Ilustrações e fotografias publicitárias : uma discussão sobre a percepção do consumidor frente às imagens de mídia impressa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103483 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo elucidar como os consumidores percebem e diferenciam as ilustrações e as fotografias publicitárias na mídia impressa. Procurase compreender o potencial significativo que as formas imagéticas possuem quando inseridas em anúncios impressos. Portando, inicialmente, buscou-se uma base teórica para contextualizar as formas através das quais percebemos a imagem. Após, foi apresentado um breve histórico de como a ilustração e a fotografia evoluíram dentro da mídia impressa. Em seguida, partiu-se para as práticas de produção, com o intuito de compreender como os publicitários utilizam a ilustração e a fotografia para compor os seus anúncios e suas mensagens. Então, passou-se à análise da recepção das imagens, a partir de duas campanhas – uma ilustrada e outra fotográfica –, valendo-se do método da hermenêutica de profundidade, para compreender como e se o consumidor diferencia essas duas técnicas de representação de imagem. Obtiveram-se dados que indicam a existência de uma dicotomia, por parte de produtores e receptores, ao identificar a ilustração como lúdica e a fotografia como real. Contudo, outras respostas acabaram nos afastando dessa rigidez perceptiva e mostraram a versatilidade de ambas as técnicas conforme apresentado. |
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Munhoz, Gabriel BoazBrächer, Andréa2014-09-19T02:14:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/103483000934513O presente estudo tem por objetivo elucidar como os consumidores percebem e diferenciam as ilustrações e as fotografias publicitárias na mídia impressa. Procurase compreender o potencial significativo que as formas imagéticas possuem quando inseridas em anúncios impressos. Portando, inicialmente, buscou-se uma base teórica para contextualizar as formas através das quais percebemos a imagem. Após, foi apresentado um breve histórico de como a ilustração e a fotografia evoluíram dentro da mídia impressa. Em seguida, partiu-se para as práticas de produção, com o intuito de compreender como os publicitários utilizam a ilustração e a fotografia para compor os seus anúncios e suas mensagens. Então, passou-se à análise da recepção das imagens, a partir de duas campanhas – uma ilustrada e outra fotográfica –, valendo-se do método da hermenêutica de profundidade, para compreender como e se o consumidor diferencia essas duas técnicas de representação de imagem. Obtiveram-se dados que indicam a existência de uma dicotomia, por parte de produtores e receptores, ao identificar a ilustração como lúdica e a fotografia como real. Contudo, outras respostas acabaram nos afastando dessa rigidez perceptiva e mostraram a versatilidade de ambas as técnicas conforme apresentado.The present study aims to define how consumers identify and differentiate illustrations and photographs in print media advertising. We seek to understand all the significant potential which imagistic forms have when embedded in printed advertisements. So initially, we sought a theoretical basis in order to contextualize the ways in which we perceive the image. Following, we presented a brief background of how illustration and photography evolved within the printed media. After, we moved to production practices, with the purpose of understanding how advertisers use illustration and photography to make their ads and their messages. We then moved to the reception analysis of images from two campaigns - one illustrated and another photographic - taking advantage of the hermeneutic depth method to understand how and if the consumer distinguishes these two different techniques of image representation. We obtained data that indicate the existence of a dichotomy, from producers and recipients, to identify illustration as ludic, and photography as real. However, other responses moved us away from this perceptual rigidity and showed the versatility of both techniques as presented.application/pdfporFotografia publicitáriaMídia impressaConsumerIllustrationPhotographyAdvertisingPrinted mediaPerceptionIlustrações e fotografias publicitárias : uma discussão sobre a percepção do consumidor frente às imagens de mídia impressainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000934513.pdf000934513.pdfTexto completoapplication/pdf596461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103483/1/000934513.pdf52d2da0314c506ea6590112a4e988694MD51TEXT000934513.pdf.txt000934513.pdf.txtExtracted Texttext/plain280383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103483/2/000934513.pdf.txt9e08118fa20405578f0ed3c0f3ae87a6MD52THUMBNAIL000934513.pdf.jpg000934513.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103483/3/000934513.pdf.jpg3663fb0f70b895e0988c1ac406d67244MD5310183/1034832023-04-01 03:30:29.372298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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