Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Menezes, Crediné Silva de, Novak, Silvestre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225617
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD), resgatando na sua primeira parte as motivações iniciais e o projeto, destacando a proposta pedagógica, seus princípios e componentes. A segunda parte do artigo focaliza os papéis desempenhados pelos formadores e tutores, as etapas e os desafios que envolveram a dinâmica da realização do PEAD. Na terceira parte, trazemos algumas considerações sobre os resultados do curso, destacando os seus impactos e as avaliações realizadas pelas professoras-alunas. Essas avaliações enfatizam às características do curso que favoreceram as aprendizagens, bem como as principais contribuições do PEAD para as mudanças percebidas pelas professorasalunas na vida profissional, pessoal e de estudante.
id UFRGS-2_278ce48470c528820295db058c0b1188
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225617
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragón, RosaneMenezes, Crediné Silva deNovak, Silvestre2021-08-13T04:37:23Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225617000906973O presente artigo tem como objetivo apresentar o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD), resgatando na sua primeira parte as motivações iniciais e o projeto, destacando a proposta pedagógica, seus princípios e componentes. A segunda parte do artigo focaliza os papéis desempenhados pelos formadores e tutores, as etapas e os desafios que envolveram a dinâmica da realização do PEAD. Na terceira parte, trazemos algumas considerações sobre os resultados do curso, destacando os seus impactos e as avaliações realizadas pelas professoras-alunas. Essas avaliações enfatizam às características do curso que favoreceram as aprendizagens, bem como as principais contribuições do PEAD para as mudanças percebidas pelas professorasalunas na vida profissional, pessoal e de estudante.This article presents an undergraduate course to train teachers for initials grades of elementary school (PEAD), a distance education project. The first part, presents the initial motivations and course design, highlighting the pedagogical proposal, its principles and components. The second part of the article focuses on the roles of teacher and tutors, the steps and challenges surrounding the implementation of the course. In the third part, we present some considerations about the results of the course, highlighting their impacts and assessments by students. These assessments emphasize the characteristics of the course that positively influenced the learning, as well as its the main contributions for the changes perceived by students with regard to aspects of personal, professional and academic life.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.Ensino a distânciaCurso de PedagogiaIn-service teacher trainingCurso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexõesA licenciature course in pedagogy in distance modality : conception, realization and reflectionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906973.pdf.txt000906973.pdf.txtExtracted Texttext/plain46253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/2/000906973.pdf.txt3de7694f05383e9f52f7d60c477cf77cMD52ORIGINAL000906973.pdfTexto completoapplication/pdf80926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/1/000906973.pdfb82ef15bc0fbd54e433dd74e210d8c23MD5110183/2256172021-08-18 04:35:46.42985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A licenciature course in pedagogy in distance modality : conception, realization and reflections
title Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
spellingShingle Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
Aragón, Rosane
Ensino a distância
Curso de Pedagogia
In-service teacher training
title_short Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
title_full Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
title_fullStr Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
title_full_unstemmed Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
title_sort Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
Menezes, Crediné Silva de
Novak, Silvestre
author_role author
author2 Menezes, Crediné Silva de
Novak, Silvestre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
Menezes, Crediné Silva de
Novak, Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Curso de Pedagogia
topic Ensino a distância
Curso de Pedagogia
In-service teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv In-service teacher training
description O presente artigo tem como objetivo apresentar o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD), resgatando na sua primeira parte as motivações iniciais e o projeto, destacando a proposta pedagógica, seus princípios e componentes. A segunda parte do artigo focaliza os papéis desempenhados pelos formadores e tutores, as etapas e os desafios que envolveram a dinâmica da realização do PEAD. Na terceira parte, trazemos algumas considerações sobre os resultados do curso, destacando os seus impactos e as avaliações realizadas pelas professoras-alunas. Essas avaliações enfatizam às características do curso que favoreceram as aprendizagens, bem como as principais contribuições do PEAD para as mudanças percebidas pelas professorasalunas na vida profissional, pessoal e de estudante.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225617
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906973
identifier_str_mv 1679-1916
000906973
url http://hdl.handle.net/10183/225617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/2/000906973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/1/000906973.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3de7694f05383e9f52f7d60c477cf77c
b82ef15bc0fbd54e433dd74e210d8c23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447762663112704