DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRE WELLER
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2
Resumo: Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos.
id PUC_RIO-1_38710d9fae62caa0d8b59785809f8f9e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:60193
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROTDESIGN E DIREÇÃO DE ARTE: ENSINANDO COM O TARÔ DA DIREÇÃO DE ARTE2022-04-13LUIZA NOVAES75381788720lattes.cnpq.br/5335191858617545JOÃO DE SÁ BONELLI01803707747lattes.cnpq.br/4223050992886738JOÃO DE SÁ BONELLI01803707747lattes.cnpq.br/4223050992886738LUIZA NOVAESJOÃO DE SÁ BONELLIJOÃO DE SÁ BONELLIVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMAISAAC PIPANO ALCANTARILLA02342027770ANDRE WELLERPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos.This research starts from the understanding of Art Direction as a multidisciplinary area of knowledge capable of planning, designing and constructing visualities for both narrative works and environments. It aims to contribute to the teaching of Art Direction in an expanded way, as a Design process. In this project perspective, there are a number of intersections in the field between Design and Art Direction. A reflection on the role of the Designer and the Art Direction as agents of space transformation and users of systematic processes is elaborated in the research. The focus of the study is on the learning process of students of Art Direction. Its object of study is an own and unprecedented Art Direction teaching methodology developed by the research author, the Art Direction Tarot, in which students learn and elaborate their projects in a playful way, through a dynamic with letters. In the dynamics, letters drawn by the students provide the indication of a specific environment with spatial and temporal cut, and the student is then encouraged to develop a visual universe appropriate to the situation, exercising his creativity and his look at the Art Direction. Based on a theoretical study, the analysis of the experience of applying this developed practice and interviews with students and professionals in the areas involved, the intention is to discuss the Tarot methodology of Art Direction, as well as evaluating news possibilities of in other contexts.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60193Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv DESIGN E DIREÇÃO DE ARTE: ENSINANDO COM O TARÔ DA DIREÇÃO DE ARTE
title DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
spellingShingle DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
ANDRE WELLER
title_short DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
title_full DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
title_fullStr DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
title_full_unstemmed DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
title_sort DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANDRE WELLER
author_facet ANDRE WELLER
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZA NOVAES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 75381788720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5335191858617545
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv JOÃO DE SÁ BONELLI
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 01803707747
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4223050992886738
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv JOÃO DE SÁ BONELLI
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 01803707747
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4223050992886738
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZA NOVAES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOÃO DE SÁ BONELLI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOÃO DE SÁ BONELLI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ISAAC PIPANO ALCANTARILLA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02342027770
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRE WELLER
contributor_str_mv LUIZA NOVAES
JOÃO DE SÁ BONELLI
JOÃO DE SÁ BONELLI
LUIZA NOVAES
JOÃO DE SÁ BONELLI
JOÃO DE SÁ BONELLI
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
ISAAC PIPANO ALCANTARILLA
description Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324964943003648