[pt] O PALCO COMO ESPAÇO DE UM IDEAL: O CONCEITO DE TRAGÉDIA NA OBRA DE FRIEDRICH SCHILLER
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11437@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11437@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11437 |
Resumo: | [pt] Os conceitos de belo e sublime em Schiller, apoiados numa estética kantiana, conduziram a filosofia para uma possibilidade de educação estética do homem, responsável pela plena liberdade e realização da vontade humanas. Dentro desse panorama, disposto a traçar um caminho de representação na arte dessa liberdade humana, Schiller propõe o conceito de tragédia moderna. Sobre seus fundamentos e sobre o seu propósito de repensar a poética da tragédia se debruçará essa dissertação. Em que medida a tragédia schilleriana é, de fato, capaz de definir o trágico e libertar o homem? |
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[pt] O PALCO COMO ESPAÇO DE UM IDEAL: O CONCEITO DE TRAGÉDIA NA OBRA DE FRIEDRICH SCHILLER[en] THE STAGE AS SPACE OF AN IDEAL: THE NOTION OF TRAGEDY IN FRIEDRICH SCHILLER S WORK[pt] TRAGEDIA[pt] EDUCACAO ESTETICA[pt] ESTETICA[pt] LITERATURA[en] TRAGEDY[en] AESTHETIC EDUCATION[en] AESTHETICS[en] LITERATURE[pt] Os conceitos de belo e sublime em Schiller, apoiados numa estética kantiana, conduziram a filosofia para uma possibilidade de educação estética do homem, responsável pela plena liberdade e realização da vontade humanas. Dentro desse panorama, disposto a traçar um caminho de representação na arte dessa liberdade humana, Schiller propõe o conceito de tragédia moderna. Sobre seus fundamentos e sobre o seu propósito de repensar a poética da tragédia se debruçará essa dissertação. Em que medida a tragédia schilleriana é, de fato, capaz de definir o trágico e libertar o homem?[en] Johann Christoph Friedrich von Schiller s conceptions of the beautiful and the sublime - unquestionably influenced by Kantian Aesthetics - have conducted Philosophy to a possibility of aesthetic formation/education of individuals. This possibility has endowed them to attain complete autonomy in regards to their exercise of freedom and free will. It is within this context that Schiller, determined to represent this newfound notion of human autonomy in art, fosters his notion of modern tragedy. It is the purpose of this dissertation to study and scrutinize Schiller s groundings and intent to transform the notion of tragedy. The present investigation shall attempt to answer such questions as till what point is Schillerean tragedy indeed able to define the concept of -the tragic-, and render individuals free?MAXWELLANA PAULA VEIGA KIFFERJULIANA MAIA VIEIRA2008-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11437@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11437@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11437porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11437Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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