FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@2
Resumo: Esta dissertação foca no tipo de linguagem usada em anúncios e propagandas de celular e no seu impacto como fonte de informações para o comportamento do consumidor. Esses instrumentos de publicidade podem chegar a não ser compreendidos não só por cerca de 1/3 da população, que é considerada analfabeta funcional geral, mas também por outros que não entendem linguagem técnica e termos estrangeiros. Esse fato pode acarretar grandes perdas financeiras e mau uso da ferramenta de comunicação de marketing. Esta pesquisa foi inspirada no S-TOFHLA, que é um teste internacional de letramento usado na área de saúde. Ela mediu a capacidade dos respondentes de entender aspectos e atributos usados nos anúncios de mídia impressa sobre celulares. Para isso, foi desenvolvido um questionário inspirado na técnica de cloze, que consiste no preenchimento de lacunas com a palavra mais adequada, contendo quatro opções de múltipla escolha para cada questão. Esse teste foi aplicado em 202 respondentes e as respostas contribuíram para avaliar a sua compreensão sobre o tema. Os resultados evidenciam que os respondentes, segundo seus níveis de renda, escolaridade, idade e sexo têm níveis de entendimento diferentes sobre o tema. Quanto maior, por exemplo, o nível de escolaridade do respondente maior a sua pontuação no teste. Isso reforça a idéia de se reavaliar a clareza, a inteligibilidade e a especificidade desses materiais promocionais. Finalmente o estudo salienta a importância de as mensagens e os elementos usados nesses anúncios se tornem instrumentos mais sensíveis ao letramento dos diferentes públicos e consequentemente mais eficazes na comunicação publicitária. O estudo deixa clara a necessidade latente de mudanças para a comunicação de marketing.
id PUC_RIO-1_3c5d0d96756449ee3929140af94082a3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16525
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS O LETRAMENTO FUNCIONAL O ENTENDIMENTO DA COMUNICAÇÃO EM ANÚNCIOS DE CELULAR 2010-05-06PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA02383985791lattes.cnpq.br/1660956627509736PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAANGELUCCIA BERNARDES HABERTMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREsta dissertação foca no tipo de linguagem usada em anúncios e propagandas de celular e no seu impacto como fonte de informações para o comportamento do consumidor. Esses instrumentos de publicidade podem chegar a não ser compreendidos não só por cerca de 1/3 da população, que é considerada analfabeta funcional geral, mas também por outros que não entendem linguagem técnica e termos estrangeiros. Esse fato pode acarretar grandes perdas financeiras e mau uso da ferramenta de comunicação de marketing. Esta pesquisa foi inspirada no S-TOFHLA, que é um teste internacional de letramento usado na área de saúde. Ela mediu a capacidade dos respondentes de entender aspectos e atributos usados nos anúncios de mídia impressa sobre celulares. Para isso, foi desenvolvido um questionário inspirado na técnica de cloze, que consiste no preenchimento de lacunas com a palavra mais adequada, contendo quatro opções de múltipla escolha para cada questão. Esse teste foi aplicado em 202 respondentes e as respostas contribuíram para avaliar a sua compreensão sobre o tema. Os resultados evidenciam que os respondentes, segundo seus níveis de renda, escolaridade, idade e sexo têm níveis de entendimento diferentes sobre o tema. Quanto maior, por exemplo, o nível de escolaridade do respondente maior a sua pontuação no teste. Isso reforça a idéia de se reavaliar a clareza, a inteligibilidade e a especificidade desses materiais promocionais. Finalmente o estudo salienta a importância de as mensagens e os elementos usados nesses anúncios se tornem instrumentos mais sensíveis ao letramento dos diferentes públicos e consequentemente mais eficazes na comunicação publicitária. O estudo deixa clara a necessidade latente de mudanças para a comunicação de marketing.This thesis focuses on the type of language used in advertisements and publications for cell phones and its impact as a source of information for the consumer behavior. These publication instruments can actually be not understood by about 1/3 of the population, which is considered functional illiterate, but by others that don’t understand technical languages, jargons, and foreign terms. This fact can result in large financial losses and misapplication of the marketing communication tools. The research at issue was inspired by S-TOHFLA, which is an international test of functional health literacy of patients used in the health care setting. It measured the ability of the respondents to understand aspects and attributes used in press media advertisements about cell phones. Thereto, a test was inspired by the Cloze procedure which consists in fulfilling gaps with the most appropriate word, containing four multiple choice options for each question. That test was administrated to 202 respondents, and the answers contributed to assess their comprehension about the theme. The results point out that the respondents, according to their level of income, literacy, age and gender, have different levels of understanding the subject - for example, the higher the level of literacy of the respondent, the higher his or her score in the test. That reinforces the idea of reassess the clarity, intelligibility and the specificity of these promotional materials. Finally, this study stresses out the importance of messages and elements, used in advertisements, to become more sensitive to the literacy of different audiences and consequently, to be more effective in the advertising community. This study clarifies the latent need of changes for the marketing communication.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16525Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O LETRAMENTO FUNCIONAL O ENTENDIMENTO DA COMUNICAÇÃO EM ANÚNCIOS DE CELULAR
title FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
spellingShingle FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO
title_short FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
title_full FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
title_fullStr FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
title_full_unstemmed FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
title_sort FUNCTIONAL LITERACY AND THE UNDERSTANDING OF CELL PHONE PRINTED PROMOTIONS
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO
author_facet MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02383985791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1660956627509736
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO
contributor_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
description Esta dissertação foca no tipo de linguagem usada em anúncios e propagandas de celular e no seu impacto como fonte de informações para o comportamento do consumidor. Esses instrumentos de publicidade podem chegar a não ser compreendidos não só por cerca de 1/3 da população, que é considerada analfabeta funcional geral, mas também por outros que não entendem linguagem técnica e termos estrangeiros. Esse fato pode acarretar grandes perdas financeiras e mau uso da ferramenta de comunicação de marketing. Esta pesquisa foi inspirada no S-TOFHLA, que é um teste internacional de letramento usado na área de saúde. Ela mediu a capacidade dos respondentes de entender aspectos e atributos usados nos anúncios de mídia impressa sobre celulares. Para isso, foi desenvolvido um questionário inspirado na técnica de cloze, que consiste no preenchimento de lacunas com a palavra mais adequada, contendo quatro opções de múltipla escolha para cada questão. Esse teste foi aplicado em 202 respondentes e as respostas contribuíram para avaliar a sua compreensão sobre o tema. Os resultados evidenciam que os respondentes, segundo seus níveis de renda, escolaridade, idade e sexo têm níveis de entendimento diferentes sobre o tema. Quanto maior, por exemplo, o nível de escolaridade do respondente maior a sua pontuação no teste. Isso reforça a idéia de se reavaliar a clareza, a inteligibilidade e a especificidade desses materiais promocionais. Finalmente o estudo salienta a importância de as mensagens e os elementos usados nesses anúncios se tornem instrumentos mais sensíveis ao letramento dos diferentes públicos e consequentemente mais eficazes na comunicação publicitária. O estudo deixa clara a necessidade latente de mudanças para a comunicação de marketing.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16525@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324907240914944