CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EUNICE DE CASTRO E SILVA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@2
Resumo: A educação na modalidade a distância tem sido apontada como uma estratégia eficiente para a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Contudo, a expansão dessa modalidade também vem acompanhada de críticas e preocupações quanto à qualidade dessa formação. Uma das problemáticas principais da EAD reside na mediação pedagógica, em relação à díade aluno–mediador e/ou professor. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar a concepção dos alunos de um curso de especialização na modalidade a distância sobre a mediação pedagógica, partindo das seguintes questões de estudo: Quais atribuições os alunos delegam à mediação pedagógica? Quais as contribuições da mediação pedagógica para a qualidade da formação dos cursistas? Como as tecnologias da comunicação e informação (TIC) potencializam a mediação pedagógica? A fim de compreender o conceito de mediação, procuramos fazer uma pesquisa desse termo em campos interdisciplinares, relacionando-o com os avanços das TICs na educação a distância. Optamos, metodologicamente, por um estudo de caso do Curso de Especialização Tecnologias em Educação – PUC Rio. Para a produção de dados fizemos um recorte das respostas dos cursistas sobre a mediação pedagógica exercida no decorrer do curso, após aplicação de um questionário. As questões fechadas foram analisadas com a ajuda do programa SPSS, e selecionou-se uma questão aberta que foi trabalhada através da análise de conteúdo, utilizando-se o programa Alceste. Os resultados provenientes das questões fechadas mostraram uma grande aceitabilidade da atuação do mediador pedagógico. Na análise qualitativa, o software Alceste originou quatro classes, sendo posteriormente identificadas como: estratégias pedagógicas de mediação e mediador assistente; mediador tira-dúvidas; motivação ao aluno; formação do mediador pedagógico e influências da mediação na atuação profissional do aluno. As concepções dos cursistas revelaram o reconhecimento e a valorização da mediação como essencial para que o aluno construa o conhecimento esperado no processo de aprendizagem. Ficou evidenciada a complexidade da prática profissional do mediador tendo, inclusive, influência na formação e atuação profissional do cursista.
id PUC_RIO-1_449c5eaeeed5cc1868994f0ec8990cd3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:28285
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIALEARNERS CONCEPTION ON ONLINE TUTORING: A DISTANCE LEARNING COURSE CASE STUDY2013-04-02GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS6111110730 lattes.cnpq.br/5257065023278066GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS6111110730 lattes.cnpq.br/5257065023278066ROSALIA MARIA DUARTEGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSALBERTO JOSE DA COSTA TORNAGUI05929882736lattes.cnpq.br/8223318658331823EUNICE DE CASTRO E SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA educação na modalidade a distância tem sido apontada como uma estratégia eficiente para a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Contudo, a expansão dessa modalidade também vem acompanhada de críticas e preocupações quanto à qualidade dessa formação. Uma das problemáticas principais da EAD reside na mediação pedagógica, em relação à díade aluno–mediador e/ou professor. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar a concepção dos alunos de um curso de especialização na modalidade a distância sobre a mediação pedagógica, partindo das seguintes questões de estudo: Quais atribuições os alunos delegam à mediação pedagógica? Quais as contribuições da mediação pedagógica para a qualidade da formação dos cursistas? Como as tecnologias da comunicação e informação (TIC) potencializam a mediação pedagógica? A fim de compreender o conceito de mediação, procuramos fazer uma pesquisa desse termo em campos interdisciplinares, relacionando-o com os avanços das TICs na educação a distância. Optamos, metodologicamente, por um estudo de caso do Curso de Especialização Tecnologias em Educação – PUC Rio. Para a produção de dados fizemos um recorte das respostas dos cursistas sobre a mediação pedagógica exercida no decorrer do curso, após aplicação de um questionário. As questões fechadas foram analisadas com a ajuda do programa SPSS, e selecionou-se uma questão aberta que foi trabalhada através da análise de conteúdo, utilizando-se o programa Alceste. Os resultados provenientes das questões fechadas mostraram uma grande aceitabilidade da atuação do mediador pedagógico. Na análise qualitativa, o software Alceste originou quatro classes, sendo posteriormente identificadas como: estratégias pedagógicas de mediação e mediador assistente; mediador tira-dúvidas; motivação ao aluno; formação do mediador pedagógico e influências da mediação na atuação profissional do aluno. As concepções dos cursistas revelaram o reconhecimento e a valorização da mediação como essencial para que o aluno construa o conhecimento esperado no processo de aprendizagem. Ficou evidenciada a complexidade da prática profissional do mediador tendo, inclusive, influência na formação e atuação profissional do cursista.Distance learning has been identified as an effective strategy for initial and continuing teacher training in the primary and secondary education sector. However, expansion in this field has also been followed by criticisms and concerns about the quality of such training. One of the main issues in distance learning is online tutoring, more specifically learner-tutor and/or learner-teacher interaction. Therefore, the objective of the present study was to investigate learners conception on online tutoring in a distance learning specialization course. Our main research study questions were: What do learners expect from their online tutors? Which contributions does online tutoring offer to the quality of learners training? How can ICT enhance the online tutoring practice? In order to understand the concept of online tutoring, an interdisciplinary research of the term was undertaken, relating it to the advances/development of ICT in distance education. The chosen research method was a case study on the specialization course Tecnologias em Educação – PUC Rio. Data on online tutoring were gathered from the learners responses to a questionnaire. Close-ended questions were analysed with the help of the SPSS software. One open-ended question was selected and analysed through the content analysis method and with the help of the Alceste software. Results originated from the close-ended questions showed high acceptance of the online tutor performance. In the qualitative analysis, Alceste originated four classes, identified as: online tutoring pedagogical strategies and assistant online tutor; question answerer online tutor; motivating the learner; online tutor training and influences of online tutoring on the learners professional practice. Learners opinions demonstrated the recognition and appreciation of online tutoring as an essential part of knowledge building during their learning process. The complexity of online tutoring practice and its influence on the training and professional development of the learner were also demonstrated.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:49Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28285Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv LEARNERS CONCEPTION ON ONLINE TUTORING: A DISTANCE LEARNING COURSE CASE STUDY
title CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
spellingShingle CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
EUNICE DE CASTRO E SILVA
title_short CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_full CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_fullStr CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_sort CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
author EUNICE DE CASTRO E SILVA
author_facet EUNICE DE CASTRO E SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 6111110730
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 6111110730
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5257065023278066
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5257065023278066
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ALBERTO JOSE DA COSTA TORNAGUI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05929882736
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8223318658331823
dc.contributor.author.fl_str_mv EUNICE DE CASTRO E SILVA
contributor_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
ROSALIA MARIA DUARTE
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
ALBERTO JOSE DA COSTA TORNAGUI
description A educação na modalidade a distância tem sido apontada como uma estratégia eficiente para a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Contudo, a expansão dessa modalidade também vem acompanhada de críticas e preocupações quanto à qualidade dessa formação. Uma das problemáticas principais da EAD reside na mediação pedagógica, em relação à díade aluno–mediador e/ou professor. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar a concepção dos alunos de um curso de especialização na modalidade a distância sobre a mediação pedagógica, partindo das seguintes questões de estudo: Quais atribuições os alunos delegam à mediação pedagógica? Quais as contribuições da mediação pedagógica para a qualidade da formação dos cursistas? Como as tecnologias da comunicação e informação (TIC) potencializam a mediação pedagógica? A fim de compreender o conceito de mediação, procuramos fazer uma pesquisa desse termo em campos interdisciplinares, relacionando-o com os avanços das TICs na educação a distância. Optamos, metodologicamente, por um estudo de caso do Curso de Especialização Tecnologias em Educação – PUC Rio. Para a produção de dados fizemos um recorte das respostas dos cursistas sobre a mediação pedagógica exercida no decorrer do curso, após aplicação de um questionário. As questões fechadas foram analisadas com a ajuda do programa SPSS, e selecionou-se uma questão aberta que foi trabalhada através da análise de conteúdo, utilizando-se o programa Alceste. Os resultados provenientes das questões fechadas mostraram uma grande aceitabilidade da atuação do mediador pedagógico. Na análise qualitativa, o software Alceste originou quatro classes, sendo posteriormente identificadas como: estratégias pedagógicas de mediação e mediador assistente; mediador tira-dúvidas; motivação ao aluno; formação do mediador pedagógico e influências da mediação na atuação profissional do aluno. As concepções dos cursistas revelaram o reconhecimento e a valorização da mediação como essencial para que o aluno construa o conhecimento esperado no processo de aprendizagem. Ficou evidenciada a complexidade da prática profissional do mediador tendo, inclusive, influência na formação e atuação profissional do cursista.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28285@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324929056538624