[en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERONICA CARVALHO DE ARAUJO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30783
Resumo: [pt] O diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas é fundamental para proporcionar tratamento adequado aos idosos e familiares. O objetivo deste estudo é apresentar dados normativos ajustados por idade e escolaridade e investigar o impacto destas variáveis no desempenho na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) de idosos da comunidade. Os dados normativos foram gerados através de estatística descritiva em grupos separados por idade e escolaridade. A análise de variância foi utilizada para verificar diferenças entre estes grupos e a interação de ambas as variáveis. Foram realizadas correlações entre as variáveis cognitivas e idade, e escolaridade, assim como entre elas. A amostra foi composta por 470 idosos sendo 420 mulheres (89,4 por cento) e 50 homens (10,6 por cento), todos avaliados através da BBRC. A idade média foi de 72,77 (mais ou menos 7,06) anos e a escolaridade média foi de 9,54 (mais ou menos 5,32) anos de estudo. Os dados normativos foram descritos em formato de média, desvio padrão e percentis. A idade mostrou-se associada às tarefas que avaliavam memória, a escolaridade influenciou os resultados das tarefas de funções executivas e funcionamento cognitivo global. A interação entre idade e escolaridade foi determinante para o resultado da tarefa que avaliou funcionamento cognitivo global. O estudo apresentou dados normativos da BBRC, comumente utilizada para rastreio de demência. Verificou-se que a interação entre idade e escolaridade impacta o desempenho de idosos na avaliação cognitiva global. O presente estudo aponta para uma dissociação: a idade afeta as funções de memória e a escolaridade as outras funções cognitivas.
id PUC_RIO-1_486f33172f856c90698ac742306b71dd
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30783
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS [pt] INFLUÊNCIA DA IDADE E DA ESCOLARIDADE NA COGNIÇÃO DE IDOSOS DA COMUNIDADE [pt] IDADE[pt] RASTREIO COGNITIVO[pt] BATERIA BREVE DE RASTREIO COGNITIVO[pt] ESCOLARIDADE[pt] IDOSO[pt] COGNICAO[en] AGE[en] COGNITIVE SCREENING[en] BRIEF SCREENING COGNITIVE BATTERY[en] SCHOLARSHIP[en] OLD PERSON[en] COGNITION[pt] O diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas é fundamental para proporcionar tratamento adequado aos idosos e familiares. O objetivo deste estudo é apresentar dados normativos ajustados por idade e escolaridade e investigar o impacto destas variáveis no desempenho na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) de idosos da comunidade. Os dados normativos foram gerados através de estatística descritiva em grupos separados por idade e escolaridade. A análise de variância foi utilizada para verificar diferenças entre estes grupos e a interação de ambas as variáveis. Foram realizadas correlações entre as variáveis cognitivas e idade, e escolaridade, assim como entre elas. A amostra foi composta por 470 idosos sendo 420 mulheres (89,4 por cento) e 50 homens (10,6 por cento), todos avaliados através da BBRC. A idade média foi de 72,77 (mais ou menos 7,06) anos e a escolaridade média foi de 9,54 (mais ou menos 5,32) anos de estudo. Os dados normativos foram descritos em formato de média, desvio padrão e percentis. A idade mostrou-se associada às tarefas que avaliavam memória, a escolaridade influenciou os resultados das tarefas de funções executivas e funcionamento cognitivo global. A interação entre idade e escolaridade foi determinante para o resultado da tarefa que avaliou funcionamento cognitivo global. O estudo apresentou dados normativos da BBRC, comumente utilizada para rastreio de demência. Verificou-se que a interação entre idade e escolaridade impacta o desempenho de idosos na avaliação cognitiva global. O presente estudo aponta para uma dissociação: a idade afeta as funções de memória e a escolaridade as outras funções cognitivas.[en] Early diagnosis of neurodegenerative diseases is essential to provide adequate treatment for the elderly and their families. The aim of this study is to present normative data adjusted for age and schooling and to investigate the impact of these variables on the performance of the Brief Cognitive Screening Battery (BCSB) on community dwelling elders. Normative data were generated through descriptive statistics in groups separated by age and schooling. The analysis of variance was used to verify differences between these groups and the interaction of both variables. Correlations were made between the cognitive variables, age and schooling. The sample consisted of 470 elderly people, 420 women (89.4 percent) and 50 men (10.6 percent), all of whom were evaluated through BCSB. The mean age was 72.77 (plus 7.06) years and the average schooling was 9.54 (plus 5.32) years of study. Normative data were described in mean, standard deviation and percentiles format. Age was associated with tasks that assessed memory, schooling influenced the results of executive function tasks and global cognitive functioning. The interaction between age and schooling was determinant for the outcome of the task that evaluated global cognitive functioning. The study presented normative data from the BCSB, commonly used for dementia screening. It was verified that the interaction between age and schooling impacts the performance of the elderly in the global cognitive evaluation. The present study points to a dissociation: age affects memory functions and schooling the other cognitive functions.MAXWELLHELENICE CHARCHAT FICHMANVERONICA CARVALHO DE ARAUJO2017-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30783porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30783Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
[pt] INFLUÊNCIA DA IDADE E DA ESCOLARIDADE NA COGNIÇÃO DE IDOSOS DA COMUNIDADE
title [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
spellingShingle [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
VERONICA CARVALHO DE ARAUJO
[pt] IDADE
[pt] RASTREIO COGNITIVO
[pt] BATERIA BREVE DE RASTREIO COGNITIVO
[pt] ESCOLARIDADE
[pt] IDOSO
[pt] COGNICAO
[en] AGE
[en] COGNITIVE SCREENING
[en] BRIEF SCREENING COGNITIVE BATTERY
[en] SCHOLARSHIP
[en] OLD PERSON
[en] COGNITION
title_short [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
title_full [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
title_fullStr [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
title_full_unstemmed [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
title_sort [en] INFLUENCE OF AGE AND SCHOOLING ON THE COGNITION OF COMMUNITY DWELLING ELDERS
author VERONICA CARVALHO DE ARAUJO
author_facet VERONICA CARVALHO DE ARAUJO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv HELENICE CHARCHAT FICHMAN
dc.contributor.author.fl_str_mv VERONICA CARVALHO DE ARAUJO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] IDADE
[pt] RASTREIO COGNITIVO
[pt] BATERIA BREVE DE RASTREIO COGNITIVO
[pt] ESCOLARIDADE
[pt] IDOSO
[pt] COGNICAO
[en] AGE
[en] COGNITIVE SCREENING
[en] BRIEF SCREENING COGNITIVE BATTERY
[en] SCHOLARSHIP
[en] OLD PERSON
[en] COGNITION
topic [pt] IDADE
[pt] RASTREIO COGNITIVO
[pt] BATERIA BREVE DE RASTREIO COGNITIVO
[pt] ESCOLARIDADE
[pt] IDOSO
[pt] COGNICAO
[en] AGE
[en] COGNITIVE SCREENING
[en] BRIEF SCREENING COGNITIVE BATTERY
[en] SCHOLARSHIP
[en] OLD PERSON
[en] COGNITION
description [pt] O diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas é fundamental para proporcionar tratamento adequado aos idosos e familiares. O objetivo deste estudo é apresentar dados normativos ajustados por idade e escolaridade e investigar o impacto destas variáveis no desempenho na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) de idosos da comunidade. Os dados normativos foram gerados através de estatística descritiva em grupos separados por idade e escolaridade. A análise de variância foi utilizada para verificar diferenças entre estes grupos e a interação de ambas as variáveis. Foram realizadas correlações entre as variáveis cognitivas e idade, e escolaridade, assim como entre elas. A amostra foi composta por 470 idosos sendo 420 mulheres (89,4 por cento) e 50 homens (10,6 por cento), todos avaliados através da BBRC. A idade média foi de 72,77 (mais ou menos 7,06) anos e a escolaridade média foi de 9,54 (mais ou menos 5,32) anos de estudo. Os dados normativos foram descritos em formato de média, desvio padrão e percentis. A idade mostrou-se associada às tarefas que avaliavam memória, a escolaridade influenciou os resultados das tarefas de funções executivas e funcionamento cognitivo global. A interação entre idade e escolaridade foi determinante para o resultado da tarefa que avaliou funcionamento cognitivo global. O estudo apresentou dados normativos da BBRC, comumente utilizada para rastreio de demência. Verificou-se que a interação entre idade e escolaridade impacta o desempenho de idosos na avaliação cognitiva global. O presente estudo aponta para uma dissociação: a idade afeta as funções de memória e a escolaridade as outras funções cognitivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30783
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822602962632704