ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no ano de 2004, tendo como foco de atenção as crianças, os jovens e os professores que aderiram, em visitas escolares, ao Programa Educativo, e os profissionais responsáveis por esse atendimento. A partir da observação direta de registros escritos e de imagens, buscou conhecer e compreender as interações entre crianças, jovens, adultos e obras de arte no espaço do Museu e refletir sobre essas interações no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de apreciação crítica. Reconhecendo a infância como uma construção social e compreendendo as crianças e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teórico da Sociologia da Infância, na filosofia antropológica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretação. Ao perceber a arte como fonte da subjetividade humana, patrimônio e direito a ser legitimado, e o museu e a escola como parceiros potenciais na tarefa da formação artística e cultural de todos, a pesquisa procurou, nas redes de significado que se formam entre os indivíduos envolvidos e as obras de arte expostas, subsídios para a construção de um texto que se inspira na etnografia como metodologia para a descrição e análise da realidade observada.
id PUC_RIO-1_47887c64c106fd602e7603929104be00
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7000
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUMARTE E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS, ADULTOS E OBRAS DE ARTE EM MUSEU2005-01-20SONIA KRAMER31630863734lattes.cnpq.br/6812712541815164SOLANGE JOBIM E SOUZALEANDRO KONDERSONIA KRAMER44212887720MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa foi realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no ano de 2004, tendo como foco de atenção as crianças, os jovens e os professores que aderiram, em visitas escolares, ao Programa Educativo, e os profissionais responsáveis por esse atendimento. A partir da observação direta de registros escritos e de imagens, buscou conhecer e compreender as interações entre crianças, jovens, adultos e obras de arte no espaço do Museu e refletir sobre essas interações no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de apreciação crítica. Reconhecendo a infância como uma construção social e compreendendo as crianças e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teórico da Sociologia da Infância, na filosofia antropológica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretação. Ao perceber a arte como fonte da subjetividade humana, patrimônio e direito a ser legitimado, e o museu e a escola como parceiros potenciais na tarefa da formação artística e cultural de todos, a pesquisa procurou, nas redes de significado que se formam entre os indivíduos envolvidos e as obras de arte expostas, subsídios para a construção de um texto que se inspira na etnografia como metodologia para a descrição e análise da realidade observada.This research was realized at the Museum of Modern Art in Rio de Janeiro in 2004, having its main interest in the children, youngsters and teachers that joined, during school visits, its Educational Program, as well as the professionals who attended the visitors. This paper sought to understand the interactions between children, youngsters, adults and works of art within the space of the museum and reflect about those interactions concerning the aesthetic sensitivity and critical appreciation through direct observation, visual and written records. Recognizing childhood as a social construct and understanding the children and youngsters as social actors, sought theoretical references in the sociology of childhood, in the anthropological philosophy of Walter Benjamin and in the psychology of Lev Semenovich Vigotsky the fundamental bases for its interpretation. Understanding art as a source of human subjectivity and legitimate right, as well as the museum and the school as potential partners in the artistic and cultural education of all, this research sought in the meaningful nets woven between every individual involved and the exhibited works of art, resources for writing a text inspired by ethnography as a methodology for the description and analysis of the observed reality.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7000Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ARTE E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS, ADULTOS E OBRAS DE ARTE EM MUSEU
title ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
spellingShingle ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
title_short ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
title_full ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
title_fullStr ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
title_full_unstemmed ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
title_sort ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
author_facet MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 31630863734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6812712541815164
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LEANDRO KONDER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 44212887720
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA
contributor_str_mv SONIA KRAMER
SOLANGE JOBIM E SOUZA
LEANDRO KONDER
SONIA KRAMER
description Esta pesquisa foi realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no ano de 2004, tendo como foco de atenção as crianças, os jovens e os professores que aderiram, em visitas escolares, ao Programa Educativo, e os profissionais responsáveis por esse atendimento. A partir da observação direta de registros escritos e de imagens, buscou conhecer e compreender as interações entre crianças, jovens, adultos e obras de arte no espaço do Museu e refletir sobre essas interações no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de apreciação crítica. Reconhecendo a infância como uma construção social e compreendendo as crianças e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teórico da Sociologia da Infância, na filosofia antropológica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretação. Ao perceber a arte como fonte da subjetividade humana, patrimônio e direito a ser legitimado, e o museu e a escola como parceiros potenciais na tarefa da formação artística e cultural de todos, a pesquisa procurou, nas redes de significado que se formam entre os indivíduos envolvidos e as obras de arte expostas, subsídios para a construção de um texto que se inspira na etnografia como metodologia para a descrição e análise da realidade observada.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7000@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324884595867648