[pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184
Resumo: [pt] Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros, caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa, tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo, como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios da Prática Exploratória.
id PUC_RIO-1_5081bdfb68f9b4083e53153aa82ff7e8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14184
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA [en] WHO AM I, WHO ARE WE? MEMBERS OF THE EXPLORATORY PRACTICE GROUP WORKING TO UNDERSTAND THEIR OWN NARRATIVES OF EXPERIENCE [pt] PRATICA EXPLORATORIA[en] EXPLORATORY PRACTICE[pt] Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros, caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa, tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo, como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios da Prática Exploratória.[en] Based on the Exploratory Practice principles and as a member of the Rio de Janeiro Exploratory Practice group, I seek to understand in this study the construction of identities in personal narratives of professional experiences with Exploratory Practice. This is a modality of practitioner research that integrates investigation to daily professional activities. Working in three groups of three members, characterized as exploratory mini-communities, the teachercollaborators who were interested in and available to participate in this collaborative-inclusive-participative research and myself had the opportunity to revisit our pedagogical exploratory practices. In interview-talks with exploratory potential, we share our narratives; thus, recreating what happens naturally in our Exploratory Practice group meetings, where we find opportunities to engage in continuing teacher education processes. In attempting to include everybody in the work for understanding, we re-signify our participation in this research and turn it into an inclusive and hybrid enterprise. We carried out the narrative analysis in a collaborative way – I transcribed and shared electronically the transcriptions of our first meeting and, then, we had another session to discuss our personal understandings of the identities that we had constructed in the narratives. Collaboratively, we observed that our narratives enabled us to gain deeper understandings of the multiple personal and professional identities, which we construct in the investigative work developed in the classroom or in other contexts, oriented by the Exploratory Practice principles.MAXWELLINES KAYON DE MILLERALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO2009-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14184Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
[en] WHO AM I, WHO ARE WE? MEMBERS OF THE EXPLORATORY PRACTICE GROUP WORKING TO UNDERSTAND THEIR OWN NARRATIVES OF EXPERIENCE
title [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
[en] EXPLORATORY PRACTICE
title_short [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
title_full [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
title_sort [pt] QUEM SOU EU, QUEM SOMOS NÓS? MEMBROS DO GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA BUSCANDO ENTENDER SUAS PRÓPRIAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
author ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
author_facet ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv ALINE CHAVES DOS SANTOS SANTIAGO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PRATICA EXPLORATORIA
[en] EXPLORATORY PRACTICE
topic [pt] PRATICA EXPLORATORIA
[en] EXPLORATORY PRACTICE
description [pt] Ancorada nos princípios da Prática Exploratória e como membro do grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro, busco entender no presente estudo a construção de identidades de alguns membros deste grupo nas narrativas de experiências pessoais profissionais com a Prática Exploratória. Esta é uma modalidade de pesquisa do praticante que integra investigação às práticas profissionais cotidianas. Trabalhando em três grupos de três membros, caracterizados como mini-comunidades exploratórias, as professorascolaboradoras que manifestaram interesse e tiveram disponibilidade para participar desta pesquisa colaborativa-inclusiva-participativa e eu tivemos a oportunidade de revisitar nossas práticas pedagógicas exploratórias. Em entrevistas-conversas com potencial exploratório, compartilhamos nossas narrativas. Recriamos, assim, o que acontece, naturalmente nas reuniões do grupo da Prática Exploratória, nas quais encontramos oportunidades para nos envolvermos em processos de formação continuada. Na busca pela inclusão de todos no trabalho para entender, ressignificamos nossa participação na pesquisa, tornando-a inclusiva e híbrida. Realizamos a análise de forma colaborativa – eu transcrevi as narrativas, compartilhei as transcrições por correio eletrônico e nos reunimos novamente para discutir os entendimentos de nossas próprias narrativas e das identidades que nelas construímos. Observamos, em grupo, como as narrativas oferecem possibilidades para entendermos melhor nossas múltiplas identidades pessoais e profissionais, construídas no trabalho investigativo desenvolvido, em sala de aula ou fora dela, a partir dos princípios da Prática Exploratória.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14184&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789449240576000