[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVIO BARROS PEREIRA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177
Resumo: [pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.
id PUC_RIO-1_48e2514fb256204951901ec36a10b139
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24177
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION [pt] INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO [pt] TEORIA DOS JOGOS[pt] ESTRATEGIA DOMINANTE[pt] MATRIZ DE GANHOS[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO[pt] BARGANHA COM ULTIMATO[pt] SEQUENCIA DIDATICA[pt] ENSINO DE MATEMATICA[en] GAME THEORY[en] DOMINANT STRATEGY[en] PAYOFF MATRIX[en] PRISIONER S DILEMA[en] ULTIMATUM GAME[en] DIDACTIC SEQUENCE[en] TEACHING OF MATHEMATICS[pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.[en] The objective of this study is to apply Game Theory as a motivating element in the teaching of mathematics in those classes in the 3rd series of secondary education in the state schools of the city of Rio de Janeiro which have already frequently presented difficulties in learning this discipline. We construct a didactic sequence to be applied in the classroom: presentation of a brief history of the theory; the realisation of the game, the Prisoner s Dilema; and a subsequent explanation of the results predicted by Game Theory for this game, introducing the concepts of the result matrix and the dominant strategy. We then apply a simple self-assessment test in order to consolidate these topics. Once the students are familiarised with the basic concepts of Game Theory, we realise the Ultimatum Game in the classroom in order to compare the results with those obtained by Bianchi, Carter e Irons and Castro e Ribeiro.MAXWELLDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINISILVIO BARROS PEREIRA2015-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24177Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
[pt] INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
spellingShingle [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
SILVIO BARROS PEREIRA
[pt] TEORIA DOS JOGOS
[pt] ESTRATEGIA DOMINANTE
[pt] MATRIZ DE GANHOS
[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO
[pt] BARGANHA COM ULTIMATO
[pt] SEQUENCIA DIDATICA
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
[en] GAME THEORY
[en] DOMINANT STRATEGY
[en] PAYOFF MATRIX
[en] PRISIONER S DILEMA
[en] ULTIMATUM GAME
[en] DIDACTIC SEQUENCE
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
title_short [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_full [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_fullStr [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_full_unstemmed [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_sort [en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
author SILVIO BARROS PEREIRA
author_facet SILVIO BARROS PEREIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVIO BARROS PEREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TEORIA DOS JOGOS
[pt] ESTRATEGIA DOMINANTE
[pt] MATRIZ DE GANHOS
[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO
[pt] BARGANHA COM ULTIMATO
[pt] SEQUENCIA DIDATICA
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
[en] GAME THEORY
[en] DOMINANT STRATEGY
[en] PAYOFF MATRIX
[en] PRISIONER S DILEMA
[en] ULTIMATUM GAME
[en] DIDACTIC SEQUENCE
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
topic [pt] TEORIA DOS JOGOS
[pt] ESTRATEGIA DOMINANTE
[pt] MATRIZ DE GANHOS
[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO
[pt] BARGANHA COM ULTIMATO
[pt] SEQUENCIA DIDATICA
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
[en] GAME THEORY
[en] DOMINANT STRATEGY
[en] PAYOFF MATRIX
[en] PRISIONER S DILEMA
[en] ULTIMATUM GAME
[en] DIDACTIC SEQUENCE
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
description [pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822589847044096