RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2
Resumo: O culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens, um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation, bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads, utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia.
id PUC_RIO-1_4bdbe21fb9683e8cbf666b191bb24017
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27260
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADSRESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION2013-10-04LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAEDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSAEDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA1212763 lattes.cnpq.br/2627687483907979RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens, um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation, bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads, utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia.Culture jamming is movement focused on the artistic proliferation of messages, a rhetorical process of intervention and invention that defies the ability of corporate speech to make sense in a predictable way. The Canadian organization Adbusters Media Foundation is considered an icon of the movement and has as its stated objective the redirection of the flow of information, the way corporations wield power, and the way meaning is produced in our society. Given the importance of studying anticonsumption and resistance to consumption in the fields of Marketing and consumer behavior, the aim of this work is to analyze in an exploratory perspective, the configuration of the discourse of spoof ads (parodies of advertisements) served on the website of Adbusters Media Foundation, as well as verify if such discourse reflects the values and goals of the jammer organization. To do this, we analyzed a corpus comprising 119 spoof ads, employing the method of content analysis. The results indicate that the spoof ads are configured as a jammer strategy in the fight for the protection of democratic transparency and freedom of expression, against pollution of mind by commercial pro-consumerist messages directly linked to social, environmental, financial and ethical catastrophes that present themselves daily. Thus, the spoofs directly reflect the values and stated goals of the Adbusters Media Foundation, as well as indirectly corroborate the criticisms made by various authors to the effectiveness of such a strategy.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:30Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27260Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv RESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION
title RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
spellingShingle RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
title_short RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
title_full RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
title_fullStr RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
title_full_unstemmed RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
title_sort RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
author RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
author_facet RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1212763
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2627687483907979
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
contributor_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA
EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA
description O culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens, um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation, bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads, utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324926056562688