[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177 |
Resumo: | [pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro. |
id |
PUC_RIO-1_48e2514fb256204951901ec36a10b139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24177 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION [pt] INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO [pt] TEORIA DOS JOGOS[pt] ESTRATEGIA DOMINANTE[pt] MATRIZ DE GANHOS[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO[pt] BARGANHA COM ULTIMATO[pt] SEQUENCIA DIDATICA[pt] ENSINO DE MATEMATICA[en] GAME THEORY[en] DOMINANT STRATEGY[en] PAYOFF MATRIX[en] PRISIONER S DILEMA[en] ULTIMATUM GAME[en] DIDACTIC SEQUENCE[en] TEACHING OF MATHEMATICS[pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.[en] The objective of this study is to apply Game Theory as a motivating element in the teaching of mathematics in those classes in the 3rd series of secondary education in the state schools of the city of Rio de Janeiro which have already frequently presented difficulties in learning this discipline. We construct a didactic sequence to be applied in the classroom: presentation of a brief history of the theory; the realisation of the game, the Prisoner s Dilema; and a subsequent explanation of the results predicted by Game Theory for this game, introducing the concepts of the result matrix and the dominant strategy. We then apply a simple self-assessment test in order to consolidate these topics. Once the students are familiarised with the basic concepts of Game Theory, we realise the Ultimatum Game in the classroom in order to compare the results with those obtained by Bianchi, Carter e Irons and Castro e Ribeiro.MAXWELLDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINISILVIO BARROS PEREIRA2015-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24177Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION [pt] INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
title |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION |
spellingShingle |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION SILVIO BARROS PEREIRA [pt] TEORIA DOS JOGOS [pt] ESTRATEGIA DOMINANTE [pt] MATRIZ DE GANHOS [pt] DILEMA DO PRISIONEIRO [pt] BARGANHA COM ULTIMATO [pt] SEQUENCIA DIDATICA [pt] ENSINO DE MATEMATICA [en] GAME THEORY [en] DOMINANT STRATEGY [en] PAYOFF MATRIX [en] PRISIONER S DILEMA [en] ULTIMATUM GAME [en] DIDACTIC SEQUENCE [en] TEACHING OF MATHEMATICS |
title_short |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION |
title_full |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION |
title_fullStr |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION |
title_full_unstemmed |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION |
title_sort |
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION |
author |
SILVIO BARROS PEREIRA |
author_facet |
SILVIO BARROS PEREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DEBORA FREIRE MONDAINI DEBORA FREIRE MONDAINI DEBORA FREIRE MONDAINI DEBORA FREIRE MONDAINI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVIO BARROS PEREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] TEORIA DOS JOGOS [pt] ESTRATEGIA DOMINANTE [pt] MATRIZ DE GANHOS [pt] DILEMA DO PRISIONEIRO [pt] BARGANHA COM ULTIMATO [pt] SEQUENCIA DIDATICA [pt] ENSINO DE MATEMATICA [en] GAME THEORY [en] DOMINANT STRATEGY [en] PAYOFF MATRIX [en] PRISIONER S DILEMA [en] ULTIMATUM GAME [en] DIDACTIC SEQUENCE [en] TEACHING OF MATHEMATICS |
topic |
[pt] TEORIA DOS JOGOS [pt] ESTRATEGIA DOMINANTE [pt] MATRIZ DE GANHOS [pt] DILEMA DO PRISIONEIRO [pt] BARGANHA COM ULTIMATO [pt] SEQUENCIA DIDATICA [pt] ENSINO DE MATEMATICA [en] GAME THEORY [en] DOMINANT STRATEGY [en] PAYOFF MATRIX [en] PRISIONER S DILEMA [en] ULTIMATUM GAME [en] DIDACTIC SEQUENCE [en] TEACHING OF MATHEMATICS |
description |
[pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822589847044096 |