATIONAL THINKING[en] ACTIVE DOCUMENTATION[en] POLIFACETS[pt] Atualmente há uma necessidade de uso da tecnologia para efetivar a participação do cidadão na sociedade. Os usuários estão deixando de ser somente consumidores passivos de software e uma fração crescente deles já passa a usar a tecnologia como um meio de expressão de novas ideias e oportunidades. Em um cenário democrático de futuro, quantas mais pessoas puderem manifestar-se através do uso eficaz e eficiente de tecnologia, menor o risco de que aqueles que podem fazê-lo determinem o que os demais poderão fazer. Porém, o processo de ensino e aprendizado de raciocínio computacional, base de competência para a autoexpressão através de software, é um grande desafio. Os professores de escolas de ensino fundamental e médio, por exemplo, geralmente não têm formação ou auxílio para ensinar conteúdos que envolvem conceitos de computação com os quais não estão familiarizados e, portanto, precisam, eles próprios, aprender. Esta tese apresenta um modelo para o design de documentação ativa destinada a apoiar o ensino e aprendizado de raciocínio computacional. O modelo é baseado em Engenharia Semiótica e sua instanciação em um cenário real de uso resultou em um documento utilizado em vários estudos empíricos realizados ao longo de três anos, em escolas de ensino fundamental e médio na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na dimensão técnico-científica, a principal contribuição da tese é uma ferramenta epistêmica para estruturar as análises e decisões durante o design da metacomunicação de documentos ativos destinados a apoiar o ensino e aprendizado de autoexpressão através de software.[en] Nowadays, there is a need to use technology to effect citizen participation in society. Users are no longer only passive software consumers and a growing share of them are using technology as a medium to express new ideas and opportunities. In a democratic future scenario, the more people can manifest themselves through the effective and efficient use of technology, the lower the risk that those who can do it determine what others will do. However, the process of teaching and learning computational thinking, which is the basic skill for self-expression through software, is a big challenge. Teachers need to learn computational concepts themselves before they can teach them to students. In elementary and high school they generally do not have support for teaching this kind of content. This thesis presents a model for the design of active documentation which aims at supporting the teaching and learning of computational thinking. The model is based on Semiotic Engineering theory and its instantiation in a real scenario came about as an active document used in several empirical studies during three years with elementary and high schools in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Technically and scientifically, the main contribution of this thesis is an epistemic tool for structure analyses and decisions during the design of metacommunication of active documents to support the teaching and learning of self-expression through software.MAXWELLCLARISSE SIECKENIUS DE SOUZAMARCELLE PEREIRA MOTA2014-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23524porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:23524Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
[pt] POLIFACETS: UM MODELO DE DESIGN DA METACOMUNICAÇÃO DE DOCUMENTOS ATIVOS PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO
title [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
spellingShingle [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
MARCELLE PEREIRA MOTA
[pt] ENGENHARIA SEMIOTICA
[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL
[pt] DOCUMENTACAO ATIVA
[pt] POLIFACETS
[en] SEMIOTIC ENGINEERING
[en] COMPUTATIONAL THINKING
[en] ACTIVE DOCUMENTATION
[en] POLIFACETS
title_short [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
title_full [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
title_fullStr [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
title_full_unstemmed [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
title_sort [en] POLIFACETS: A DESIGN MODEL FOR THE METACOMMUNICATION OF ACTIVE DOCUMENTS TO SUPPORT TEACHING AND LEARNING OF COMPUTER PROGRAMMING
author MARCELLE PEREIRA MOTA
author_facet MARCELLE PEREIRA MOTA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELLE PEREIRA MOTA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENGENHARIA SEMIOTICA
[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL
[pt] DOCUMENTACAO ATIVA
[pt] POLIFACETS
[en] SEMIOTIC ENGINEERING
[en] COMPUTATIONAL THINKING
[en] ACTIVE DOCUMENTATION
[en] POLIFACETS
topic [pt] ENGENHARIA SEMIOTICA
[pt] RACIOCINIO COMPUTACIONAL
[pt] DOCUMENTACAO ATIVA
[pt] POLIFACETS
[en] SEMIOTIC ENGINEERING
[en] COMPUTATIONAL THINKING
[en] ACTIVE DOCUMENTATION
[en] POLIFACETS
description [pt] Atualmente há uma necessidade de uso da tecnologia para efetivar a participação do cidadão na sociedade. Os usuários estão deixando de ser somente consumidores passivos de software e uma fração crescente deles já passa a usar a tecnologia como um meio de expressão de novas ideias e oportunidades. Em um cenário democrático de futuro, quantas mais pessoas puderem manifestar-se através do uso eficaz e eficiente de tecnologia, menor o risco de que aqueles que podem fazê-lo determinem o que os demais poderão fazer. Porém, o processo de ensino e aprendizado de raciocínio computacional, base de competência para a autoexpressão através de software, é um grande desafio. Os professores de escolas de ensino fundamental e médio, por exemplo, geralmente não têm formação ou auxílio para ensinar conteúdos que envolvem conceitos de computação com os quais não estão familiarizados e, portanto, precisam, eles próprios, aprender. Esta tese apresenta um modelo para o design de documentação ativa destinada a apoiar o ensino e aprendizado de raciocínio computacional. O modelo é baseado em Engenharia Semiótica e sua instanciação em um cenário real de uso resultou em um documento utilizado em vários estudos empíricos realizados ao longo de três anos, em escolas de ensino fundamental e médio na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na dimensão técnico-científica, a principal contribuição da tese é uma ferramenta epistêmica para estruturar as análises e decisões durante o design da metacomunicação de documentos ativos destinados a apoiar o ensino e aprendizado de autoexpressão através de software.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23524
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23524@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822588459778048