PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LENON ARAUJO DE MATOS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@2
Resumo: A dissertação tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a permanência dos alunos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Trata-se de um estudo de caso de cunho longitudinal sobre a trajetória dos alunos ingressantes em 2014 nos cursos de Hospedagem e de Petróleo e Gás, abrangendo os anos letivos de 2014, 2015 e 2016. Foram realizadas consultas aos registros institucionais, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas para compreender as trajetórias dos alunos e suas percepções sobre os fatores que influenciaram sua permanência e/ou evasão. O trabalho inclui um breve histórico sobre a trajetória do ensino médio profissional e a recente expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para então contextualizar e caracterizar a instituição e seu respectivo programa de Assistência Estudantil. Traça-se então um perfil sociodemográfico dos alunos e descreve-se suas trajetórias nos cursos técnicos integrados do IFF campus Cabo Frio. Discute-se em seguida os resultados observados em relação aos fatores de evasão e de permanência na instituição. O estudo aponta a retenção total ou parcial, os atrasos e interrupções do ano letivo devido às greves, a extensa carga horária dos cursos e a grande quantidade de tarefas como fatores que podem influenciar a evasão. Como fatores que influenciam a permanência destaca-se a qualidade da escola, das aulas e do ensino médio ofertado, as boas relações entre alunos, professores e funcionários, o incentivo à autonomia dos alunos e os benefícios de Assistência Estudantil.
id PUC_RIO-1_3b7e6a93c4b9530cced82718ba609488
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35481
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIOPERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO2018-06-28CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHOLUIZ CARLOS DE SOUZASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA10882598716lattes.cnpq.br/1603145871320593LENON ARAUJO DE MATOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA dissertação tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a permanência dos alunos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Trata-se de um estudo de caso de cunho longitudinal sobre a trajetória dos alunos ingressantes em 2014 nos cursos de Hospedagem e de Petróleo e Gás, abrangendo os anos letivos de 2014, 2015 e 2016. Foram realizadas consultas aos registros institucionais, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas para compreender as trajetórias dos alunos e suas percepções sobre os fatores que influenciaram sua permanência e/ou evasão. O trabalho inclui um breve histórico sobre a trajetória do ensino médio profissional e a recente expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para então contextualizar e caracterizar a instituição e seu respectivo programa de Assistência Estudantil. Traça-se então um perfil sociodemográfico dos alunos e descreve-se suas trajetórias nos cursos técnicos integrados do IFF campus Cabo Frio. Discute-se em seguida os resultados observados em relação aos fatores de evasão e de permanência na instituição. O estudo aponta a retenção total ou parcial, os atrasos e interrupções do ano letivo devido às greves, a extensa carga horária dos cursos e a grande quantidade de tarefas como fatores que podem influenciar a evasão. Como fatores que influenciam a permanência destaca-se a qualidade da escola, das aulas e do ensino médio ofertado, as boas relações entre alunos, professores e funcionários, o incentivo à autonomia dos alunos e os benefícios de Assistência Estudantil.The dissertation aims to identify the factors that influence the permanence of the students of the Integrated Technical Education of the Fluminense Federal Institute campus Cabo Frio. This is a longitudinal case study about the trajectory of incoming students in 2014 in the courses of Accommodation and Oil and Gas, covering the academic years of 2014, 2015 and 2016. Institutional records were consulted, questionnaires were applied to the students and semi-structured interviews were used to understand the students trajectories and their perceptions about the factors that influenced their permanence and / or dropout. The work includes a brief history about the trajectory of secondary vocational education and the recent expansion of the Federal Network of Vocational and Technological Education to contextualize and characterize the institution and its respective Student Assistance program. A sociodemographic profile of the students is then traced and their trajectories are described in the integrated technical courses of the IFF campus Cabo Frio. We then discuss the results observed in relation to the dropout and permanence factors in the institution. The study points the total or partial retention, the delays and interruptions of the school year due to staff s strikes, the extensive course load and the large number of tasks as factors that can influence dropout. Factors that influence permanence are the quality of the school, of classes and high school offered, the good relations between students, teachers and employees, the encouragement of student autonomy and the benefits of Student Assistance.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:10Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35481Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
title PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
spellingShingle PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
LENON ARAUJO DE MATOS
title_short PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
title_full PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
title_fullStr PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
title_full_unstemmed PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
title_sort PERMANENCE IN SECONDARY-VOCATIONAL EDUCATION: THE CASE OF INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CABO FRIO
author LENON ARAUJO DE MATOS
author_facet LENON ARAUJO DE MATOS
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ CARLOS DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10882598716
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1603145871320593
dc.contributor.author.fl_str_mv LENON ARAUJO DE MATOS
contributor_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
LUIZ CARLOS DE SOUZA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
description A dissertação tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a permanência dos alunos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. Trata-se de um estudo de caso de cunho longitudinal sobre a trajetória dos alunos ingressantes em 2014 nos cursos de Hospedagem e de Petróleo e Gás, abrangendo os anos letivos de 2014, 2015 e 2016. Foram realizadas consultas aos registros institucionais, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas para compreender as trajetórias dos alunos e suas percepções sobre os fatores que influenciaram sua permanência e/ou evasão. O trabalho inclui um breve histórico sobre a trajetória do ensino médio profissional e a recente expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para então contextualizar e caracterizar a instituição e seu respectivo programa de Assistência Estudantil. Traça-se então um perfil sociodemográfico dos alunos e descreve-se suas trajetórias nos cursos técnicos integrados do IFF campus Cabo Frio. Discute-se em seguida os resultados observados em relação aos fatores de evasão e de permanência na instituição. O estudo aponta a retenção total ou parcial, os atrasos e interrupções do ano letivo devido às greves, a extensa carga horária dos cursos e a grande quantidade de tarefas como fatores que podem influenciar a evasão. Como fatores que influenciam a permanência destaca-se a qualidade da escola, das aulas e do ensino médio ofertado, as boas relações entre alunos, professores e funcionários, o incentivo à autonomia dos alunos e os benefícios de Assistência Estudantil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35481@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940832047104