[en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GREYCE ELLEN VARGAS NUNES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62787
Resumo: [pt] Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO, foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLANO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.
id PUC_RIO-1_3eb289a015b64b90798226225eada282
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:62787
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM [pt] IMPLICAÇÕES DO SEO E DAS MÉTRICAS DE AUDIÊNCIA ÀS ROTINAS PRODUTIVAS EM JORNALISMO [pt] JORNALISMO DIGITAL[pt] AUDIENCIA[pt] SEO[pt] METRICAS[en] DIGITAL JOURNALISM[en] AUDIENCE[en] SEO[en] METRICS[pt] Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO, foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLANO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.[en] This study deals with how audience metrics associated with SEO practices impact production routines in journalism. In the context of plataformization, journalism is increasingly dependent on metrics and rules that are defined, structured, monitored, and checked by large data processing and technology companies. Thus, this research sought to understand the concepts of metric and audience in digital journalism to explain the processes imposed on production routines so that news can be means of promoting audience growth results. Additionally, on SEO, the concept and practices were worked on so that content ranking rules could be analyzed along with the consequences these rules impose on production routines in journalism. This thesis has Political Economy of Communication as a research subfield and, therefore, we examine the social relations that make up journalistic practices related to audience metrics in the context of capitalism. The main theoretical references of this research are MARX (1983, 2013), BOLANO (2000, 2002, 2004, 2014), DUFFY (2020), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021), PETRE (2015, 2021), TANDOC JR. (2014, 2017, 2019), and ZUBOFF (2020). For analysis, 68 exploratory interviews were conducted, followed by six in-depth interviews. As conclusive indications, this thesis advocates for the regulation of the data industry on news market operations and also proposes the discussion of Google s algorithm ethics.MAXWELLPATRICIA MAURICIO CARVALHOGREYCE ELLEN VARGAS NUNES2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62787porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62787Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
[pt] IMPLICAÇÕES DO SEO E DAS MÉTRICAS DE AUDIÊNCIA ÀS ROTINAS PRODUTIVAS EM JORNALISMO
title [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
spellingShingle [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
GREYCE ELLEN VARGAS NUNES
[pt] JORNALISMO DIGITAL
[pt] AUDIENCIA
[pt] SEO
[pt] METRICAS
[en] DIGITAL JOURNALISM
[en] AUDIENCE
[en] SEO
[en] METRICS
title_short [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
title_full [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
title_fullStr [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
title_full_unstemmed [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
title_sort [en] IMPLICATIONS OF SEO AND AUDIENCE METRICS FOR PRODUCTIVE ROUTINES IN JOURNALISM
author GREYCE ELLEN VARGAS NUNES
author_facet GREYCE ELLEN VARGAS NUNES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA MAURICIO CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv GREYCE ELLEN VARGAS NUNES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] JORNALISMO DIGITAL
[pt] AUDIENCIA
[pt] SEO
[pt] METRICAS
[en] DIGITAL JOURNALISM
[en] AUDIENCE
[en] SEO
[en] METRICS
topic [pt] JORNALISMO DIGITAL
[pt] AUDIENCIA
[pt] SEO
[pt] METRICAS
[en] DIGITAL JOURNALISM
[en] AUDIENCE
[en] SEO
[en] METRICS
description [pt] Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO, foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLANO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62787
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822641055301632