OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@2 |
Resumo: | O artista Waltercio Caldas iniciou sua carreira no fim dos anos de 1960, tendo uma atuação marcante para o debate artístico ocorrido na década seguinte. Essa atuação se destaca, sobretudo, por dois motivos: 1 - contribuiu para redefinir o sentido experimental de nossa arte e sua relação com o meio artístico vigente naquela ocasião; 2 – colaborou para a construção de um conceito de contemporaneidade que já não se mostra mais eficiente em nossos dias. A sensação de esgotamento do projeto moderno e as aporias herdadas pelo contemporâneo, acabava por munir Waltercio de uma consciência crítica do lugar e papel das obras no meio artístico. Se de início a questão era buscar pela eficiência da arte, questionando os trabalhos em nível de instituição e mercado, com o tempo a situação se mostrou mais complexa. A forma agora deveria ser pensada desprovida de um télos e sem lugar na vida cultural contemporânea, como um momento específico do sistema de arte, sobretudo, do mercado. Diante dessa situação, Waltercio explora a presença dos trabalhos e a legibilidade estética numa época de espetacularização generalizada. Esta pesquisa surgiu de nosso interesse em refletir sobre o desenvolvimento de uma obra ainda em construção, estendendo-se de sua fase experimentalista da década de 1970 aos trabalhos mais recentes (2010). Nesse corte, procuramos destacar as estratégias poéticas que marcam conceitualmente a produção do artista e o estatuto de sua contemporaneidade hoje. |
id |
PUC_RIO-1_45794a5efdad2797f4e73d86a6feaa3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25189 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisOS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDASTHE PLACES OF FORMS: CONSIDERATIONS ABOUT THE WALTÉRCIO CALDAS WORKS2014-12-18RONALDO BRITO FERNANDES26317133700lattes.cnpq.br/2530305358794091RONALDO BRITO FERNANDESJOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTECEZAR TADEU BARTHOLOMEUVERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRALEILA MARIA BRASIL DANZIGER04648936663lattes.cnpq.br/6621678267059537GILTON MONTEIRO DOS SANTOS JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRO artista Waltercio Caldas iniciou sua carreira no fim dos anos de 1960, tendo uma atuação marcante para o debate artístico ocorrido na década seguinte. Essa atuação se destaca, sobretudo, por dois motivos: 1 - contribuiu para redefinir o sentido experimental de nossa arte e sua relação com o meio artístico vigente naquela ocasião; 2 – colaborou para a construção de um conceito de contemporaneidade que já não se mostra mais eficiente em nossos dias. A sensação de esgotamento do projeto moderno e as aporias herdadas pelo contemporâneo, acabava por munir Waltercio de uma consciência crítica do lugar e papel das obras no meio artístico. Se de início a questão era buscar pela eficiência da arte, questionando os trabalhos em nível de instituição e mercado, com o tempo a situação se mostrou mais complexa. A forma agora deveria ser pensada desprovida de um télos e sem lugar na vida cultural contemporânea, como um momento específico do sistema de arte, sobretudo, do mercado. Diante dessa situação, Waltercio explora a presença dos trabalhos e a legibilidade estética numa época de espetacularização generalizada. Esta pesquisa surgiu de nosso interesse em refletir sobre o desenvolvimento de uma obra ainda em construção, estendendo-se de sua fase experimentalista da década de 1970 aos trabalhos mais recentes (2010). Nesse corte, procuramos destacar as estratégias poéticas que marcam conceitualmente a produção do artista e o estatuto de sua contemporaneidade hoje.The Brazilian artist Waltercio Caldas began his career in the late 1960s and his distinctive performance was very important to the artistic debate in the following years. His work is remarkable notably for two reasons. First of all, it contributed to redefine the experimental sense of the Brazilian art and its relation with the artistic environment of that period. Secondly, it introduced the concept of contemporaneity which has not been used so efficiently nowadays. The sensation of the exhaustion of the modern project and the contemporary contradictions empowered Waltercio of a critical consciousness about the place and role of his artworks in the art scene. If, at the beginning, Waltercio s main focus was to reach art efficiency by questioning works at institutions and market levels, later on the situation became more complex. From that moment onwards, the form should be thought without telos and place in the contemporary cultural life, since it was part of a specific moment of the art system and, specially, the market. In order to face this situation of generalized spectacularization, Waltercio explores the presence of the artworks and their aesthetic legitimacy. This critical study intends to reflect about the development of a work in progress from the 1970s to 2010s. Besides, this research will emphasize the poetic strategies that strongly influence his conceptual work and its contemporaneity today.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25189Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE PLACES OF FORMS: CONSIDERATIONS ABOUT THE WALTÉRCIO CALDAS WORKS |
title |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
spellingShingle |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS GILTON MONTEIRO DOS SANTOS JUNIOR |
title_short |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
title_full |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
title_fullStr |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
title_full_unstemmed |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
title_sort |
OS LUGARES DA FORMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA DE WALTERCIO CALDAS |
author |
GILTON MONTEIRO DOS SANTOS JUNIOR |
author_facet |
GILTON MONTEIRO DOS SANTOS JUNIOR |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RONALDO BRITO FERNANDES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26317133700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2530305358794091 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
RONALDO BRITO FERNANDES |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CEZAR TADEU BARTHOLOMEU |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
LEILA MARIA BRASIL DANZIGER |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
04648936663 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6621678267059537 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GILTON MONTEIRO DOS SANTOS JUNIOR |
contributor_str_mv |
RONALDO BRITO FERNANDES RONALDO BRITO FERNANDES JOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTE CEZAR TADEU BARTHOLOMEU VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA LEILA MARIA BRASIL DANZIGER |
description |
O artista Waltercio Caldas iniciou sua carreira no fim dos anos de 1960, tendo uma atuação marcante para o debate artístico ocorrido na década seguinte. Essa atuação se destaca, sobretudo, por dois motivos: 1 - contribuiu para redefinir o sentido experimental de nossa arte e sua relação com o meio artístico vigente naquela ocasião; 2 – colaborou para a construção de um conceito de contemporaneidade que já não se mostra mais eficiente em nossos dias. A sensação de esgotamento do projeto moderno e as aporias herdadas pelo contemporâneo, acabava por munir Waltercio de uma consciência crítica do lugar e papel das obras no meio artístico. Se de início a questão era buscar pela eficiência da arte, questionando os trabalhos em nível de instituição e mercado, com o tempo a situação se mostrou mais complexa. A forma agora deveria ser pensada desprovida de um télos e sem lugar na vida cultural contemporânea, como um momento específico do sistema de arte, sobretudo, do mercado. Diante dessa situação, Waltercio explora a presença dos trabalhos e a legibilidade estética numa época de espetacularização generalizada. Esta pesquisa surgiu de nosso interesse em refletir sobre o desenvolvimento de uma obra ainda em construção, estendendo-se de sua fase experimentalista da década de 1970 aos trabalhos mais recentes (2010). Nesse corte, procuramos destacar as estratégias poéticas que marcam conceitualmente a produção do artista e o estatuto de sua contemporaneidade hoje. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25189@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324921944047616 |