[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60193 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos. |
id |
PUC_RIO-1_38710d9fae62caa0d8b59785809f8f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:60193 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT[pt] DESIGN E DIREÇÃO DE ARTE: ENSINANDO COM O TARÔ DA DIREÇÃO DE ARTE[pt] DESIGN[pt] DESIGN DE PRODUCAO[pt] DIRECAO DE ARTE[pt] METODOLOGIA[pt] ENSINO[en] DESIGN[en] PRODUCTION DESIGN[en] DIRECTION OF ART[en] METHODOLOGY[en] TEACHING[pt] Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos.[en] This research starts from the understanding of Art Direction as a multidisciplinary area of knowledge capable of planning, designing and constructing visualities for both narrative works and environments. It aims to contribute to the teaching of Art Direction in an expanded way, as a Design process. In this project perspective, there are a number of intersections in the field between Design and Art Direction. A reflection on the role of the Designer and the Art Direction as agents of space transformation and users of systematic processes is elaborated in the research. The focus of the study is on the learning process of students of Art Direction. Its object of study is an own and unprecedented Art Direction teaching methodology developed by the research author, the Art Direction Tarot, in which students learn and elaborate their projects in a playful way, through a dynamic with letters. In the dynamics, letters drawn by the students provide the indication of a specific environment with spatial and temporal cut, and the student is then encouraged to develop a visual universe appropriate to the situation, exercising his creativity and his look at the Art Direction. Based on a theoretical study, the analysis of the experience of applying this developed practice and interviews with students and professionals in the areas involved, the intention is to discuss the Tarot methodology of Art Direction, as well as evaluating news possibilities of in other contexts.MAXWELLLUIZA NOVAESLUIZA NOVAESANDRE WELLER2022-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60193porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-16T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60193Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT [pt] DESIGN E DIREÇÃO DE ARTE: ENSINANDO COM O TARÔ DA DIREÇÃO DE ARTE |
title |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT |
spellingShingle |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT ANDRE WELLER [pt] DESIGN [pt] DESIGN DE PRODUCAO [pt] DIRECAO DE ARTE [pt] METODOLOGIA [pt] ENSINO [en] DESIGN [en] PRODUCTION DESIGN [en] DIRECTION OF ART [en] METHODOLOGY [en] TEACHING |
title_short |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT |
title_full |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT |
title_fullStr |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT |
title_full_unstemmed |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT |
title_sort |
[en] DESIGN AND ART DIRECTION: TEACHING WITH THE ART DIRECTION TAROT |
author |
ANDRE WELLER |
author_facet |
ANDRE WELLER |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIZA NOVAES LUIZA NOVAES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRE WELLER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] DESIGN [pt] DESIGN DE PRODUCAO [pt] DIRECAO DE ARTE [pt] METODOLOGIA [pt] ENSINO [en] DESIGN [en] PRODUCTION DESIGN [en] DIRECTION OF ART [en] METHODOLOGY [en] TEACHING |
topic |
[pt] DESIGN [pt] DESIGN DE PRODUCAO [pt] DIRECAO DE ARTE [pt] METODOLOGIA [pt] ENSINO [en] DESIGN [en] PRODUCTION DESIGN [en] DIRECTION OF ART [en] METHODOLOGY [en] TEACHING |
description |
[pt] Esta pesquisa parte do entendimento da Direção de Arte como uma área multidisciplinar de conhecimento capaz de planejar, projetar e construir visualidades tanto para obras narrativas como para ambientações. Tem como objetivo contribuir para o ensino da Direção de Arte de forma ampliada, como um processo de Design. Nessa perspectiva projetual, verifica-se uma série de interseções entre o Design e a Direção de Arte. Uma reflexão sobre a atuação do Designer e do Diretor de Arte como agentes de transformação do espaço e usuários de processos sistemáticos é elaborada na pesquisa. O foco do estudo concentra-se no processo de aprendizagem de estudantes de Direção de Arte. Tem como objeto de estudo uma prática de ensino de Direção de Arte própria e inédita desenvolvida pelo autor da pesquisa, o Tarô da Direção de Arte, na qual os alunos aprendem e elaboram seus projetos de forma lúdica, por meio de uma dinâmica com cartas. Nesta prática, cartas sorteadas pelos alunos fornecem a indicação de um ambiente específico com corte espacial e temporal e o aluno é então estimulado a elaborar um universo visual próprio para a situação, exercitando sua criatividade e seu olhar para a Direção de Arte. A partir de estudo teórico, da análise da experiência de aplicação dessa prática desenvolvida e de entrevistas com alunos e profissionais das áreas envolvidas, pretende-se discutir a prática do Tarô da Direção de Arte, bem como conhecer novas possibilidades para a sua aplicação em outros contextos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60193 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60193@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822637557252096 |