[pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53915
Resumo: [pt] Nos últimos anos, a Primeira Infância entrou na agenda pública. Além do aumento da atenção por parte da academia, de órgãos internacionais e de organizações não governamentais, a agenda pública também passou a valorizar a temática, tendo como seu principal resultado a promulgação do Marco Legal da Primeira Infância (MLPI, Lei 13.257 de 2016). Partindo dessa constatação, essa dissertação teve como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a escolha de políticas e ações que priorizam a Primeira Infância na agenda pública brasileira. Para analisar os fatores que fundamentam o surgimento e intensificação de políticas e ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças na Primeira Infância, esta investigação, de caráter qualitativo, partiu da contribuição dos Estudos da Infância que veem a infância como construção social que se modifica ao longo do processo histórico. Para tanto, foram abordados aspectos relativos à construção social da Infância e da Primeira Infância; as principais abordagens que influenciaram as narrativas, legislações e programas sociais voltadas para a Primeira Infância; os ciclos das políticas públicas, formação de agenda e as diferentes maneiras como os diversos atores sociais se relacionam, além de uma análise do contexto socioeconômico brasileiro dos indicadores acerca da Primeira Infância. Concluiuse que, apesar do MLPI ter partido do princípio de garantia dos direitos, o discurso dominante no Brasil parte majoritariamente das perspectivas da neurociência e da economia no que tange à importância do investimento na Primeira Infância. Ademais, apesar da Primeira Infância ter entrado na agenda pública brasileira, estas conquistas ainda pouco se refletem nas vidas das crianças brasileiras.
id PUC_RIO-1_3ea47ddb22419ee32487bbf30ac329e6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:53915
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA [en] SOCIAL CONSTRUCTION OF EARLY CHILDHOOD AND ITS PRIORITIZATION IN THE BRAZILIAN PUBLIC AGENDA [pt] PRIMEIRA INFANCIA[pt] AGENDA SETTING[pt] MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFANCIA[pt] POLITICA PUBLICA[en] EARLY CHILDHOOD[en] AGENDA SETTING[en] LEGAL FRAMEWORK FOR EARLY CHILDHOOD[en] PUBLIC POLICY[pt] Nos últimos anos, a Primeira Infância entrou na agenda pública. Além do aumento da atenção por parte da academia, de órgãos internacionais e de organizações não governamentais, a agenda pública também passou a valorizar a temática, tendo como seu principal resultado a promulgação do Marco Legal da Primeira Infância (MLPI, Lei 13.257 de 2016). Partindo dessa constatação, essa dissertação teve como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a escolha de políticas e ações que priorizam a Primeira Infância na agenda pública brasileira. Para analisar os fatores que fundamentam o surgimento e intensificação de políticas e ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças na Primeira Infância, esta investigação, de caráter qualitativo, partiu da contribuição dos Estudos da Infância que veem a infância como construção social que se modifica ao longo do processo histórico. Para tanto, foram abordados aspectos relativos à construção social da Infância e da Primeira Infância; as principais abordagens que influenciaram as narrativas, legislações e programas sociais voltadas para a Primeira Infância; os ciclos das políticas públicas, formação de agenda e as diferentes maneiras como os diversos atores sociais se relacionam, além de uma análise do contexto socioeconômico brasileiro dos indicadores acerca da Primeira Infância. Concluiuse que, apesar do MLPI ter partido do princípio de garantia dos direitos, o discurso dominante no Brasil parte majoritariamente das perspectivas da neurociência e da economia no que tange à importância do investimento na Primeira Infância. Ademais, apesar da Primeira Infância ter entrado na agenda pública brasileira, estas conquistas ainda pouco se refletem nas vidas das crianças brasileiras.[en] In recent years, Early Childhood has entered the public agenda. In addition to increased attention from academia, international organization and nongovernmental organizations, a public agenda has also started to value the issue, with the main result being the enactment of the Legal Framework for Early Childhood (MLPI, Law 13,257 of 2016) . Based on this finding, this dissertation aimed to analyze the factors that contributed to the choice of policies and actions that prioritize Early Childhood in the brazilian public agenda. To assess the factors that underlie the emergence and intensification of policies and actions aimed at guaranteeing the rights of children in Early Childhood, this qualitative investigation starts from the contribution of Childhood Studies that see childhood as a social construction that changes. throughout the historical process. To this end, aspects related to the social construction of Childhood and Early Childhood were analyzed; the main approaches that influence narratives, legislation and social programs aimed at Early Childhood; the cycle of public policies, agenda setting and how the different social actors relate to each other, in addition besides one to an analysis of the Brazilian socioeconomic context of indicators relating to Early Childhood. It was concluded that, despite the MLPI starting from the principle of guaranteeing rights, the dominant discourse in Brazil are mostly from the perspectives of neuroscience and economics. Furthermore, despite Early Childhood having entered the Brazilian public agenda, these achievements are still little reflected in the lives of Brazilian children.MAXWELLIRENE RIZZINICAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53915porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53915Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
[en] SOCIAL CONSTRUCTION OF EARLY CHILDHOOD AND ITS PRIORITIZATION IN THE BRAZILIAN PUBLIC AGENDA
title [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
spellingShingle [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
[pt] PRIMEIRA INFANCIA
[pt] AGENDA SETTING
[pt] MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFANCIA
[pt] POLITICA PUBLICA
[en] EARLY CHILDHOOD
[en] AGENDA SETTING
[en] LEGAL FRAMEWORK FOR EARLY CHILDHOOD
[en] PUBLIC POLICY
title_short [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
title_full [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
title_fullStr [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
title_full_unstemmed [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
title_sort [pt] CONSTRUÇÃO SOCIAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA E SUA PRIORIZAÇÃO NA AGENDA PÚBLICA BRASILEIRA
author CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
author_facet CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IRENE RIZZINI
dc.contributor.author.fl_str_mv CAROLINA TERRA QUIRINO DA COSTA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PRIMEIRA INFANCIA
[pt] AGENDA SETTING
[pt] MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFANCIA
[pt] POLITICA PUBLICA
[en] EARLY CHILDHOOD
[en] AGENDA SETTING
[en] LEGAL FRAMEWORK FOR EARLY CHILDHOOD
[en] PUBLIC POLICY
topic [pt] PRIMEIRA INFANCIA
[pt] AGENDA SETTING
[pt] MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFANCIA
[pt] POLITICA PUBLICA
[en] EARLY CHILDHOOD
[en] AGENDA SETTING
[en] LEGAL FRAMEWORK FOR EARLY CHILDHOOD
[en] PUBLIC POLICY
description [pt] Nos últimos anos, a Primeira Infância entrou na agenda pública. Além do aumento da atenção por parte da academia, de órgãos internacionais e de organizações não governamentais, a agenda pública também passou a valorizar a temática, tendo como seu principal resultado a promulgação do Marco Legal da Primeira Infância (MLPI, Lei 13.257 de 2016). Partindo dessa constatação, essa dissertação teve como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a escolha de políticas e ações que priorizam a Primeira Infância na agenda pública brasileira. Para analisar os fatores que fundamentam o surgimento e intensificação de políticas e ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças na Primeira Infância, esta investigação, de caráter qualitativo, partiu da contribuição dos Estudos da Infância que veem a infância como construção social que se modifica ao longo do processo histórico. Para tanto, foram abordados aspectos relativos à construção social da Infância e da Primeira Infância; as principais abordagens que influenciaram as narrativas, legislações e programas sociais voltadas para a Primeira Infância; os ciclos das políticas públicas, formação de agenda e as diferentes maneiras como os diversos atores sociais se relacionam, além de uma análise do contexto socioeconômico brasileiro dos indicadores acerca da Primeira Infância. Concluiuse que, apesar do MLPI ter partido do princípio de garantia dos direitos, o discurso dominante no Brasil parte majoritariamente das perspectivas da neurociência e da economia no que tange à importância do investimento na Primeira Infância. Ademais, apesar da Primeira Infância ter entrado na agenda pública brasileira, estas conquistas ainda pouco se refletem nas vidas das crianças brasileiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53915
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53915&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790183313375232