[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165 |
Resumo: | [pt] O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho é buscar entender as trajetórias identitárias de duas professoras de inglês através da análise das narrativas nas quais elas (re)constroem suas histórias de vida profissional. Esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada e à Linguística Aplicada Crítica que, através de posicionamentos críticos e reflexivos, buscam a reinvenção da vida social e novas formas de produção de conhecimento. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, os dados foram gerados a partir de conversas participativas de pesquisa entre a pesquisadora e as duas professoras. As professoras escolheram os recortes dos dados que consideraram mais relevantes para serem incluídos e analisados na pesquisa, o que fomentou uma prática reflexiva, investigativa e crítica em busca de momentos de aprofundamento de entendimentos. Conduziu-se uma microanálise das narrativas das professoras a partir dos estudos de Labov e dos princípios de coerência e causalidade, especificamente no sistema do senso comum, visando delinear a socioconstrução das escolhas profissionais das participantes. A discussão aponta para o entendimento de que as trajetórias pelas quais construímos nossas histórias de vida não são necessariamente lineares e indica que a principal contribuição desta pesquisa está em propor formas solidárias, inovadoras, híbridas e colaborativas de trabalho entre os participantes da pesquisa. |
id |
PUC_RIO-1_4468edfa75887377f15e011f3a28d879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:36165 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE[pt] SOLAVANCOS E TURBULÊNCIAS, DESVIOS E HIATOS: NARRATIVAS DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS[pt] NARRATIVA[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA[pt] PROFESSORES DE INGLES[pt] HISTORIA DE VIDA[en] NARRATIVE[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS[en] ENGLISH TEACHERS[en] LIFE STORY[pt] O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho é buscar entender as trajetórias identitárias de duas professoras de inglês através da análise das narrativas nas quais elas (re)constroem suas histórias de vida profissional. Esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada e à Linguística Aplicada Crítica que, através de posicionamentos críticos e reflexivos, buscam a reinvenção da vida social e novas formas de produção de conhecimento. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, os dados foram gerados a partir de conversas participativas de pesquisa entre a pesquisadora e as duas professoras. As professoras escolheram os recortes dos dados que consideraram mais relevantes para serem incluídos e analisados na pesquisa, o que fomentou uma prática reflexiva, investigativa e crítica em busca de momentos de aprofundamento de entendimentos. Conduziu-se uma microanálise das narrativas das professoras a partir dos estudos de Labov e dos princípios de coerência e causalidade, especificamente no sistema do senso comum, visando delinear a socioconstrução das escolhas profissionais das participantes. A discussão aponta para o entendimento de que as trajetórias pelas quais construímos nossas histórias de vida não são necessariamente lineares e indica que a principal contribuição desta pesquisa está em propor formas solidárias, inovadoras, híbridas e colaborativas de trabalho entre os participantes da pesquisa.[en] The objective of the present research is to understand the identity construction of two English teachers as they (re)construct their professional life stories. Within the theoretical framework of Applied Linguistics and Critical Applied Linguistics, this study aims at searching, critically and reflectively, for a reinvention of social life and of forms of knowledge production. Based on a qualitative and interpretive research methodology, the data were generated during participatory research conversations that involved the researcher and the two teachers. The teachers themselves selected the parts of the data that they considered more relevant to be to be included and analyzed in this research, thus fostering a reflexive, investigative, and critical practice that pursued moments of deeper understandings. A micro-analysis of the narratives, based on Labov s studies and on Linde s coherence and causality principles, more precisely on this author s common sense system, yielded understandings on how professional choice is socially constructed. The discussion points towards the understanding that the trajectories through which we build our life stories are not necessarily linear and suggests that the main contribution of the present research lies in the proposal of a more innovative, cooperative and hybrid form of work among research participants.MAXWELLINES KAYON DE MILLERMAIRA PEIXOTO TIMBO2019-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:36165Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-01-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE [pt] SOLAVANCOS E TURBULÊNCIAS, DESVIOS E HIATOS: NARRATIVAS DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS |
title |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE |
spellingShingle |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE MAIRA PEIXOTO TIMBO [pt] NARRATIVA [pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA [pt] PROFESSORES DE INGLES [pt] HISTORIA DE VIDA [en] NARRATIVE [en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS [en] ENGLISH TEACHERS [en] LIFE STORY |
title_short |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE |
title_full |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE |
title_fullStr |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE |
title_full_unstemmed |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE |
title_sort |
[en] SHIFTS AND DISRUPTIONS, DETOURS AND HIATUS: ENGLISH TEACHERS NARRATIVES OF PROFESSIONAL CHOICE |
author |
MAIRA PEIXOTO TIMBO |
author_facet |
MAIRA PEIXOTO TIMBO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAIRA PEIXOTO TIMBO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] NARRATIVA [pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA [pt] PROFESSORES DE INGLES [pt] HISTORIA DE VIDA [en] NARRATIVE [en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS [en] ENGLISH TEACHERS [en] LIFE STORY |
topic |
[pt] NARRATIVA [pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA [pt] PROFESSORES DE INGLES [pt] HISTORIA DE VIDA [en] NARRATIVE [en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS [en] ENGLISH TEACHERS [en] LIFE STORY |
description |
[pt] O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho é buscar entender as trajetórias identitárias de duas professoras de inglês através da análise das narrativas nas quais elas (re)constroem suas histórias de vida profissional. Esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada e à Linguística Aplicada Crítica que, através de posicionamentos críticos e reflexivos, buscam a reinvenção da vida social e novas formas de produção de conhecimento. Com base na metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, os dados foram gerados a partir de conversas participativas de pesquisa entre a pesquisadora e as duas professoras. As professoras escolheram os recortes dos dados que consideraram mais relevantes para serem incluídos e analisados na pesquisa, o que fomentou uma prática reflexiva, investigativa e crítica em busca de momentos de aprofundamento de entendimentos. Conduziu-se uma microanálise das narrativas das professoras a partir dos estudos de Labov e dos princípios de coerência e causalidade, especificamente no sistema do senso comum, visando delinear a socioconstrução das escolhas profissionais das participantes. A discussão aponta para o entendimento de que as trajetórias pelas quais construímos nossas histórias de vida não são necessariamente lineares e indica que a principal contribuição desta pesquisa está em propor formas solidárias, inovadoras, híbridas e colaborativas de trabalho entre os participantes da pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36165@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822613084536832 |