[fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA BATISTA LIMA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162
Resumo: [pt] Esta tese apresenta um estudo de caso sobre as práticas cotidianas da escola e sua relação com as identidades étnicas das crianças, focalizando a perspectiva afrodescendente. Parte-se da compreensão da relação do cotidiano escolar com os referenciais histórico-culturais da população de origem africana como base de formação das identidades e dos repertórios culturais brasileiros. Busca-se entender as relações entre as interações processadas nas práticas escolares e as vivências e expressões identitárias de crianças entre cinco a oito anos de idade, focalizando as relações dessas crianças entre si e com os profissionais da escola, especialmente com as professoras. Para isso propõemse: a) analisar até que ponto os artefatos e as interações processadas nas práticas cotidianas da escola contemplam (ou não) a diversidade étnica dessa população; b) interpretar a dinâmica das identidades étnicas dessas crianças e seu lugar nas relações em processo na escola; c) compreender o lugar dos artefatos materiais e simbólicos em uso na escola na construção e expressão das identidades étnicas das crianças; d) repertoriar práticas desenvolvidas pela escola que abordem a diversidade étnica e analisar se e/ou de que forma essas práticas se relacionam com as identidades étnicas. Trata- se de uma pesquisa de caráter sócio-antropológico na qual a observação do cotidiano constitui-se como principal fonte de dados. Foram também realizadas entrevistas com crianças, professoras e outros funcionários da escola, além da análise de atividades realizadas pelas crianças. O trabalho evidenciou a relação entre a valorização de aspectos identitários afrodescendentes e a forma como as crianças vivenciam suas identidades. Também aponta alguns avanços e entraves para a efetivação de uma educação antidiscriminatória, bem como algumas das possibilidades de ampliação dessa abordagem educacional a partir de algumas das experiências presentes no contexto pesquisado.
id PUC_RIO-1_4242220beb3de39110728e706396a65e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9162
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE[pt] PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR[pt] COTIDIANO[pt] EDUCACAO ANTIDISCRIMINATORIA[pt] PLURALIDADE ETNICA[pt] IDENTIDADES ETNICAS[fr] QUOTIDIEN[fr] EDUCATION ANTIDISCRIMINATOIRE[fr] PLURALITE ETHNIQUE[fr] IDENTITES ETHNIQUES[pt] Esta tese apresenta um estudo de caso sobre as práticas cotidianas da escola e sua relação com as identidades étnicas das crianças, focalizando a perspectiva afrodescendente. Parte-se da compreensão da relação do cotidiano escolar com os referenciais histórico-culturais da população de origem africana como base de formação das identidades e dos repertórios culturais brasileiros. Busca-se entender as relações entre as interações processadas nas práticas escolares e as vivências e expressões identitárias de crianças entre cinco a oito anos de idade, focalizando as relações dessas crianças entre si e com os profissionais da escola, especialmente com as professoras. Para isso propõemse: a) analisar até que ponto os artefatos e as interações processadas nas práticas cotidianas da escola contemplam (ou não) a diversidade étnica dessa população; b) interpretar a dinâmica das identidades étnicas dessas crianças e seu lugar nas relações em processo na escola; c) compreender o lugar dos artefatos materiais e simbólicos em uso na escola na construção e expressão das identidades étnicas das crianças; d) repertoriar práticas desenvolvidas pela escola que abordem a diversidade étnica e analisar se e/ou de que forma essas práticas se relacionam com as identidades étnicas. Trata- se de uma pesquisa de caráter sócio-antropológico na qual a observação do cotidiano constitui-se como principal fonte de dados. Foram também realizadas entrevistas com crianças, professoras e outros funcionários da escola, além da análise de atividades realizadas pelas crianças. O trabalho evidenciou a relação entre a valorização de aspectos identitários afrodescendentes e a forma como as crianças vivenciam suas identidades. Também aponta alguns avanços e entraves para a efetivação de uma educação antidiscriminatória, bem como algumas das possibilidades de ampliação dessa abordagem educacional a partir de algumas das experiências presentes no contexto pesquisado.[fr] Cette thèse présente une étude de cas sur les pratiques quotidiennes de l`École et sa relation avec les identités ethniques des enfants, se focalisant la perspective afro-descendant. Se partent de la compréhension du quotidien écolier avec les référentiels historique culturelles de la population d`origine africaine, comme base de la formation del`identité et des répertoires culturels brésiliens. Il se cherche comprendre les relations entre les interactions traitées dans les pratiques scolaires, expériences vives et les expressions identitaires d`enfants entre 5 et 8 ans d`âge, abordant les relations de ces enfants entre lui et avec professionnels de l`École, surtout avec les professeurs. Pour cela se propose: a) analyser jusqu`à ce que point les dispositifs et les interactions traitées dans les pratiques quotidiennes de l`École envisagent (ou non) la diversité ethnique de cette population; b) interpréter la position des identités de ces enfants et de sa place dans les relations dans processus dans l`École; c) comprendre la place des dispositifs matériels et symboles en usage dans l`École dans la construction et expression des identités ethniques des enfants ; d) soulever le répertoire des pratiques qui abordent la diversité ethnique culturel développées par l`École, analysant (si et/ou) de que forme ces pratiques se rapportent avec les identités des enfants. S`agit d`une recherche de caractère sócial-anthropologique dans laquelle le commentaire du quotidien constitue la principale source de données. Aussi ont été réalisées des entrevues avec des enfants, enseignants et autres fonctionnaires de l`École, outre des analyses d`activités réalisées par les enfants. Le travail prouve l`étroite relation entre l`évaluation et les aspects identitaires afro-descendentes et la forme comme les enfants vivent intensément cette réalité. Il indique encore quelques avances et entraves pour la pratique effectif d`une éducation antidiscriminatoire, ainsi que quelques possibilités d`élargissement de cette éducation à partir de certaines des expériences présentes dans le contexte cherché.MAXWELLSONIA KRAMERMARIA BATISTA LIMA2006-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9162Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
[pt] PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR
title [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
spellingShingle [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
MARIA BATISTA LIMA
[pt] COTIDIANO
[pt] EDUCACAO ANTIDISCRIMINATORIA
[pt] PLURALIDADE ETNICA
[pt] IDENTIDADES ETNICAS
[fr] QUOTIDIEN
[fr] EDUCATION ANTIDISCRIMINATOIRE
[fr] PLURALITE ETHNIQUE
[fr] IDENTITES ETHNIQUES
title_short [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
title_full [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
title_fullStr [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
title_full_unstemmed [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
title_sort [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
author MARIA BATISTA LIMA
author_facet MARIA BATISTA LIMA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA BATISTA LIMA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COTIDIANO
[pt] EDUCACAO ANTIDISCRIMINATORIA
[pt] PLURALIDADE ETNICA
[pt] IDENTIDADES ETNICAS
[fr] QUOTIDIEN
[fr] EDUCATION ANTIDISCRIMINATOIRE
[fr] PLURALITE ETHNIQUE
[fr] IDENTITES ETHNIQUES
topic [pt] COTIDIANO
[pt] EDUCACAO ANTIDISCRIMINATORIA
[pt] PLURALIDADE ETNICA
[pt] IDENTIDADES ETNICAS
[fr] QUOTIDIEN
[fr] EDUCATION ANTIDISCRIMINATOIRE
[fr] PLURALITE ETHNIQUE
[fr] IDENTITES ETHNIQUES
description [pt] Esta tese apresenta um estudo de caso sobre as práticas cotidianas da escola e sua relação com as identidades étnicas das crianças, focalizando a perspectiva afrodescendente. Parte-se da compreensão da relação do cotidiano escolar com os referenciais histórico-culturais da população de origem africana como base de formação das identidades e dos repertórios culturais brasileiros. Busca-se entender as relações entre as interações processadas nas práticas escolares e as vivências e expressões identitárias de crianças entre cinco a oito anos de idade, focalizando as relações dessas crianças entre si e com os profissionais da escola, especialmente com as professoras. Para isso propõemse: a) analisar até que ponto os artefatos e as interações processadas nas práticas cotidianas da escola contemplam (ou não) a diversidade étnica dessa população; b) interpretar a dinâmica das identidades étnicas dessas crianças e seu lugar nas relações em processo na escola; c) compreender o lugar dos artefatos materiais e simbólicos em uso na escola na construção e expressão das identidades étnicas das crianças; d) repertoriar práticas desenvolvidas pela escola que abordem a diversidade étnica e analisar se e/ou de que forma essas práticas se relacionam com as identidades étnicas. Trata- se de uma pesquisa de caráter sócio-antropológico na qual a observação do cotidiano constitui-se como principal fonte de dados. Foram também realizadas entrevistas com crianças, professoras e outros funcionários da escola, além da análise de atividades realizadas pelas crianças. O trabalho evidenciou a relação entre a valorização de aspectos identitários afrodescendentes e a forma como as crianças vivenciam suas identidades. Também aponta alguns avanços e entraves para a efetivação de uma educação antidiscriminatória, bem como algumas das possibilidades de ampliação dessa abordagem educacional a partir de algumas das experiências presentes no contexto pesquisado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9162@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822560561364992