Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas.
id USP-36_5d1df86bcfca94804584fca08c7f1225
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185241
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?Reading Practices in Portuguese Language from BNCC: what are they based on and how to proceed inside the classroom?Eixo leituraHabilidades de leituraEstratégias de leituraEducação básicaLetramentoAxis of readingReading abilitiesReading skillsBasic educationLiteracyA Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas.The National Common Core Curriculum – BNCC (BRASIL, 2018) determines the pedagogical reading practices to be developed in basic education. However, this official curricular document does not clarify the theoretical foundation for the axis of reading in Portuguese language classes. Therefore, there is a lack of theoretical support for the teacher’s planning of reading practices. In this scenario, this research aims to investigate the axis of reading proposed by the BNCC regarding Portuguese language, from the sixth to the ninth grade, in terms of the document’s proposal, its theoretical bases and the didactic possibilities of its key concepts. Methodologically, this is a qualitative research of documental and bibliographical approach. The results of the analyses offer subsidies, so that the Portuguese language teacher can prepare theory-based reading activities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18524110.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 5-262236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/177971https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/180474Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Garcia Lopes Rossihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185241Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.932408Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
Reading Practices in Portuguese Language from BNCC: what are they based on and how to proceed inside the classroom?
title Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
spellingShingle Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
Eixo leitura
Habilidades de leitura
Estratégias de leitura
Educação básica
Letramento
Axis of reading
Reading abilities
Reading skills
Basic education
Literacy
title_short Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
title_full Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
title_fullStr Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
title_full_unstemmed Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
title_sort Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
author Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
author_facet Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Eixo leitura
Habilidades de leitura
Estratégias de leitura
Educação básica
Letramento
Axis of reading
Reading abilities
Reading skills
Basic education
Literacy
topic Eixo leitura
Habilidades de leitura
Estratégias de leitura
Educação básica
Letramento
Axis of reading
Reading abilities
Reading skills
Basic education
Literacy
description A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/177971
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/180474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 5-26
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892372594688