[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031 |
Resumo: | [pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados. |
id |
PUC_RIO-1_4f24163076e44bd741b32f57fdfb8c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:51031 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP[en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS[pt] CEARA[pt] EEEP[pt] TEMPO INTEGRAL[pt] ESTUDO LONGITUDINAL[pt] ENSINO MEDIO[en] CEARA[en] EEEP[en] FULL-TIME SCHOOLING[en] LONGITUDINAL STUDY[en] HIGH SCHOOL TEACHING[pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados.[en] The Thesis Full Time High School in Ceará: A longitudinal study on the effect of EEEP schools, aimed to develop on a study on the value added of Ceará high school, full time. For this, we used data from SPAECE evaluations, carried out from 2008 to 2011. In this four-year interval it was possible to perform a longitudinal cut, as it was evaluated the 9th EF in 2008, the 1st EM in 2009, the 2nd MS in 2010 and the 3rd MS in 2011. The choice of this sample resulted in over 40,000 cases and generated appropriate longitudinal data to measure the school effect, allowing to investigate the impact of schools on student learning. The existence of longitudinal data showed that the students results are related to the experiences acquired during high school. The attested school effect was measured with the help of hierarchical regression models - trajectory models, considering the temporal structure and the multilevel structure of the collected educational data.MAXWELLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOMARIANA CALIFE NOBREGA SOARES2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51031Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP [en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS |
title |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP |
spellingShingle |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES [pt] CEARA [pt] EEEP [pt] TEMPO INTEGRAL [pt] ESTUDO LONGITUDINAL [pt] ENSINO MEDIO [en] CEARA [en] EEEP [en] FULL-TIME SCHOOLING [en] LONGITUDINAL STUDY [en] HIGH SCHOOL TEACHING |
title_short |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP |
title_full |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP |
title_fullStr |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP |
title_full_unstemmed |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP |
title_sort |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP |
author |
MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES |
author_facet |
MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] CEARA [pt] EEEP [pt] TEMPO INTEGRAL [pt] ESTUDO LONGITUDINAL [pt] ENSINO MEDIO [en] CEARA [en] EEEP [en] FULL-TIME SCHOOLING [en] LONGITUDINAL STUDY [en] HIGH SCHOOL TEACHING |
topic |
[pt] CEARA [pt] EEEP [pt] TEMPO INTEGRAL [pt] ESTUDO LONGITUDINAL [pt] ENSINO MEDIO [en] CEARA [en] EEEP [en] FULL-TIME SCHOOLING [en] LONGITUDINAL STUDY [en] HIGH SCHOOL TEACHING |
description |
[pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822625347633152 |