ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIANCA LEITE DRAMALI
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@2
Resumo: Minha pesquisa tem como objeto a narrativa publicitária do dinheiro no Brasil. Para isso, analiso a publicidade brasileira dos serviços bancários. A ideia é buscar entender se há relação entre estabilidade econômica e monetária e discurso publicitário do setor. Quando o dinheiro tem seu valor social estável, como isso se reflete nas narrativas publicitárias dos bancos? Tema rico de possibilidades pelo atual contexto econômico do Brasil, onde o país supera a recente crise econômica mundial de 2008, vive momentos de crescimento e estabilidade econômica, proporciona o surgimento de uma nova classe média, ampliando a gama da população que passa a fazer parte efetivamente da sociedade de consumo. Tal contexto social dá origem a um fenômeno que os bancos chamam de bancarização: aumento da parcela da população que é cliente de bancos. Por essas razões, parece ser bastante pertinente pensar esse tema do ponto de vista acadêmico.
id PUC_RIO-1_3eed567d6ebc0093f0c85041a95a2e1b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18405
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZILO DINHEIRO ANUNCIADO: UM ESTUDO SOBRE A PUBLICIDADE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS NO BRASIL2011-03-31EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA38954168787lattes.cnpq.br/4125143035504078EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHACLAUDIA DA SILVA PEREIRAMUNIZ SODRE DE ARAUJO CABRAL07311005736BIANCA LEITE DRAMALIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRMinha pesquisa tem como objeto a narrativa publicitária do dinheiro no Brasil. Para isso, analiso a publicidade brasileira dos serviços bancários. A ideia é buscar entender se há relação entre estabilidade econômica e monetária e discurso publicitário do setor. Quando o dinheiro tem seu valor social estável, como isso se reflete nas narrativas publicitárias dos bancos? Tema rico de possibilidades pelo atual contexto econômico do Brasil, onde o país supera a recente crise econômica mundial de 2008, vive momentos de crescimento e estabilidade econômica, proporciona o surgimento de uma nova classe média, ampliando a gama da população que passa a fazer parte efetivamente da sociedade de consumo. Tal contexto social dá origem a um fenômeno que os bancos chamam de bancarização: aumento da parcela da população que é cliente de bancos. Por essas razões, parece ser bastante pertinente pensar esse tema do ponto de vista acadêmico.My research focuses on the narrative of money in advertising in Brazil. My objective is to analyze the advertising segment of Brazilian banking. The idea is to try to understand if there is, in this particular industry, a relationship between economic and monetary stability and the advertising discourse. When money becomes a stable social value, how is this reflected in the advertising narrative of banks? This is a rich subject, given the current economic situation in Brazil, a country that overcame the world economic crisis of 2008 and is experiencing a period of growth and economic stability, as well as witnessing the appearance of a new middle class. This is increasing the percentage of the population that has recently started to take part in consumer society. This social context gives rise to a phenomenon called bancarização in Brazil - the increase in the number of people who are clients of banks. For these reasons, it seems quite appropriate to study this subject from an academic standpoint.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18405Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O DINHEIRO ANUNCIADO: UM ESTUDO SOBRE A PUBLICIDADE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS NO BRASIL
title ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
spellingShingle ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
BIANCA LEITE DRAMALI
title_short ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
title_full ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
title_fullStr ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
title_full_unstemmed ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
title_sort ADVERTISING MONEY: A STUDY OF BANKING SERVICES ADVERTISING IN BRAZIL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author BIANCA LEITE DRAMALI
author_facet BIANCA LEITE DRAMALI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38954168787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4125143035504078
dc.contributor.referee1.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MUNIZ SODRE DE ARAUJO CABRAL
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07311005736
dc.contributor.author.fl_str_mv BIANCA LEITE DRAMALI
contributor_str_mv EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
MUNIZ SODRE DE ARAUJO CABRAL
description Minha pesquisa tem como objeto a narrativa publicitária do dinheiro no Brasil. Para isso, analiso a publicidade brasileira dos serviços bancários. A ideia é buscar entender se há relação entre estabilidade econômica e monetária e discurso publicitário do setor. Quando o dinheiro tem seu valor social estável, como isso se reflete nas narrativas publicitárias dos bancos? Tema rico de possibilidades pelo atual contexto econômico do Brasil, onde o país supera a recente crise econômica mundial de 2008, vive momentos de crescimento e estabilidade econômica, proporciona o surgimento de uma nova classe média, ampliando a gama da população que passa a fazer parte efetivamente da sociedade de consumo. Tal contexto social dá origem a um fenômeno que os bancos chamam de bancarização: aumento da parcela da população que é cliente de bancos. Por essas razões, parece ser bastante pertinente pensar esse tema do ponto de vista acadêmico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324909926318080