Ilustrações e fotografias publicitárias : uma discussão sobre a percepção do consumidor frente às imagens de mídia impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Gabriel Boaz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103483
Resumo: O presente estudo tem por objetivo elucidar como os consumidores percebem e diferenciam as ilustrações e as fotografias publicitárias na mídia impressa. Procurase compreender o potencial significativo que as formas imagéticas possuem quando inseridas em anúncios impressos. Portando, inicialmente, buscou-se uma base teórica para contextualizar as formas através das quais percebemos a imagem. Após, foi apresentado um breve histórico de como a ilustração e a fotografia evoluíram dentro da mídia impressa. Em seguida, partiu-se para as práticas de produção, com o intuito de compreender como os publicitários utilizam a ilustração e a fotografia para compor os seus anúncios e suas mensagens. Então, passou-se à análise da recepção das imagens, a partir de duas campanhas – uma ilustrada e outra fotográfica –, valendo-se do método da hermenêutica de profundidade, para compreender como e se o consumidor diferencia essas duas técnicas de representação de imagem. Obtiveram-se dados que indicam a existência de uma dicotomia, por parte de produtores e receptores, ao identificar a ilustração como lúdica e a fotografia como real. Contudo, outras respostas acabaram nos afastando dessa rigidez perceptiva e mostraram a versatilidade de ambas as técnicas conforme apresentado.
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