A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreendermos a importância da prática docente em relação ao trabalho sistematizado com os gêneros textuais, em especial os orais, na perspectiva do letramento e multiletramentos em sala de aula. Com isso, observamos uma necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino, de forma organizada, para a obtenção do conhecimento ao que compete à interação sócio-comunicativa. Para fundamentarmos a pesquisa, os autores que nos embasaram foram: Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) e a BNNC (2018), entre outros que exploram temáticas que auxiliam o melhor desempenho dos professores em sala de aula. A metodologia consta de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e de natureza básica. Como resultado, apresentamos uma proposta de intervenção, com o gênero entrevista, para ser apresentada a docentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na perspectiva dos (multi)letramentos. Com isso foi possível comprovarmos a importância de um processo de ensino-aprendizagem, advindo do uso das tecnologias digitais, da cultura, valores e conhecimentos prévios dos alunos, como ferramentas motivadoras e dinâmicas. |
id |
UFCG_07c9f565e6630150116a09ae32f8b695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11562 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula.The systematization of orality from the perspective of multi-tools in the classroom.Língua PortuguesaGêneros textuaisMultiletramentoOralidadePrática docentePortuguese languageTextual genresMultiliterationOralityTeaching practiceLetras-Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem por objetivo compreendermos a importância da prática docente em relação ao trabalho sistematizado com os gêneros textuais, em especial os orais, na perspectiva do letramento e multiletramentos em sala de aula. Com isso, observamos uma necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino, de forma organizada, para a obtenção do conhecimento ao que compete à interação sócio-comunicativa. Para fundamentarmos a pesquisa, os autores que nos embasaram foram: Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) e a BNNC (2018), entre outros que exploram temáticas que auxiliam o melhor desempenho dos professores em sala de aula. A metodologia consta de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e de natureza básica. Como resultado, apresentamos uma proposta de intervenção, com o gênero entrevista, para ser apresentada a docentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na perspectiva dos (multi)letramentos. Com isso foi possível comprovarmos a importância de um processo de ensino-aprendizagem, advindo do uso das tecnologias digitais, da cultura, valores e conhecimentos prévios dos alunos, como ferramentas motivadoras e dinâmicas.This research aims to understand the importance of teaching practice in relation to systematized work with textual genres, especially oral ones, from the perspective of literacy and multiliteracies in the classroom. With this, we observe a need to improve teaching practices, in an organized way, to obtain the knowledge that corresponds to the socio- communicative interaction. In support the research, the authors who based us were Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) and the BNCC (2018), among others that explore themes that subsidize the best performance of teachers in the classroom. The methodology consists of a bibliographical research, of qualitative nature, and of a basic nature. As a result, we present a proposal of intervention, with the genre interview, to be presented to teachers of the 9th grade of Elementary School, from the perspective of (multi)literacy. With this, it was possible to prove the importance of a teaching-learning process, resulting from the use of digital technologies, culture, values and previous knowledge of the students, as motivating and dynamic tools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284.SILVA, Abdoral Inácio da.LOPES, Maria Rozilene Alves.ABREU, Joelma Maria de.2019-06-262020-02-06T14:30:30Z2020-02-062020-02-06T14:30:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562ABREU, Joelma Maria de. A sistematização da oralidade na perspectiva dos multiletramentos em sala de aula. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:50:19Zoai:localhost:riufcg/11562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:50:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. The systematization of orality from the perspective of multi-tools in the classroom. |
title |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. |
spellingShingle |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. ABREU, Joelma Maria de. Língua Portuguesa Gêneros textuais Multiletramento Oralidade Prática docente Portuguese language Textual genres Multiliteration Orality Teaching practice Letras-Língua Portuguesa. |
title_short |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. |
title_full |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. |
title_fullStr |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. |
title_sort |
A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. |
author |
ABREU, Joelma Maria de. |
author_facet |
ABREU, Joelma Maria de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284. SILVA, Abdoral Inácio da. LOPES, Maria Rozilene Alves. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABREU, Joelma Maria de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Gêneros textuais Multiletramento Oralidade Prática docente Portuguese language Textual genres Multiliteration Orality Teaching practice Letras-Língua Portuguesa. |
topic |
Língua Portuguesa Gêneros textuais Multiletramento Oralidade Prática docente Portuguese language Textual genres Multiliteration Orality Teaching practice Letras-Língua Portuguesa. |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo compreendermos a importância da prática docente em relação ao trabalho sistematizado com os gêneros textuais, em especial os orais, na perspectiva do letramento e multiletramentos em sala de aula. Com isso, observamos uma necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino, de forma organizada, para a obtenção do conhecimento ao que compete à interação sócio-comunicativa. Para fundamentarmos a pesquisa, os autores que nos embasaram foram: Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) e a BNNC (2018), entre outros que exploram temáticas que auxiliam o melhor desempenho dos professores em sala de aula. A metodologia consta de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e de natureza básica. Como resultado, apresentamos uma proposta de intervenção, com o gênero entrevista, para ser apresentada a docentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na perspectiva dos (multi)letramentos. Com isso foi possível comprovarmos a importância de um processo de ensino-aprendizagem, advindo do uso das tecnologias digitais, da cultura, valores e conhecimentos prévios dos alunos, como ferramentas motivadoras e dinâmicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 2020-02-06T14:30:30Z 2020-02-06 2020-02-06T14:30:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562 ABREU, Joelma Maria de. A sistematização da oralidade na perspectiva dos multiletramentos em sala de aula. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562 |
identifier_str_mv |
ABREU, Joelma Maria de. A sistematização da oralidade na perspectiva dos multiletramentos em sala de aula. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744433725308928 |