Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225617 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD), resgatando na sua primeira parte as motivações iniciais e o projeto, destacando a proposta pedagógica, seus princípios e componentes. A segunda parte do artigo focaliza os papéis desempenhados pelos formadores e tutores, as etapas e os desafios que envolveram a dinâmica da realização do PEAD. Na terceira parte, trazemos algumas considerações sobre os resultados do curso, destacando os seus impactos e as avaliações realizadas pelas professoras-alunas. Essas avaliações enfatizam às características do curso que favoreceram as aprendizagens, bem como as principais contribuições do PEAD para as mudanças percebidas pelas professorasalunas na vida profissional, pessoal e de estudante. |
id |
UFRGS-2_278ce48470c528820295db058c0b1188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225617 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragón, RosaneMenezes, Crediné Silva deNovak, Silvestre2021-08-13T04:37:23Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225617000906973O presente artigo tem como objetivo apresentar o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD), resgatando na sua primeira parte as motivações iniciais e o projeto, destacando a proposta pedagógica, seus princípios e componentes. A segunda parte do artigo focaliza os papéis desempenhados pelos formadores e tutores, as etapas e os desafios que envolveram a dinâmica da realização do PEAD. Na terceira parte, trazemos algumas considerações sobre os resultados do curso, destacando os seus impactos e as avaliações realizadas pelas professoras-alunas. Essas avaliações enfatizam às características do curso que favoreceram as aprendizagens, bem como as principais contribuições do PEAD para as mudanças percebidas pelas professorasalunas na vida profissional, pessoal e de estudante.This article presents an undergraduate course to train teachers for initials grades of elementary school (PEAD), a distance education project. The first part, presents the initial motivations and course design, highlighting the pedagogical proposal, its principles and components. The second part of the article focuses on the roles of teacher and tutors, the steps and challenges surrounding the implementation of the course. In the third part, we present some considerations about the results of the course, highlighting their impacts and assessments by students. These assessments emphasize the characteristics of the course that positively influenced the learning, as well as its the main contributions for the changes perceived by students with regard to aspects of personal, professional and academic life.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.Ensino a distânciaCurso de PedagogiaIn-service teacher trainingCurso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexõesA licenciature course in pedagogy in distance modality : conception, realization and reflectionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906973.pdf.txt000906973.pdf.txtExtracted Texttext/plain46253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/2/000906973.pdf.txt3de7694f05383e9f52f7d60c477cf77cMD52ORIGINAL000906973.pdfTexto completoapplication/pdf80926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/1/000906973.pdfb82ef15bc0fbd54e433dd74e210d8c23MD5110183/2256172021-08-18 04:35:46.42985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A licenciature course in pedagogy in distance modality : conception, realization and reflections |
title |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
spellingShingle |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões Aragón, Rosane Ensino a distância Curso de Pedagogia In-service teacher training |
title_short |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
title_full |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
title_fullStr |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
title_full_unstemmed |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
title_sort |
Curso de graduação licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (PEAD) : concepção, realização e reflexões |
author |
Aragón, Rosane |
author_facet |
Aragón, Rosane Menezes, Crediné Silva de Novak, Silvestre |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Crediné Silva de Novak, Silvestre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragón, Rosane Menezes, Crediné Silva de Novak, Silvestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Curso de Pedagogia |
topic |
Ensino a distância Curso de Pedagogia In-service teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
In-service teacher training |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar o Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD), resgatando na sua primeira parte as motivações iniciais e o projeto, destacando a proposta pedagógica, seus princípios e componentes. A segunda parte do artigo focaliza os papéis desempenhados pelos formadores e tutores, as etapas e os desafios que envolveram a dinâmica da realização do PEAD. Na terceira parte, trazemos algumas considerações sobre os resultados do curso, destacando os seus impactos e as avaliações realizadas pelas professoras-alunas. Essas avaliações enfatizam às características do curso que favoreceram as aprendizagens, bem como as principais contribuições do PEAD para as mudanças percebidas pelas professorasalunas na vida profissional, pessoal e de estudante. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225617 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906973 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000906973 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/2/000906973.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225617/1/000906973.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3de7694f05383e9f52f7d60c477cf77c b82ef15bc0fbd54e433dd74e210d8c23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762663112704 |