[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS PRÉSCOLAIRES: LA PROPOSITION DE L INSTITUT SUPERIEUR D EDUCATION PRÓ-SABER
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31761 |
Resumo: | [pt] Pesquisas sobre a formação de professores, também do campo da educação infantil, vêm evidenciando os problemas enfrentados pelos professores quando ingressam na profissão. Os docentes alegam, sobretudo, a dificuldade em transpor para a prática a teoria estudada na graduação. Que modelo de formação pode preparar o professor para atender às expectativas descritas nos documentos orientadores sobre o trabalho com as crianças nessa etapa da escolaridade? Existirá um modelo único? A dissertação traz como objeto da investigação a experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber. O objetivo é analisar uma proposta de formação baseada na concepção democrática de educação de Paulo Freire e que toma como eixos norteadores a formação em serviço, a formação cultural e o princípio da simetria invertida. O Curso possui como particularidade ser dedicado exclusivamente a profissionais da educação infantil que estejam atuando em instituições públicas ou conveniadas. A metodologia de Madalena Freire, coordenadora pedagógica do Curso, apresenta instrumentos metodológicos nos quais o trabalho se baseia: a observação orientada, o registro reflexivo, a avaliação e o planejamento, em um ciclo contínuo. A instituição é apresentada com o auxílio de recursos metodológicos como leitura exploratória de documentos internos, entrevistas com a equipe pedagógica e ex-alunos, observação das aulas e questionário enviado aos egressos. Buscou-se compreender que repercussões uma formação com essas características pode trazer para a prática pedagógica dos docentes. O trabalho de campo foi realizado com o respaldo de autores que desenvolvem pesquisas na área investigada, que abrange conceitos específicos sobre a formação de professores, a educação infantil e a formação cultural do professor, entre eles: Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Isabel Lelis, Sonia Kramer, Luciana Ostetto e Cristina Carvalho. Os dados da pesquisa demonstraram que uma formação que prioriza um processo de autoria, em que o conhecimento é construído coletivamente, e que seja oferecido amplo acesso a diferentes expressões culturais em uma perspectiva reflexiva, contribui para que os professores se apropriem da própria prática, sintam-se mais seguros, valorizados e comprometidos com a educação enquanto projeto político mais amplo. |
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[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS PRÉSCOLAIRES: LA PROPOSITION DE L INSTITUT SUPERIEUR D EDUCATION PRÓ-SABER[pt] FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER[en] TRAINING OF PRE-SCHOOL TEACHERS: THE PROPOSAL OF THE INSTITUTE OF HIGHER EDUCATION PRÓ-SABER[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] FORMACAO CULTURAL DO PROFESSOR[pt] INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACAO PRO-SABER[pt] EDUCACAO INFANTIL[en] TEACHERS FORMATION[en] TEACHER CULTURAL FORMATION[en] INSTITUTE OF HIGHER EDUCATION PRO-SABER[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS[fr] FORMATION CULTURELLE DES ENSEIGNANTS[fr] I INSTITUT SUPERIEUR D EDUCATION PRO-SABER[fr] EDUCATION ENFANTINE[pt] Pesquisas sobre a formação de professores, também do campo da educação infantil, vêm evidenciando os problemas enfrentados pelos professores quando ingressam na profissão. Os docentes alegam, sobretudo, a dificuldade em transpor para a prática a teoria estudada na graduação. Que modelo de formação pode preparar o professor para atender às expectativas descritas nos documentos orientadores sobre o trabalho com as crianças nessa etapa da escolaridade? Existirá um modelo único? A dissertação traz como objeto da investigação a experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber. O objetivo é analisar uma proposta de formação baseada na concepção democrática de educação de Paulo Freire e que toma como eixos norteadores a formação em serviço, a formação cultural e o princípio da simetria invertida. O Curso possui como particularidade ser dedicado exclusivamente a profissionais da educação infantil que estejam atuando em instituições públicas ou conveniadas. A metodologia de Madalena Freire, coordenadora pedagógica do Curso, apresenta instrumentos metodológicos nos quais o trabalho se baseia: a observação orientada, o registro reflexivo, a avaliação e o planejamento, em um ciclo contínuo. A instituição é apresentada com o auxílio de recursos metodológicos como leitura exploratória de documentos internos, entrevistas com a equipe pedagógica e ex-alunos, observação das aulas e questionário enviado aos egressos. Buscou-se compreender que repercussões uma formação com essas características pode trazer para a prática pedagógica dos docentes. O trabalho de campo foi realizado com o respaldo de autores que desenvolvem pesquisas na área investigada, que abrange conceitos específicos sobre a formação de professores, a educação infantil e a formação cultural do professor, entre eles: Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Isabel Lelis, Sonia Kramer, Luciana Ostetto e Cristina Carvalho. Os dados da pesquisa demonstraram que uma formação que prioriza um processo de autoria, em que o conhecimento é construído coletivamente, e que seja oferecido amplo acesso a diferentes expressões culturais em uma perspectiva reflexiva, contribui para que os professores se apropriem da própria prática, sintam-se mais seguros, valorizados e comprometidos com a educação enquanto projeto político mais amplo.[en] Research on teacher training, also in the field of early childhood education, has shown the problems faced by teachers when they start their professional careers. Teachers mention above all, the difficulty in transposing the theory learned in their undergraduate course to practice. Which training model can prepare the teacher to meet the expectations described in the guidelines given to them on working with children at this early stage of schooling? Is there a unique model? The dissertation conveys as the object of the investigation the experience of the College Level Teacher Training Course offered by the Institute of Higher Education Pró-Saber. The objective is to analyze a training proposal based on Paulo Freire s democratic conception of education, which has as its guiding elements: the on-the-job development, the cultural formation and the principle of inverted symmetry. The course has as a particularity of being dedicated exclusively to pre-school professionals who are working in public institutions. The methodology of Madalena Freire, pedagogical coordinator of the Course, presents methodological tools on which the work is based: guided observation, reflexive recording, evaluation and planning in a continuous cycle. The institution is presented with the aid of methodological resources such as exploratory reading of internal documents, interviews with the pedagogical team and alumni, observation of the classes and questionnaire sent to the graduates. It was sought to understand what repercussions a training with these characteristics could bring to the pedagogical practice of teachers. The fieldwork was carried out with the support of authors who develop research in the area, which covers specific concepts about teacher education, children s education and the teacher s cultural development, among them: Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Isabel Lelis, Sonia Kramer, Luciana Ostetto and Cristina Carvalho. The research data showed that a training that prioritizes a process of authorship, in which knowledge is built collectively, and that may offer wide access to different cultural expressions in a reflective perspective, contributes to the teachers appropriation of their own practice, to their feeling more secure, more appreciated and more committed to education as a broader political project.[fr] La recherche sur la formation des enseignants, y compris dans le domaine de l éducation de la petite enfance ont mis en évidence les problèmes auxquels sont confrontés les enseignants quand ils entrent dans la profession. Les enseignants affirment, surtout, la difficulté de traduire en pratique la théorie étudiée dans l obtention du diplôme. Quel modèle de formation peut préparer les enseignants à répondre aux attentes décrites dans les documents d orientation sur le travail avec les enfants à ce stade de la scolarité? Existe-t-il un modèle unique? La thèse a pour objet l enquête, l expérience du cours normal supérieur de l École d éducation Pro-Saber. L objectif est d analyser une proposition de formation fondée sur la conception démocratique de l éducation de Paulo Freire et prend comme axes directeurs la formation continue, la formation culturelle et le principe de symétrie inversée. Le cours a la particularité d être exclusivement consacré aux professionnels de l éducation enfantine qui travaillent dans les institutions publiques. La méthodologie de Madalena Freire, coordinatrice pédagogique du cours, présente des outils méthodologiques dont le travail est basé sur: l observation orientée, la réflexion, l évaluation et la planification, en cycle continu. L établissement est présenté à l aide de ressources méthodologiques telles que la lecture exploratoire des documents internes, d entretiens avec l équipe pédagogique et avec les anciens élèves, observation des cours et questionnaire envoyé aux diplômés. La recherche consiste à comprendre les répercussions que ce type de formation peut apporter dans la pratique pédagogique des enseignants. Le travail de terrain a été réalisé avec le soutien des auteurs qui ont élaborés des recherches dans ce domaine d investigation, portant sur les concepts spécifiques de la formation des enseignants, de l éducation de la petite enfance et de la formation culturelle des enseignants, parmi eux: Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Isabel Lelis, Sonia Kramer, Luciana Ostetto et Cristina Carvalho. Les données de l enquête ont montré que la formation qui accorde la priorité à un processus d auteur, où la connaissance est construite collectivement, et que quand un large accès aux différentes expressions culturelles est offert dans une perspective de réflexion, ont contribué à ce que les enseignants s approprient de cette propre pratique, se sentent plus sûrs, valorisés et engagés dans l éducation en tant que projet politique plus ample.MAXWELLMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOMONIQUE GEWERC2017-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31761porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31761Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] Pesquisas sobre a formação de professores, também do campo da educação infantil, vêm evidenciando os problemas enfrentados pelos professores quando ingressam na profissão. Os docentes alegam, sobretudo, a dificuldade em transpor para a prática a teoria estudada na graduação. Que modelo de formação pode preparar o professor para atender às expectativas descritas nos documentos orientadores sobre o trabalho com as crianças nessa etapa da escolaridade? Existirá um modelo único? A dissertação traz como objeto da investigação a experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber. O objetivo é analisar uma proposta de formação baseada na concepção democrática de educação de Paulo Freire e que toma como eixos norteadores a formação em serviço, a formação cultural e o princípio da simetria invertida. O Curso possui como particularidade ser dedicado exclusivamente a profissionais da educação infantil que estejam atuando em instituições públicas ou conveniadas. A metodologia de Madalena Freire, coordenadora pedagógica do Curso, apresenta instrumentos metodológicos nos quais o trabalho se baseia: a observação orientada, o registro reflexivo, a avaliação e o planejamento, em um ciclo contínuo. A instituição é apresentada com o auxílio de recursos metodológicos como leitura exploratória de documentos internos, entrevistas com a equipe pedagógica e ex-alunos, observação das aulas e questionário enviado aos egressos. Buscou-se compreender que repercussões uma formação com essas características pode trazer para a prática pedagógica dos docentes. O trabalho de campo foi realizado com o respaldo de autores que desenvolvem pesquisas na área investigada, que abrange conceitos específicos sobre a formação de professores, a educação infantil e a formação cultural do professor, entre eles: Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Isabel Lelis, Sonia Kramer, Luciana Ostetto e Cristina Carvalho. Os dados da pesquisa demonstraram que uma formação que prioriza um processo de autoria, em que o conhecimento é construído coletivamente, e que seja oferecido amplo acesso a diferentes expressões culturais em uma perspectiva reflexiva, contribui para que os professores se apropriem da própria prática, sintam-se mais seguros, valorizados e comprometidos com a educação enquanto projeto político mais amplo. |
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