IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA CLAUDIA QUINTO
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2
Resumo: O propósito desta dissertação é a análise da percepção dos fotógrafos acerca das imagens de morte publicadas na mídia impressa, a partir do suporte teórico de Michel Maffesoli e de Dominique Wolton. Para tanto, foram entrevistados dez fotógrafos que expressaram a sua opinião a respeito da publicação, produção e recepção das imagens de morte, abordando temas como a edição e manipulação de imagens, a publicação de fotos em diferentes tipos de jornais e a questão da ética na Comunicação Social. Tais depoimentos levam à conclusão que o público é visto como desejoso por imagens violentas, principalmente, no que diz respeito à população de baixa renda. Criam-se várias justificativas para tais publicações, que variam desde o desejo do público por sangue, a brutalidade existencial e o argumento de ser fotojornalismo. Existe a preocupação em extrair a beleza da morte, fotografá-la de maneira indireta e sutil. O bom senso, o respeito às pessoas e a reação do público são considerados os reguladores das publicações, e os Códigos de Ética não são mencionados. Não há consenso entre os entrevistados quanto à incidência das imagens de morte com relação ao passado e à manipulação. Os reguladores da produção das imagens e da publicação das mesmas são freqüentemente subjetivos e relativos.
id PUC_RIO-1_36455af1dae85ea94860796aaaf7ff12
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9565
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFOIMAGES OF DEATH IN PRINT MEDIA: THE PHOTOGRAPHER´S EYE2007-02-05MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS01047990725lattes.cnpq.br/5345913436818147 MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS01047990725lattes.cnpq.br/5345913436818147 MARIA ELIZABETH R SANTOSMONIQUE ROSE AIMEE AUGRASRAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARESMONIQUE ROSE AIMEE AUGRASMARIA CLAUDIA QUINTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRO propósito desta dissertação é a análise da percepção dos fotógrafos acerca das imagens de morte publicadas na mídia impressa, a partir do suporte teórico de Michel Maffesoli e de Dominique Wolton. Para tanto, foram entrevistados dez fotógrafos que expressaram a sua opinião a respeito da publicação, produção e recepção das imagens de morte, abordando temas como a edição e manipulação de imagens, a publicação de fotos em diferentes tipos de jornais e a questão da ética na Comunicação Social. Tais depoimentos levam à conclusão que o público é visto como desejoso por imagens violentas, principalmente, no que diz respeito à população de baixa renda. Criam-se várias justificativas para tais publicações, que variam desde o desejo do público por sangue, a brutalidade existencial e o argumento de ser fotojornalismo. Existe a preocupação em extrair a beleza da morte, fotografá-la de maneira indireta e sutil. O bom senso, o respeito às pessoas e a reação do público são considerados os reguladores das publicações, e os Códigos de Ética não são mencionados. Não há consenso entre os entrevistados quanto à incidência das imagens de morte com relação ao passado e à manipulação. Os reguladores da produção das imagens e da publicação das mesmas são freqüentemente subjetivos e relativos.The purpose of this dissertation is to analyze the photographer´s perception of images of death published in print media, supported by the works of Michel Maffesoli and Dominique Wolton. To achieve that objective, ten photographers were interviewed and asked to provide their opinions about the publication, production and reception of images of death, covering topics such as the edition and manipulation of such images, the publication of pictures in different kinds of periodicals and the theme of Ethics in the field of Social Communications. The narratives lead to the conclusion that the public is generally perceived as acquiescent to violent images, the lower social classes above all. There are different rationales associated to such publications, such as the public´s inclination towards sheer violence, the brutality of life and the pretext of photojournalism. There is a concern for extracting the beauty in death, and to photograph it in a subtle and indirect manner. Common sense, respect to the masses and the public´s reaction are considered the main regulating factors by these publications - codes of ethics are not mentioned. There is no consensus among the interviewees as to the occurrence of images of death in relation to the past and its manipulation. The regulating factors of their production and publication are mostly ambiguous and inexplicit.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9565Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv IMAGES OF DEATH IN PRINT MEDIA: THE PHOTOGRAPHER´S EYE
title IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
spellingShingle IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
MARIA CLAUDIA QUINTO
title_short IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
title_full IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
title_fullStr IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
title_full_unstemmed IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
title_sort IMAGENS DE MORTE NA MÍDIA IMPRESSA: O OLHAR DO FOTÓGRAFO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARIA CLAUDIA QUINTO
author_facet MARIA CLAUDIA QUINTO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01047990725
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01047990725
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5345913436818147
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5345913436818147
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA ELIZABETH R SANTOS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA CLAUDIA QUINTO
contributor_str_mv MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
MARIA ELIZABETH R SANTOS
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES
MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS
description O propósito desta dissertação é a análise da percepção dos fotógrafos acerca das imagens de morte publicadas na mídia impressa, a partir do suporte teórico de Michel Maffesoli e de Dominique Wolton. Para tanto, foram entrevistados dez fotógrafos que expressaram a sua opinião a respeito da publicação, produção e recepção das imagens de morte, abordando temas como a edição e manipulação de imagens, a publicação de fotos em diferentes tipos de jornais e a questão da ética na Comunicação Social. Tais depoimentos levam à conclusão que o público é visto como desejoso por imagens violentas, principalmente, no que diz respeito à população de baixa renda. Criam-se várias justificativas para tais publicações, que variam desde o desejo do público por sangue, a brutalidade existencial e o argumento de ser fotojornalismo. Existe a preocupação em extrair a beleza da morte, fotografá-la de maneira indireta e sutil. O bom senso, o respeito às pessoas e a reação do público são considerados os reguladores das publicações, e os Códigos de Ética não são mencionados. Não há consenso entre os entrevistados quanto à incidência das imagens de morte com relação ao passado e à manipulação. Os reguladores da produção das imagens e da publicação das mesmas são freqüentemente subjetivos e relativos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9565@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324892260958208