[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49963 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa visou investigar as buscas e as inquietações de professores inscritos no curso de pós-graduação lato sensu em educação das relações étnico-raciais, de modo a contribuir para o debate da demanda de formação continuada de professores a partir de políticas curriculares antirracistas, como a lei 10.639/03. A pesquisa qualitativa realizou-se no curso de pós-graduação em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico, o Ererebá, iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABICP2). Com o objetivo de conhecer os docentes e suas motivações, utilizaram-se o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos metodológicos. Considerando a história da educação do negro no Brasil e os sentidos da formação docente, o contato com o campo e com os sujeitos da pesquisa evidenciou a lacuna formativa em relação à temática das relações étnico-raciais, mas também a possibilidade de existência de um currículo outro, no Ererebá, pautado em uma visão pluriversal, decolonial e contra-hegemônica, que vai ao encontro das demandas acadêmicas e subjetivas desses profissionais. Concluiu-se que os docentes, em sua maioria negros, buscam, nesta especialização, nutrir-se de referências, experiências e conhecimentos construídos a partir de matrizes africanas, afrodiaspóricas e indígenas por si mesmos como sujeitos em formação e para que sejam capazes de modificar os contextos escolares em que atuam, impactando positivamente a vida de seus alunos. |
id |
PUC_RIO-1_38104c1582a11faf345163b14b486534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:49963 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS[pt] EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BUSCAS E INQUIETAÇÕES[pt] RELACAO ETNICO-RACIAL[pt] CONSTRUCAO DA IDENTIDADE RACIAL[pt] EDUCACAO ANTIRRACISTA[pt] FORMACAO CONTINUADA[pt] DECOLONIALIDADE[en] ETHNIC-RACIAL RELATION[en] CONSTRUCTION OF RACIA IDENTITY[en] ANTI-RACIST EDUCATION[en] PROFESSIONAL TRAINING[en] DECOLONIALITY[pt] Esta pesquisa visou investigar as buscas e as inquietações de professores inscritos no curso de pós-graduação lato sensu em educação das relações étnico-raciais, de modo a contribuir para o debate da demanda de formação continuada de professores a partir de políticas curriculares antirracistas, como a lei 10.639/03. A pesquisa qualitativa realizou-se no curso de pós-graduação em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico, o Ererebá, iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABICP2). Com o objetivo de conhecer os docentes e suas motivações, utilizaram-se o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos metodológicos. Considerando a história da educação do negro no Brasil e os sentidos da formação docente, o contato com o campo e com os sujeitos da pesquisa evidenciou a lacuna formativa em relação à temática das relações étnico-raciais, mas também a possibilidade de existência de um currículo outro, no Ererebá, pautado em uma visão pluriversal, decolonial e contra-hegemônica, que vai ao encontro das demandas acadêmicas e subjetivas desses profissionais. Concluiu-se que os docentes, em sua maioria negros, buscam, nesta especialização, nutrir-se de referências, experiências e conhecimentos construídos a partir de matrizes africanas, afrodiaspóricas e indígenas por si mesmos como sujeitos em formação e para que sejam capazes de modificar os contextos escolares em que atuam, impactando positivamente a vida de seus alunos.[en] This research aimed to investigate the searches and concerns of teachers enrolled in the lato sensu postgraduate studies in the education of ethnic-racial relations, in order to contribute to the debate on the demand for continuing teacher education based on curricular policies anti-racists, like the law 10.639/03. The Qualitative research was realized in the post-graduation in Education of Ethnic-Racial Relations in Basic Education, the Ererebá, an initiative of Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies at Colégio Pedro II (NEABICP2). With the objective to get to know the teachers and their motivations, the questionnaire and the interview semi-structured were used as methodological instruments. Considering the education history of black people in Brazil and the meanings of teacher education, the contact with the field and with subjects of the research highlighted the formative gap in relation to the theme of ethnic-racial relations, but also the possibility of the existence of a different curriculum, in Ererebá, based on pluriversal view, decolonial and counter-hegemonic vision, which meets the academic demands and subjective of these professionals. It was concluded that the theachers, in their majority black people, seek, in this specialization, to nourish themselves with references, experiences and knowledge constructed from African, aphrodiasporic and indigenous matrices to be able to modify the school contexts in which they operate and positively impact the lives of theirstudents.MAXWELLVERA MARIA FERRAO CANDAUCAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ2020-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49963porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49963Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS [pt] EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BUSCAS E INQUIETAÇÕES |
title |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS |
spellingShingle |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS CAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ [pt] RELACAO ETNICO-RACIAL [pt] CONSTRUCAO DA IDENTIDADE RACIAL [pt] EDUCACAO ANTIRRACISTA [pt] FORMACAO CONTINUADA [pt] DECOLONIALIDADE [en] ETHNIC-RACIAL RELATION [en] CONSTRUCTION OF RACIA IDENTITY [en] ANTI-RACIST EDUCATION [en] PROFESSIONAL TRAINING [en] DECOLONIALITY |
title_short |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS |
title_full |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS |
title_fullStr |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS |
title_full_unstemmed |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS |
title_sort |
[en] EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS |
author |
CAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ |
author_facet |
CAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] RELACAO ETNICO-RACIAL [pt] CONSTRUCAO DA IDENTIDADE RACIAL [pt] EDUCACAO ANTIRRACISTA [pt] FORMACAO CONTINUADA [pt] DECOLONIALIDADE [en] ETHNIC-RACIAL RELATION [en] CONSTRUCTION OF RACIA IDENTITY [en] ANTI-RACIST EDUCATION [en] PROFESSIONAL TRAINING [en] DECOLONIALITY |
topic |
[pt] RELACAO ETNICO-RACIAL [pt] CONSTRUCAO DA IDENTIDADE RACIAL [pt] EDUCACAO ANTIRRACISTA [pt] FORMACAO CONTINUADA [pt] DECOLONIALIDADE [en] ETHNIC-RACIAL RELATION [en] CONSTRUCTION OF RACIA IDENTITY [en] ANTI-RACIST EDUCATION [en] PROFESSIONAL TRAINING [en] DECOLONIALITY |
description |
[pt] Esta pesquisa visou investigar as buscas e as inquietações de professores inscritos no curso de pós-graduação lato sensu em educação das relações étnico-raciais, de modo a contribuir para o debate da demanda de formação continuada de professores a partir de políticas curriculares antirracistas, como a lei 10.639/03. A pesquisa qualitativa realizou-se no curso de pós-graduação em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico, o Ererebá, iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABICP2). Com o objetivo de conhecer os docentes e suas motivações, utilizaram-se o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos metodológicos. Considerando a história da educação do negro no Brasil e os sentidos da formação docente, o contato com o campo e com os sujeitos da pesquisa evidenciou a lacuna formativa em relação à temática das relações étnico-raciais, mas também a possibilidade de existência de um currículo outro, no Ererebá, pautado em uma visão pluriversal, decolonial e contra-hegemônica, que vai ao encontro das demandas acadêmicas e subjetivas desses profissionais. Concluiu-se que os docentes, em sua maioria negros, buscam, nesta especialização, nutrir-se de referências, experiências e conhecimentos construídos a partir de matrizes africanas, afrodiaspóricas e indígenas por si mesmos como sujeitos em formação e para que sejam capazes de modificar os contextos escolares em que atuam, impactando positivamente a vida de seus alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49963 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822623953027072 |