[en] BLOOD, GUTS, CHARACTERS AND MOVIE: A GLANCE AT JOSÉ MOJICA MARINS TERROR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4275@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4275@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4275 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação faz uma leitura do terror na obra do cineasta José Mojica Marins. A condição - instável - e a trajetória - incomum - deste cineasta maldito na história do cinema nacional passa por uma lógica de esfumaçamento compulsório, onde o diretor se viu obrigado a investir em novos campos: o texto, a televisão, o rádio e, mais recentemente, a Internet, para poder continuar insistindo/investindo na árdua tarefa de roteirizar, produzir e lançar seus mais de 30 filmes. A intenção é entender porque sua história se deu desta forma. Que semelhanças e diferenças guarda com os clássicos de terror? Até que ponto pode ser considerado um descendente do teatro francês do Grand Guignol? Muito mais do que desfiar conceitos fechados sobre a literatura do fantástico abordando os ingredientes das ficções, a idéia é fazer uma análise do terror em seus aspectos contemporâneos e culturais, traçando um paralelo com a biografia do diretor. |
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