MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LARYSSA AMARO NAUMANN PEREIRA DIAS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@2
Resumo: Na perspectiva da pedagogia sócio-histórica, o homem é um ser autoral, autônomo e social. Em termos atuais, as habilidades voltadas para os multiletramentos podem potencializar essas características. Procuramos, pois, ao longo desta pesquisa, perceber como a escola tem se relacionado com o ensino e aprendizagem dessas habilidades. Investigamos as atividades que professores de Ensino Fundamental de oito escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro propõem em sala de aula para realizar essa ponte. Os procedimentos metodológicos adotados foram: i) entrevistas semiestruturadas realizadas, com o apoio do grupo de pesquisa, com 64 professores; ii) observação participante de práticas de quatro professores de duas escolas. Notamos que os professores entendem, de modo geral, o uso das tecnologias apenas como uma ferramenta facilitadora de suas práticas tradicionais e que apenas nove professores apresentaram familiaridade com o termo letramento. Uma minoria traz em suas falas experiências visando desenvolver atividades voltadas para os multiletramentos. Também, com as observações, verificamos o uso pouco frequente das tecnologias em sala de aula. Há, porém, uma intuição, por parte dos professores, da importância de seu uso, mas, na maioria dos casos, o professor encontra muitas dificuldades (a ausência da internet, a questão do tempo e a sua própria formação) em incorporar o ensino de habilidades em torno do uso das tecnologias digitais de forma intencional a suas práticas e objetivos de ensino. Por fim, trazemos os relatos de intervenções voltadas para os multiletramentos que ocorreram, ao longo do último ano da pesquisa.
id PUC_RIO-1_47414596bb6c49667fee3d80bc08e021
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27730
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADEMULTILITERACY IN THE CLASSROOM: BETWEEN INTUITION AND INTENTION2016-04-01MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVESMAGDA PISCHETOLAMARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALDMARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALDMAGDA PISCHETOLA12326494733lattes.cnpq.br/4032507228831081LARYSSA AMARO NAUMANN PEREIRA DIASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRNa perspectiva da pedagogia sócio-histórica, o homem é um ser autoral, autônomo e social. Em termos atuais, as habilidades voltadas para os multiletramentos podem potencializar essas características. Procuramos, pois, ao longo desta pesquisa, perceber como a escola tem se relacionado com o ensino e aprendizagem dessas habilidades. Investigamos as atividades que professores de Ensino Fundamental de oito escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro propõem em sala de aula para realizar essa ponte. Os procedimentos metodológicos adotados foram: i) entrevistas semiestruturadas realizadas, com o apoio do grupo de pesquisa, com 64 professores; ii) observação participante de práticas de quatro professores de duas escolas. Notamos que os professores entendem, de modo geral, o uso das tecnologias apenas como uma ferramenta facilitadora de suas práticas tradicionais e que apenas nove professores apresentaram familiaridade com o termo letramento. Uma minoria traz em suas falas experiências visando desenvolver atividades voltadas para os multiletramentos. Também, com as observações, verificamos o uso pouco frequente das tecnologias em sala de aula. Há, porém, uma intuição, por parte dos professores, da importância de seu uso, mas, na maioria dos casos, o professor encontra muitas dificuldades (a ausência da internet, a questão do tempo e a sua própria formação) em incorporar o ensino de habilidades em torno do uso das tecnologias digitais de forma intencional a suas práticas e objetivos de ensino. Por fim, trazemos os relatos de intervenções voltadas para os multiletramentos que ocorreram, ao longo do último ano da pesquisa.From the perspective of socio-historical pedagogy, the man is a being which is characterized by authorship, autonomy and sociality. Nowadays, the skills comprised in the development of multiliteracies can enhance these features. In this research, we analyze how the school has been involved into the teaching and learning of these skills. We investigate the activities of elementary school teachers from eight public schools of the city of Rio de Janeiro, Brazil. The methodology is based on a qualitative approach, with the use of the following tools: i) semi-structured interviews conducted with 64 teachers; ii) participant observation of four teachers from two schools. Overall, our findings suggest that the teachers understand the use of technologies, merely, as a facilitating tool for their traditional practices. Main evidence comes from the fact that only nine teachers showed familiarity with the term literacy. A minority of participants indicated experiences and activities aimed at developing the multiliteracies skills. Moreover, almost no use of technology was observed in the classrooms, although a recurrent theme in the interviews was a clear intuition of the importance of its use. The teachers reported about their difficulties, due to the lack of a good connection to the Internet, the shortage of time and their own training, which did not provide them with skills for the use of digital technologies. These results give important insights into the general lack of intentionality of their practices and objectives. Finally, we report the interventions focused on the multiliteracies that have occurred over the last year of the survey, both with teachers and students.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27730Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MULTILITERACY IN THE CLASSROOM: BETWEEN INTUITION AND INTENTION
title MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
spellingShingle MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
LARYSSA AMARO NAUMANN PEREIRA DIAS
title_short MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
title_full MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
title_fullStr MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
title_full_unstemmed MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
title_sort MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: ENTRE A INTUIÇÃO E A INTENCIONALIDADE
author LARYSSA AMARO NAUMANN PEREIRA DIAS
author_facet LARYSSA AMARO NAUMANN PEREIRA DIAS
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01227278942
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01227278942
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12326494733
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4032507228831081
dc.contributor.author.fl_str_mv LARYSSA AMARO NAUMANN PEREIRA DIAS
contributor_str_mv MAGDA PISCHETOLA
MAGDA PISCHETOLA
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
MAGDA PISCHETOLA
MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD
MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD
MAGDA PISCHETOLA
description Na perspectiva da pedagogia sócio-histórica, o homem é um ser autoral, autônomo e social. Em termos atuais, as habilidades voltadas para os multiletramentos podem potencializar essas características. Procuramos, pois, ao longo desta pesquisa, perceber como a escola tem se relacionado com o ensino e aprendizagem dessas habilidades. Investigamos as atividades que professores de Ensino Fundamental de oito escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro propõem em sala de aula para realizar essa ponte. Os procedimentos metodológicos adotados foram: i) entrevistas semiestruturadas realizadas, com o apoio do grupo de pesquisa, com 64 professores; ii) observação participante de práticas de quatro professores de duas escolas. Notamos que os professores entendem, de modo geral, o uso das tecnologias apenas como uma ferramenta facilitadora de suas práticas tradicionais e que apenas nove professores apresentaram familiaridade com o termo letramento. Uma minoria traz em suas falas experiências visando desenvolver atividades voltadas para os multiletramentos. Também, com as observações, verificamos o uso pouco frequente das tecnologias em sala de aula. Há, porém, uma intuição, por parte dos professores, da importância de seu uso, mas, na maioria dos casos, o professor encontra muitas dificuldades (a ausência da internet, a questão do tempo e a sua própria formação) em incorporar o ensino de habilidades em torno do uso das tecnologias digitais de forma intencional a suas práticas e objetivos de ensino. Por fim, trazemos os relatos de intervenções voltadas para os multiletramentos que ocorreram, ao longo do último ano da pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27730@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324927693389824