RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2 |
Resumo: | O culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens, um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation, bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads, utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia. |
id |
PUC_RIO-1_4bdbe21fb9683e8cbf666b191bb24017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:27260 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADSRESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION2013-10-04LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAEDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSAEDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA1212763 lattes.cnpq.br/2627687483907979RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens, um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation, bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads, utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia.Culture jamming is movement focused on the artistic proliferation of messages, a rhetorical process of intervention and invention that defies the ability of corporate speech to make sense in a predictable way. The Canadian organization Adbusters Media Foundation is considered an icon of the movement and has as its stated objective the redirection of the flow of information, the way corporations wield power, and the way meaning is produced in our society. Given the importance of studying anticonsumption and resistance to consumption in the fields of Marketing and consumer behavior, the aim of this work is to analyze in an exploratory perspective, the configuration of the discourse of spoof ads (parodies of advertisements) served on the website of Adbusters Media Foundation, as well as verify if such discourse reflects the values and goals of the jammer organization. To do this, we analyzed a corpus comprising 119 spoof ads, employing the method of content analysis. The results indicate that the spoof ads are configured as a jammer strategy in the fight for the protection of democratic transparency and freedom of expression, against pollution of mind by commercial pro-consumerist messages directly linked to social, environmental, financial and ethical catastrophes that present themselves daily. Thus, the spoofs directly reflect the values and stated goals of the Adbusters Media Foundation, as well as indirectly corroborate the criticisms made by various authors to the effectiveness of such a strategy.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:30Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27260Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
RESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION |
title |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
spellingShingle |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA |
title_short |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
title_full |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
title_fullStr |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
title_full_unstemmed |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
title_sort |
RESISTANCE, JAMMING AND SUBVERTISING: AN ANALYSIS OF THE ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION S SPOOF ADS |
author |
RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA |
author_facet |
RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
01170421709 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01170421709 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7390036540772120 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7390036540772120 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
1212763 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2627687483907979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA EDUARDO ANDRE TEIXEIRA AYROSA |
description |
O culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens, um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation, bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads, utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324926056562688 |