[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIRA PEIXOTO TIMBO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165
Resumo: [pt] O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho é buscar entender as trajetórias identitárias de duas professoras de inglês através da análise das narrativas nas quais elas (re)constroem suas histórias de vida profissional. Esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada e à Linguística Aplicada Crítica que, através de posicionamentos críticos e reflexivos, buscam a reinvenção da vida social e novas formas de produção de conhecimento. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, os dados foram gerados a partir de conversas participativas de pesquisa entre a pesquisadora e as duas professoras. As professoras escolheram os recortes dos dados que consideraram mais relevantes para serem incluídos e analisados na pesquisa, o que fomentou uma prática reflexiva, investigativa e crítica em busca de momentos de aprofundamento de entendimentos. Conduziu-se uma microanálise das narrativas das professoras a partir dos estudos de Labov e dos princípios de coerência e causalidade, especificamente no sistema do senso comum, visando delinear a socioconstrução das escolhas profissionais das participantes. A discussão aponta para o entendimento de que as trajetórias pelas quais construímos nossas histórias de vida não são necessariamente lineares e indica que a principal contribuição desta pesquisa está em propor formas solidárias, inovadoras, híbridas e colaborativas de trabalho entre os participantes da pesquisa.
id PUC_RIO-1_4468edfa75887377f15e011f3a28d879
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:36165
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE[pt] SOLAVANCOS E TURBULÊNCIAS, DESVIOS E HIATOS: NARRATIVAS DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS[pt] NARRATIVA[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA[pt] PROFESSORES DE INGLES[pt] HISTORIA DE VIDA[en] NARRATIVE[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS[en] ENGLISH TEACHERS[en] LIFE STORY[pt] O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho é buscar entender as trajetórias identitárias de duas professoras de inglês através da análise das narrativas nas quais elas (re)constroem suas histórias de vida profissional. Esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada e à Linguística Aplicada Crítica que, através de posicionamentos críticos e reflexivos, buscam a reinvenção da vida social e novas formas de produção de conhecimento. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, os dados foram gerados a partir de conversas participativas de pesquisa entre a pesquisadora e as duas professoras. As professoras escolheram os recortes dos dados que consideraram mais relevantes para serem incluídos e analisados na pesquisa, o que fomentou uma prática reflexiva, investigativa e crítica em busca de momentos de aprofundamento de entendimentos. Conduziu-se uma microanálise das narrativas das professoras a partir dos estudos de Labov e dos princípios de coerência e causalidade, especificamente no sistema do senso comum, visando delinear a socioconstrução das escolhas profissionais das participantes. A discussão aponta para o entendimento de que as trajetórias pelas quais construímos nossas histórias de vida não são necessariamente lineares e indica que a principal contribuição desta pesquisa está em propor formas solidárias, inovadoras, híbridas e colaborativas de trabalho entre os participantes da pesquisa.[en] The objective of the present research is to understand the identity construction of two English teachers as they (re)construct their professional life stories. Within the theoretical framework of Applied Linguistics and Critical Applied Linguistics, this study aims at searching, critically and reflectively, for a reinvention of social life and of forms of knowledge production. Based on a qualitative and interpretive research methodology, the data were generated during participatory research conversations that involved the researcher and the two teachers. The teachers themselves selected the parts of the data that they considered more relevant to be to be included and analyzed in this research, thus fostering a reflexive, investigative, and critical practice that pursued moments of deeper understandings. A micro-analysis of the narratives, based on Labov s studies and on Linde s coherence and causality principles, more precisely on this author s common sense system, yielded understandings on how professional choice is socially constructed. The discussion points towards the understanding that the trajectories through which we build our life stories are not necessarily linear and suggests that the main contribution of the present research lies in the proposal of a more innovative, cooperative and hybrid form of work among research participants.MAXWELLINES KAYON DE MILLERMAIRA PEIXOTO TIMBO2019-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:36165Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-01-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
[pt] SOLAVANCOS E TURBULÊNCIAS, DESVIOS E HIATOS: NARRATIVAS DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS
title [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
spellingShingle [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
MAIRA PEIXOTO TIMBO
[pt] NARRATIVA
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
[pt] PROFESSORES DE INGLES
[pt] HISTORIA DE VIDA
[en] NARRATIVE
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
[en] ENGLISH TEACHERS
[en] LIFE STORY
title_short [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
title_full [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
title_fullStr [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
title_full_unstemmed [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
title_sort [en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
author MAIRA PEIXOTO TIMBO
author_facet MAIRA PEIXOTO TIMBO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIRA PEIXOTO TIMBO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] NARRATIVA
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
[pt] PROFESSORES DE INGLES
[pt] HISTORIA DE VIDA
[en] NARRATIVE
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
[en] ENGLISH TEACHERS
[en] LIFE STORY
topic [pt] NARRATIVA
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
[pt] PROFESSORES DE INGLES
[pt] HISTORIA DE VIDA
[en] NARRATIVE
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
[en] ENGLISH TEACHERS
[en] LIFE STORY
description [pt] O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho é buscar entender as trajetórias identitárias de duas professoras de inglês através da análise das narrativas nas quais elas (re)constroem suas histórias de vida profissional. Esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada e à Linguística Aplicada Crítica que, através de posicionamentos críticos e reflexivos, buscam a reinvenção da vida social e novas formas de produção de conhecimento. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, os dados foram gerados a partir de conversas participativas de pesquisa entre a pesquisadora e as duas professoras. As professoras escolheram os recortes dos dados que consideraram mais relevantes para serem incluídos e analisados na pesquisa, o que fomentou uma prática reflexiva, investigativa e crítica em busca de momentos de aprofundamento de entendimentos. Conduziu-se uma microanálise das narrativas das professoras a partir dos estudos de Labov e dos princípios de coerência e causalidade, especificamente no sistema do senso comum, visando delinear a socioconstrução das escolhas profissionais das participantes. A discussão aponta para o entendimento de que as trajetórias pelas quais construímos nossas histórias de vida não são necessariamente lineares e indica que a principal contribuição desta pesquisa está em propor formas solidárias, inovadoras, híbridas e colaborativas de trabalho entre os participantes da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822613084536832