[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031
Resumo: [pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados.
id PUC_RIO-1_4f24163076e44bd741b32f57fdfb8c81
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51031
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP[en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS[pt] CEARA[pt] EEEP[pt] TEMPO INTEGRAL[pt] ESTUDO LONGITUDINAL[pt] ENSINO MEDIO[en] CEARA[en] EEEP[en] FULL-TIME SCHOOLING[en] LONGITUDINAL STUDY[en] HIGH SCHOOL TEACHING[pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados.[en] The Thesis Full Time High School in Ceará: A longitudinal study on the effect of EEEP schools, aimed to develop on a study on the value added of Ceará high school, full time. For this, we used data from SPAECE evaluations, carried out from 2008 to 2011. In this four-year interval it was possible to perform a longitudinal cut, as it was evaluated the 9th EF in 2008, the 1st EM in 2009, the 2nd MS in 2010 and the 3rd MS in 2011. The choice of this sample resulted in over 40,000 cases and generated appropriate longitudinal data to measure the school effect, allowing to investigate the impact of schools on student learning. The existence of longitudinal data showed that the students results are related to the experiences acquired during high school. The attested school effect was measured with the help of hierarchical regression models - trajectory models, considering the temporal structure and the multilevel structure of the collected educational data.MAXWELLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOMARIANA CALIFE NOBREGA SOARES2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51031Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
[en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS
title [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
spellingShingle [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES
[pt] CEARA
[pt] EEEP
[pt] TEMPO INTEGRAL
[pt] ESTUDO LONGITUDINAL
[pt] ENSINO MEDIO
[en] CEARA
[en] EEEP
[en] FULL-TIME SCHOOLING
[en] LONGITUDINAL STUDY
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
title_short [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
title_full [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
title_fullStr [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
title_full_unstemmed [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
title_sort [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
author MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES
author_facet MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CEARA
[pt] EEEP
[pt] TEMPO INTEGRAL
[pt] ESTUDO LONGITUDINAL
[pt] ENSINO MEDIO
[en] CEARA
[en] EEEP
[en] FULL-TIME SCHOOLING
[en] LONGITUDINAL STUDY
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
topic [pt] CEARA
[pt] EEEP
[pt] TEMPO INTEGRAL
[pt] ESTUDO LONGITUDINAL
[pt] ENSINO MEDIO
[en] CEARA
[en] EEEP
[en] FULL-TIME SCHOOLING
[en] LONGITUDINAL STUDY
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
description [pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822625347633152