[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184 |
Resumo: | [pt] Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros, caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa, tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo, como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios da Prática Exploratória. |
id |
PUC_RIO-1_5081bdfb68f9b4083e53153aa82ff7e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:14184 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA [en] WHO AM I, WHO ARE WE? MEMBERS OF THE EXPLORATORY PRACTICE GROUP WORKING TO UNDERSTAND THEIR OWN NARRATIVES OF EXPERIENCE [pt] PRATICA EXPLORATORIA[en] EXPLORATORY PRACTICE[pt] Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros, caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa, tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo, como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios da Prática Exploratória.[en] Based on the Exploratory Practice principles and as a member of the Rio de Janeiro Exploratory Practice group, I seek to understand in this study the construction of identities in personal narratives of professional experiences with Exploratory Practice. This is a modality of practitioner research that integrates investigation to daily professional activities. Working in three groups of three members, characterized as exploratory mini-communities, the teachercollaborators who were interested in and available to participate in this collaborative-inclusive-participative research and myself had the opportunity to revisit our pedagogical exploratory practices. In interview-talks with exploratory potential, we share our narratives; thus, recreating what happens naturally in our Exploratory Practice group meetings, where we find opportunities to engage in continuing teacher education processes. In attempting to include everybody in the work for understanding, we re-signify our participation in this research and turn it into an inclusive and hybrid enterprise. We carried out the narrative analysis in a collaborative way – I transcribed and shared electronically the transcriptions of our first meeting and, then, we had another session to discuss our personal understandings of the identities that we had constructed in the narratives. Collaboratively, we observed that our narratives enabled us to gain deeper understandings of the multiple personal and professional identities, which we construct in the investigative work developed in the classroom or in other contexts, oriented by the Exploratory Practice principles.MAXWELLINES KAYON DE MILLERALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO2009-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14184Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA [en] WHO AM I, WHO ARE WE? MEMBERS OF THE EXPLORATORY PRACTICE GROUP WORKING TO UNDERSTAND THEIR OWN NARRATIVES OF EXPERIENCE |
title |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO [pt] PRATICA EXPLORATORIA [en] EXPLORATORY PRACTICE |
title_short |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA |
author |
ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO |
author_facet |
ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PRATICA EXPLORATORIA [en] EXPLORATORY PRACTICE |
topic |
[pt] PRATICA EXPLORATORIA [en] EXPLORATORY PRACTICE |
description |
[pt] Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros, caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa, tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo, como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios da Prática Exploratória. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817789449240576000 |