IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2 |
Resumo: | O propósito desta dissertação é a análise da percepção dos fotógrafos acerca das imagens de morte publicadas na mídia impressa, a partir do suporte teórico de Michel Maffesoli e de Dominique Wolton. Para tanto, foram entrevistados dez fotógrafos que expressaram a sua opinião a respeito da publicação, produção e recepção das imagens de morte, abordando temas como a edição e manipulação de imagens, a publicação de fotos em diferentes tipos de jornais e a questão da ética na Comunicação Social. Tais depoimentos levam à conclusão que o público é visto como desejoso por imagens violentas, principalmente, no que diz respeito à população de baixa renda. Criam-se várias justificativas para tais publicações, que variam desde o desejo do público por sangue, a brutalidade existencial e o argumento de ser fotojornalismo. Existe a preocupação em extrair a beleza da morte, fotografá-la de maneira indireta e sutil. O bom senso, o respeito às pessoas e a reação do público são considerados os reguladores das publicações, e os Códigos de Ética não são mencionados. Não há consenso entre os entrevistados quanto à incidência das imagens de morte com relação ao passado e à manipulação. Os reguladores da produção das imagens e da publicação das mesmas são freqüentemente subjetivos e relativos. |
id |
PUC_RIO-1_36455af1dae85ea94860796aaaf7ff12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9565 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFOIMAGES OF DEATH IN PRINT MEDIA: THE PHOTOGRAPHER´S EYE2007-02-05MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS01047990725lattes.cnpq.br/5345913436818147 MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS01047990725lattes.cnpq.br/5345913436818147 MARIA ELIZABETH R SANTOSMONIQUE ROSE AIMEE AUGRASRAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARESMONIQUE ROSE AIMEE AUGRASMARIA CLAUDIA QUINTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRO propósito desta dissertação é a análise da percepção dos fotógrafos acerca das imagens de morte publicadas na mídia impressa, a partir do suporte teórico de Michel Maffesoli e de Dominique Wolton. Para tanto, foram entrevistados dez fotógrafos que expressaram a sua opinião a respeito da publicação, produção e recepção das imagens de morte, abordando temas como a edição e manipulação de imagens, a publicação de fotos em diferentes tipos de jornais e a questão da ética na Comunicação Social. Tais depoimentos levam à conclusão que o público é visto como desejoso por imagens violentas, principalmente, no que diz respeito à população de baixa renda. Criam-se várias justificativas para tais publicações, que variam desde o desejo do público por sangue, a brutalidade existencial e o argumento de ser fotojornalismo. Existe a preocupação em extrair a beleza da morte, fotografá-la de maneira indireta e sutil. O bom senso, o respeito às pessoas e a reação do público são considerados os reguladores das publicações, e os Códigos de Ética não são mencionados. Não há consenso entre os entrevistados quanto à incidência das imagens de morte com relação ao passado e à manipulação. Os reguladores da produção das imagens e da publicação das mesmas são freqüentemente subjetivos e relativos.The purpose of this dissertation is to analyze the photographer´s perception of images of death published in print media, supported by the works of Michel Maffesoli and Dominique Wolton. To achieve that objective, ten photographers were interviewed and asked to provide their opinions about the publication, production and reception of images of death, covering topics such as the edition and manipulation of such images, the publication of pictures in different kinds of periodicals and the theme of Ethics in the field of Social Communications. The narratives lead to the conclusion that the public is generally perceived as acquiescent to violent images, the lower social classes above all. There are different rationales associated to such publications, such as the public´s inclination towards sheer violence, the brutality of life and the pretext of photojournalism. There is a concern for extracting the beauty in death, and to photograph it in a subtle and indirect manner. Common sense, respect to the masses and the public´s reaction are considered the main regulating factors by these publications - codes of ethics are not mentioned. There is no consensus among the interviewees as to the occurrence of images of death in relation to the past and its manipulation. The regulating factors of their production and publication are mostly ambiguous and inexplicit.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9565Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
IMAGES OF DEATH IN PRINT MEDIA: THE PHOTOGRAPHER´S EYE |
title |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
spellingShingle |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO MARIA CLAUDIA QUINTO |
title_short |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
title_full |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
title_fullStr |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
title_full_unstemmed |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
title_sort |
IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARIA CLAUDIA QUINTO |
author_facet |
MARIA CLAUDIA QUINTO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
01047990725 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01047990725 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5345913436818147 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5345913436818147 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA ELIZABETH R SANTOS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA CLAUDIA QUINTO |
contributor_str_mv |
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS MARIA ELIZABETH R SANTOS MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS |
description |
O propósito desta dissertação é a análise da percepção dos fotógrafos acerca das imagens de morte publicadas na mídia impressa, a partir do suporte teórico de Michel Maffesoli e de Dominique Wolton. Para tanto, foram entrevistados dez fotógrafos que expressaram a sua opinião a respeito da publicação, produção e recepção das imagens de morte, abordando temas como a edição e manipulação de imagens, a publicação de fotos em diferentes tipos de jornais e a questão da ética na Comunicação Social. Tais depoimentos levam à conclusão que o público é visto como desejoso por imagens violentas, principalmente, no que diz respeito à população de baixa renda. Criam-se várias justificativas para tais publicações, que variam desde o desejo do público por sangue, a brutalidade existencial e o argumento de ser fotojornalismo. Existe a preocupação em extrair a beleza da morte, fotografá-la de maneira indireta e sutil. O bom senso, o respeito às pessoas e a reação do público são considerados os reguladores das publicações, e os Códigos de Ética não são mencionados. Não há consenso entre os entrevistados quanto à incidência das imagens de morte com relação ao passado e à manipulação. Os reguladores da produção das imagens e da publicação das mesmas são freqüentemente subjetivos e relativos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324892260958208 |