Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241 |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas. |
id |
USP-36_5d1df86bcfca94804584fca08c7f1225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185241 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?Reading Practices in Portuguese Language from BNCC: what are they based on and how to proceed inside the classroom?Eixo leituraHabilidades de leituraEstratégias de leituraEducação básicaLetramentoAxis of readingReading abilitiesReading skillsBasic educationLiteracyA Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas.The National Common Core Curriculum – BNCC (BRASIL, 2018) determines the pedagogical reading practices to be developed in basic education. However, this official curricular document does not clarify the theoretical foundation for the axis of reading in Portuguese language classes. Therefore, there is a lack of theoretical support for the teacher’s planning of reading practices. In this scenario, this research aims to investigate the axis of reading proposed by the BNCC regarding Portuguese language, from the sixth to the ninth grade, in terms of the document’s proposal, its theoretical bases and the didactic possibilities of its key concepts. Methodologically, this is a qualitative research of documental and bibliographical approach. The results of the analyses offer subsidies, so that the Portuguese language teacher can prepare theory-based reading activities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18524110.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 5-262236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/177971https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/180474Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Garcia Lopes Rossihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185241Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.932408Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? Reading Practices in Portuguese Language from BNCC: what are they based on and how to proceed inside the classroom? |
title |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? |
spellingShingle |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes Eixo leitura Habilidades de leitura Estratégias de leitura Educação básica Letramento Axis of reading Reading abilities Reading skills Basic education Literacy |
title_short |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? |
title_full |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? |
title_fullStr |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? |
title_sort |
Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula? |
author |
Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes |
author_facet |
Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eixo leitura Habilidades de leitura Estratégias de leitura Educação básica Letramento Axis of reading Reading abilities Reading skills Basic education Literacy |
topic |
Eixo leitura Habilidades de leitura Estratégias de leitura Educação básica Letramento Axis of reading Reading abilities Reading skills Basic education Literacy |
description |
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/177971 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185241/180474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 5-26 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892372594688 |