[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420 |
Resumo: | [pt] O presente estudo tem como objetivo indagar sobre as concepções de leitura e de cidadania que estão por trás dos discursos da política pública de leitura no México, particularmente no Programa Nacional de Leitura para a Educação Básica (PNL) entre os anos de 2002 e de 2012. A metodologia consistiu na análise dos documentos oficias da política pública articulada a uma discussão teórico filosófica em torno dos conceitos de cidadania e de leitura. A partir da critica marxista ao conceito de cidadania foi possível entender que a escola participa, com programas compensatórios como o PNL, na formação de cidadãos alinhados aos princípios de um Estado liberal democrático, ao mesmo tempo em que abre brechas, através da formação de leitores críticos e autônomos, para à emancipação humana. |
id |
PUC_RIO-1_488968338c36a9efcfd6d1b24a863e4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24420 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO[es] DE QUÉ HABLAMOS CUANDO HABLAMOS DE FORMAR LECTORES Y CIUDADANOS?: LOS DISCURSOS DE LECTURA Y CIUDADANÍA EN LOS DOCUMENTOS DE LA POLÍTICA PÚBLICA DE LECTURA EN MÉXICO[en] WHAT WE MEAN BY FORM READERS AND CITIZENS?: SPEECHES READING AND CITIZENSHIP DOCUMENTS READING PUBLIC POLICY IN MEXICO[pt] CIDADANIA[pt] POLITICA PUBLICA DE LEITURA[pt] EDUCACAO BASICA[pt] LEITURA[en] CITIZENSHIP[en] READING PUBLIC POLICY[en] BASIC EDUCATION[en] READING[es] CIUDADANIA[es] POLITICA PUBLICA DE LECTURA[es] EDUCACION BASICA[pt] O presente estudo tem como objetivo indagar sobre as concepções de leitura e de cidadania que estão por trás dos discursos da política pública de leitura no México, particularmente no Programa Nacional de Leitura para a Educação Básica (PNL) entre os anos de 2002 e de 2012. A metodologia consistiu na análise dos documentos oficias da política pública articulada a uma discussão teórico filosófica em torno dos conceitos de cidadania e de leitura. A partir da critica marxista ao conceito de cidadania foi possível entender que a escola participa, com programas compensatórios como o PNL, na formação de cidadãos alinhados aos princípios de um Estado liberal democrático, ao mesmo tempo em que abre brechas, através da formação de leitores críticos e autônomos, para à emancipação humana.[en] The objective of this dissertation is to explore the different conceptions of reading and citizenship behind public policy discourse in Mexico, particularly in the National Reading Program for Primary Education (Programa Nacional de Lectura para la Educación Básica, PNL) in the period between 2002 and 2012. The methodology used for this research consisted of analysis of official documents regarding public policy, and a theoretical-philosophical discussion of the concepts of citizenship and reading. From a Marxist critique of the concept of citizenship it was possible to understand that schools participate, through compensatory programs like the PNL, in the formation of citizens who are aligned towards the principles of a liberal democratic state, while opening loopholes for human emancipation through the formation of critical and autonomous readers.[es] La presente investigación tiene como objetivo hacer una indagación sobre las concepciones de lectura y ciudadanía que están detrás los discursos de la política pública de lectura en México, particularmente en el Programa Nacional de Lectura para la Educación Básica (PNL) en el periodo 2002-2012. La metodología consistió en el análisis de los documentos oficiales de la política pública articulado a una discusión teórico-filosófica entorno a los conceptos de ciudadanía y lectura. A partir de la crítica marxista al concepto de ciudadanía fue posible entender que la escuela participa, con programas compensatorios como el PNL, en la formación de ciudadanos alineados a los principios de un Estado liberal democrático, al mismo tiempo que abre brechas, a través de la formación de lectores críticos y autónomos, para la emancipación humana.MAXWELLRALPH INGS BANNELLRUBEN PEREZ BUENDIA2015-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420spareponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24420Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO [es] DE QUÉ HABLAMOS CUANDO HABLAMOS DE FORMAR LECTORES Y CIUDADANOS?: LOS DISCURSOS DE LECTURA Y CIUDADANÍA EN LOS DOCUMENTOS DE LA POLÍTICA PÚBLICA DE LECTURA EN MÉXICO [en] WHAT WE MEAN BY FORM READERS AND CITIZENS?: SPEECHES READING AND CITIZENSHIP DOCUMENTS READING PUBLIC POLICY IN MEXICO |
title |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO |
spellingShingle |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO RUBEN PEREZ BUENDIA [pt] CIDADANIA [pt] POLITICA PUBLICA DE LEITURA [pt] EDUCACAO BASICA [pt] LEITURA [en] CITIZENSHIP [en] READING PUBLIC POLICY [en] BASIC EDUCATION [en] READING [es] CIUDADANIA [es] POLITICA PUBLICA DE LECTURA [es] EDUCACION BASICA |
title_short |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO |
title_full |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO |
title_fullStr |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO |
title_full_unstemmed |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO |
title_sort |
[pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO |
author |
RUBEN PEREZ BUENDIA |
author_facet |
RUBEN PEREZ BUENDIA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RALPH INGS BANNELL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUBEN PEREZ BUENDIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] CIDADANIA [pt] POLITICA PUBLICA DE LEITURA [pt] EDUCACAO BASICA [pt] LEITURA [en] CITIZENSHIP [en] READING PUBLIC POLICY [en] BASIC EDUCATION [en] READING [es] CIUDADANIA [es] POLITICA PUBLICA DE LECTURA [es] EDUCACION BASICA |
topic |
[pt] CIDADANIA [pt] POLITICA PUBLICA DE LEITURA [pt] EDUCACAO BASICA [pt] LEITURA [en] CITIZENSHIP [en] READING PUBLIC POLICY [en] BASIC EDUCATION [en] READING [es] CIUDADANIA [es] POLITICA PUBLICA DE LECTURA [es] EDUCACION BASICA |
description |
[pt] O presente estudo tem como objetivo indagar sobre as concepções de leitura e de cidadania que estão por trás dos discursos da política pública de leitura no México, particularmente no Programa Nacional de Leitura para a Educação Básica (PNL) entre os anos de 2002 e de 2012. A metodologia consistiu na análise dos documentos oficias da política pública articulada a uma discussão teórico filosófica em torno dos conceitos de cidadania e de leitura. A partir da critica marxista ao conceito de cidadania foi possível entender que a escola participa, com programas compensatórios como o PNL, na formação de cidadãos alinhados aos princípios de um Estado liberal democrático, ao mesmo tempo em que abre brechas, através da formação de leitores críticos e autônomos, para à emancipação humana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822590388109312 |