[pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAFAEL MORELLO FERNANDES
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8424
Resumo: [pt] Com a Modernidade, estruturou-se uma nova forma de compreensão humana, um novo paradigma, que, naqueles aspectos que interessam ao nosso trabalho pode ser caracterizada pelo predomínio da racionalidade científica como critério absoluto da verdade. Isto colocava um problema para a fé cristã na medida em que parecia impossível, então, um discurso racional sobre Deus, já que este não era verificável pelo método científico. Como maneira de dialogar com este novo paradigma, numerosos teólogos começaram a elaborar suas reflexões sobre Deus partindo, não mais da natureza, mais da existência humana. Entre eles se encontra Karl Rahner, teólogo alemão e um dos grandes nomes da Igreja no século passado. Ele aplicou à teologia o método transcendental que se perguntava pelas condições de possibilidade do sujeito para o conhecimento. Rahner, a partir da inteligência e liberdade humana chega a Deus como o Mistério último, o horizonte ilimitado que possibilita a própria subjetividade humana. Deste modo, quando este Mistério se dá a nós, por meio da Encarnação e da Graça, ele não é algo extrínseco, mas apesar de indevido, satisfaz plenamente a nossa própria natureza. Isto postula uma relação universal de todo ser humano com Deus, mesmo que nesse nível de experiência, ele não seja assim denominado. Se Deus não é uma realidade ao lado de outras, mas está sempre implicado na experiência humana, mesmo os aspectos mais profanos da vida estão a ele ligados, e alguém pode estar numa autêntica relação com ele, mesmo que o negue conscientemente.
id PUC_RIO-1_393782b56cdd3063b78de460691a7da6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:8424
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER[en] THE HUMAN BEING: THE MEETING PLACE WITH GOD KARL RAHNER'S TRANSCENDENTAL EXPERIENCE AND DIVINE SELF-COMMUNICATION[pt] MODERNIDADE[pt] EXPERIENCIA TRANSCENDENTAL[pt] REVELACAO[pt] ENCARNACAO[pt] A GRACA[en] MODERNITY[en] TRANSCENDENTAL EXPERIENCE[en] REVELATION[en] INCARNATION[en] GRACE[pt] Com a Modernidade, estruturou-se uma nova forma de compreensão humana, um novo paradigma, que, naqueles aspectos que interessam ao nosso trabalho pode ser caracterizada pelo predomínio da racionalidade científica como critério absoluto da verdade. Isto colocava um problema para a fé cristã na medida em que parecia impossível, então, um discurso racional sobre Deus, já que este não era verificável pelo método científico. Como maneira de dialogar com este novo paradigma, numerosos teólogos começaram a elaborar suas reflexões sobre Deus partindo, não mais da natureza, mais da existência humana. Entre eles se encontra Karl Rahner, teólogo alemão e um dos grandes nomes da Igreja no século passado. Ele aplicou à teologia o método transcendental que se perguntava pelas condições de possibilidade do sujeito para o conhecimento. Rahner, a partir da inteligência e liberdade humana chega a Deus como o Mistério último, o horizonte ilimitado que possibilita a própria subjetividade humana. Deste modo, quando este Mistério se dá a nós, por meio da Encarnação e da Graça, ele não é algo extrínseco, mas apesar de indevido, satisfaz plenamente a nossa própria natureza. Isto postula uma relação universal de todo ser humano com Deus, mesmo que nesse nível de experiência, ele não seja assim denominado. Se Deus não é uma realidade ao lado de outras, mas está sempre implicado na experiência humana, mesmo os aspectos mais profanos da vida estão a ele ligados, e alguém pode estar numa autêntica relação com ele, mesmo que o negue conscientemente.[en] The Modern Era witnessed the structuring of a new form of human comprehension, a new paradigm, which, in those aspects of interest to our work, is characterized by the prevalence of scientific rationality as the absolute criterion of truth. This constituted a problem for the Christian faith as it appeared to eliminate any possibility of rational discussion regarding God, an entity whose existence is impossible to prove through scientific methods. To enable an exchange with this new paradigm, many theologians began developing their thoughts concerning God, basing them on human experience instead of nature. One of these was Karl Rahner, a German theologian and a prominent name of the Church in the last century. He applied the transcendental method to Theology, which questioned the necessary conditions for knowledge. Rahner, based on human intelligence and freedom, perceives God as the Absolute Mystery, the unlimited horizon that makes human subjectivity itself possible. Thus, when this Mystery reveals itself to us, through God's Incarnation and Grace, it is not extrinsic; however, despite being unwarranted, it fully satisfies our own nature. This postulates that there is a universal relationship between every human being and God, even if, on this level of experience, it not designated as such. If God is not a reality alongside others, but is always implicated in human experience, then even the more profane aspects of life are linked to God, and a person can be in a genuine relationship with Him, even if he/she consciously denies His existence.MAXWELLMARIO DE FRANCA MIRANDARAFAEL MORELLO FERNANDES2006-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8424porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8424Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
[en] THE HUMAN BEING: THE MEETING PLACE WITH GOD KARL RAHNER'S TRANSCENDENTAL EXPERIENCE AND DIVINE SELF-COMMUNICATION
title [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
spellingShingle [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
RAFAEL MORELLO FERNANDES
[pt] MODERNIDADE
[pt] EXPERIENCIA TRANSCENDENTAL
[pt] REVELACAO
[pt] ENCARNACAO
[pt] A GRACA
[en] MODERNITY
[en] TRANSCENDENTAL EXPERIENCE
[en] REVELATION
[en] INCARNATION
[en] GRACE
title_short [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
title_full [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
title_fullStr [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
title_full_unstemmed [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
title_sort [pt] O SER HUMANO: LOCAL DO ENCONTRO COM DEUS ABERTURA TRANSCENDENTAL E AUTOCOMUNICAÇÃO DIVINA EM KARL RAHNER
author RAFAEL MORELLO FERNANDES
author_facet RAFAEL MORELLO FERNANDES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIO DE FRANCA MIRANDA
dc.contributor.author.fl_str_mv RAFAEL MORELLO FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MODERNIDADE
[pt] EXPERIENCIA TRANSCENDENTAL
[pt] REVELACAO
[pt] ENCARNACAO
[pt] A GRACA
[en] MODERNITY
[en] TRANSCENDENTAL EXPERIENCE
[en] REVELATION
[en] INCARNATION
[en] GRACE
topic [pt] MODERNIDADE
[pt] EXPERIENCIA TRANSCENDENTAL
[pt] REVELACAO
[pt] ENCARNACAO
[pt] A GRACA
[en] MODERNITY
[en] TRANSCENDENTAL EXPERIENCE
[en] REVELATION
[en] INCARNATION
[en] GRACE
description [pt] Com a Modernidade, estruturou-se uma nova forma de compreensão humana, um novo paradigma, que, naqueles aspectos que interessam ao nosso trabalho pode ser caracterizada pelo predomínio da racionalidade científica como critério absoluto da verdade. Isto colocava um problema para a fé cristã na medida em que parecia impossível, então, um discurso racional sobre Deus, já que este não era verificável pelo método científico. Como maneira de dialogar com este novo paradigma, numerosos teólogos começaram a elaborar suas reflexões sobre Deus partindo, não mais da natureza, mais da existência humana. Entre eles se encontra Karl Rahner, teólogo alemão e um dos grandes nomes da Igreja no século passado. Ele aplicou à teologia o método transcendental que se perguntava pelas condições de possibilidade do sujeito para o conhecimento. Rahner, a partir da inteligência e liberdade humana chega a Deus como o Mistério último, o horizonte ilimitado que possibilita a própria subjetividade humana. Deste modo, quando este Mistério se dá a nós, por meio da Encarnação e da Graça, ele não é algo extrínseco, mas apesar de indevido, satisfaz plenamente a nossa própria natureza. Isto postula uma relação universal de todo ser humano com Deus, mesmo que nesse nível de experiência, ele não seja assim denominado. Se Deus não é uma realidade ao lado de outras, mas está sempre implicado na experiência humana, mesmo os aspectos mais profanos da vida estão a ele ligados, e alguém pode estar numa autêntica relação com ele, mesmo que o negue conscientemente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8424
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8424@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822558035345408