IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDES
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@2
Resumo: A dissertação se propõe a analisar os encontros e desencontros entre música e linguagem no Romantismo alemão, período em que a música instrumental alcança definitivamente sua legitimidade enquanto forma artística autônoma. Antes dependente e submetida à poesia, a música passa a ser então concebida como a linguagem do inefável, capaz de expressar uma dimensão do dizível que excede o meramente comunicável através de palavras. Além de investigar os pressupostos filosóficos e históricos das diferentes abordagens da música enquanto linguagem no Romantismo alemão, o presente trabalho se ocupa também dos pontos de convergência e de tensão entre linguagem das palavras e linguagem musical. Os embates entre música vocal e música instrumental, música programática e música absoluta, assim como a questão da traduzibilidade entre música e palavra são desenvolvidos a partir de fontes diversas, mais destacadamente, os escritos filosófico-literários de autores como Wackenroder, Tieck, Novalis e Friedrich Schlegel; as críticas de jornal de E. T. A. Hoffmann e Robert Schumann; e os ensaios estético-musicais de Richard Wagner e Eduard Hanslick.
id PUC_RIO-1_380afe4770b3981fd3ba157524c10270
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35082
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISMNOS LIMITES DO DIZÍVEL: MÚSICA E LINGUAGEM NO ROMANTISMO ALEMÃO2018-07-24PEDRO DUARTE DE ANDRADE05379730795lattes.cnpq.br/4766920066799526PEDRO DUARTE DE ANDRADE05379730795lattes.cnpq.br/4766920066799526LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDAPEDRO DUARTE DE ANDRADEPEDRO DUARTE DE ANDRADEMARIO RODRIGUES VIDEIRA JUNIORLUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA13396319702lattes.cnpq.br/3031923606255098JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM FILOSOFIAPUC-RioBRA dissertação se propõe a analisar os encontros e desencontros entre música e linguagem no Romantismo alemão, período em que a música instrumental alcança definitivamente sua legitimidade enquanto forma artística autônoma. Antes dependente e submetida à poesia, a música passa a ser então concebida como a linguagem do inefável, capaz de expressar uma dimensão do dizível que excede o meramente comunicável através de palavras. Além de investigar os pressupostos filosóficos e históricos das diferentes abordagens da música enquanto linguagem no Romantismo alemão, o presente trabalho se ocupa também dos pontos de convergência e de tensão entre linguagem das palavras e linguagem musical. Os embates entre música vocal e música instrumental, música programática e música absoluta, assim como a questão da traduzibilidade entre música e palavra são desenvolvidos a partir de fontes diversas, mais destacadamente, os escritos filosófico-literários de autores como Wackenroder, Tieck, Novalis e Friedrich Schlegel; as críticas de jornal de E. T. A. Hoffmann e Robert Schumann; e os ensaios estético-musicais de Richard Wagner e Eduard Hanslick.The dissertation proposes to analyze the encounters and disagreements between music and language in German Romanticism, a period in which instrumental music definitively reaches its legitimacy as an autonomous artistic form. Once dependent and subject to poetry, music is then conceived as the language of the ineffable, capable of expressing a dimension of the sayable that exceeds the merely communicable through words. In addition to investigating the philosophical and historical assumptions of the different approaches of music as a language in German Romanticism, the present work also deals with the points of convergence and tension between language of words and musical language. The clashes between vocal music and instrumental music, programmatic music and absolute music, as well as the question of the translatability between music and word are developed from diverse sources, most notably the philosophical-literary writings of authors like Wackenroder, Tieck, Novalis and Friedrich Schlegel; the newspaper criticisms of E. T. A. Hoffmann and Robert Schumann; and the aesthetic-musical essays of Richard Wagner and Eduard Hanslick.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:06Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35082Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv NOS LIMITES DO DIZÍVEL: MÚSICA E LINGUAGEM NO ROMANTISMO ALEMÃO
title IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
spellingShingle IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDES
title_short IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
title_full IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
title_fullStr IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
title_full_unstemmed IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
title_sort IN THE LIMITS OF THE SAYABLE: MUSIC AND LANGUAGE IN GERMAN ROMANTICISM
author JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDES
author_facet JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 05379730795
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05379730795
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4766920066799526
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4766920066799526
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIO RODRIGUES VIDEIRA JUNIOR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13396319702
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3031923606255098
dc.contributor.author.fl_str_mv JORGE AUGUSTO DE SERPA MENDES
contributor_str_mv PEDRO DUARTE DE ANDRADE
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
MARIO RODRIGUES VIDEIRA JUNIOR
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
description A dissertação se propõe a analisar os encontros e desencontros entre música e linguagem no Romantismo alemão, período em que a música instrumental alcança definitivamente sua legitimidade enquanto forma artística autônoma. Antes dependente e submetida à poesia, a música passa a ser então concebida como a linguagem do inefável, capaz de expressar uma dimensão do dizível que excede o meramente comunicável através de palavras. Além de investigar os pressupostos filosóficos e históricos das diferentes abordagens da música enquanto linguagem no Romantismo alemão, o presente trabalho se ocupa também dos pontos de convergência e de tensão entre linguagem das palavras e linguagem musical. Os embates entre música vocal e música instrumental, música programática e música absoluta, assim como a questão da traduzibilidade entre música e palavra são desenvolvidos a partir de fontes diversas, mais destacadamente, os escritos filosófico-literários de autores como Wackenroder, Tieck, Novalis e Friedrich Schlegel; as críticas de jornal de E. T. A. Hoffmann e Robert Schumann; e os ensaios estético-musicais de Richard Wagner e Eduard Hanslick.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35082@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM FILOSOFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940177735680