INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVIO BARROS PEREIRA
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2
Resumo: O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.
id PUC_RIO-1_48e2514fb256204951901ec36a10b139
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24177
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO 2014-09-11DEBORA FREIRE MONDAINI05703139708lattes.cnpq.br/9783235584753540DEBORA FREIRE MONDAINI05703139708lattes.cnpq.br/9783235584753540DEBORA FREIRE MONDAINIEDUARDO BARBOSA PINHEIROLHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFFDEBORA FREIRE MONDAINIDEBORA FREIRE MONDAINI51150816791SILVIO BARROS PEREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM MATEMÁTICA PUC-RioBRO objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.The objective of this study is to apply Game Theory as a motivating element in the teaching of mathematics in those classes in the 3rd series of secondary education in the state schools of the city of Rio de Janeiro which have already frequently presented difficulties in learning this discipline. We construct a didactic sequence to be applied in the classroom: presentation of a brief history of the theory; the realisation of the game, the Prisoner s Dilema; and a subsequent explanation of the results predicted by Game Theory for this game, introducing the concepts of the result matrix and the dominant strategy. We then apply a simple self-assessment test in order to consolidate these topics. Once the students are familiarised with the basic concepts of Game Theory, we realise the Ultimatum Game in the classroom in order to compare the results with those obtained by Bianchi, Carter e Irons and Castro e Ribeiro.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24177Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
spellingShingle INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
SILVIO BARROS PEREIRA
title_short INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_full INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_fullStr INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_full_unstemmed INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
title_sort INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author SILVIO BARROS PEREIRA
author_facet SILVIO BARROS PEREIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 05703139708
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05703139708
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9783235584753540
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9783235584753540
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFF
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51150816791
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVIO BARROS PEREIRA
contributor_str_mv DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
LHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFF
DEBORA FREIRE MONDAINI
DEBORA FREIRE MONDAINI
description O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324919380279296