[pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARA LUCIA FABIANO SOARES
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10704
Resumo: [pt] Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa. A fim de investigar como esse profissional atua e que influências suas ações exercem no produto final, as seguintes questões são propostas: 1) Em que aspectos um autor de livro didático se diferencia dos autores de outros gêneros discursivos?; 2) Quando o livro didático se destina ao ensino de uma língua estrangeira que metodologias e aspectos ideológicos estão envolvidos?; 3) Por ser essa língua estrangeira o inglês, que particularidades surgem ao longo do processo de elaboração do livro (Howatt & Widdonson, 2004)?; 4) O processo de criação desse tipo de material se caracteriza mais como um trabalho individual ou coletivo (Barthes, 1977; Foucault, 1979)?; 5) Se considerado um trabalho mais ou menos individual ou coletivo, como se manifesta a subjetividade e a identidade desse autor através da sua obra (Barthes, 1977; Bakhtin, 1993; Ivanic, 1998). O corpus é composto de questionários aplicados a diferentes autores da área que desenvolvem seus trabalhos na cidade do Rio de Janeiro. As informações coletadas foram complementadas com entrevistas gravadas. Os resultados da pesquisa indicam que, em termos da produção do livro didático para o ensino de inglês, o trabalho final do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é marcado pelas referências intertextuais e pela dissolução da crença na genialidade individual do autor.
id PUC_RIO-1_52190d96f5ff8152b1f6a8a22252bbf7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10704
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL[en] THE ROLE OF THE AUTHOR OF COURSE BOOKS FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF AUTHORIAL IDENTITY[pt] LINGUA ESTRANGEIRA[pt] AUTOR[pt] LIVRO DIDATICO[pt] AUTORIA[en] IDENTITY[en] AUTHOR[en] COURSE BOOK[en] AUTHORSHIP[en] 2ND LANGUAGE[pt] Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa. A fim de investigar como esse profissional atua e que influências suas ações exercem no produto final, as seguintes questões são propostas: 1) Em que aspectos um autor de livro didático se diferencia dos autores de outros gêneros discursivos?; 2) Quando o livro didático se destina ao ensino de uma língua estrangeira que metodologias e aspectos ideológicos estão envolvidos?; 3) Por ser essa língua estrangeira o inglês, que particularidades surgem ao longo do processo de elaboração do livro (Howatt & Widdonson, 2004)?; 4) O processo de criação desse tipo de material se caracteriza mais como um trabalho individual ou coletivo (Barthes, 1977; Foucault, 1979)?; 5) Se considerado um trabalho mais ou menos individual ou coletivo, como se manifesta a subjetividade e a identidade desse autor através da sua obra (Barthes, 1977; Bakhtin, 1993; Ivanic, 1998). O corpus é composto de questionários aplicados a diferentes autores da área que desenvolvem seus trabalhos na cidade do Rio de Janeiro. As informações coletadas foram complementadas com entrevistas gravadas. Os resultados da pesquisa indicam que, em termos da produção do livro didático para o ensino de inglês, o trabalho final do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é marcado pelas referências intertextuais e pela dissolução da crença na genialidade individual do autor.[en] This dissertation studies the role of the author of course books for English language teaching. In order to examine how this professional performs his / her work and what kind of influence his / her actions have on the final product, several questions are investigated: 1) What distinguishes an author of a course book from authors of other genres?; 2) When the course book aims at teaching a foreign language what methodologies and ideological aspects are involved?; 3) In the case of an English language course book, what particularities characterize the process of designing the book (Howatt & Widdonson, 2004)?; 4) Does the creation process for this kind of material constitute a more individual or a more collective kind of work? (Barthes, 1977; Foucault, 1979)?; 5) In individual or collective terms, how does the author´s subjectivity and identity take shape throughout the creation of his work (Barthes, 1977; Bakhtin, 1993; Ivanic, 1998)?. The corpus includes questionnaires answered by different authors in the field who work in the city of Rio de Janeiro. The data collected were complemented by recorded interviews. The findings of this research indicate that, in terms of production, the author´s contribution to English as a foreign language course books is marked by intertextual references and the dissolution of the belief in the individual genius of the author.MAXWELLBARBARA JANE WILCOX HEMAISMARA LUCIA FABIANO SOARES2007-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10704porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10704Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
[en] THE ROLE OF THE AUTHOR OF COURSE BOOKS FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF AUTHORIAL IDENTITY
title [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
spellingShingle [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
MARA LUCIA FABIANO SOARES
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA
[pt] AUTOR
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] AUTORIA
[en] IDENTITY
[en] AUTHOR
[en] COURSE BOOK
[en] AUTHORSHIP
[en] 2ND LANGUAGE
title_short [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
title_full [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
title_fullStr [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
title_full_unstemmed [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
title_sort [pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
author MARA LUCIA FABIANO SOARES
author_facet MARA LUCIA FABIANO SOARES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.author.fl_str_mv MARA LUCIA FABIANO SOARES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LINGUA ESTRANGEIRA
[pt] AUTOR
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] AUTORIA
[en] IDENTITY
[en] AUTHOR
[en] COURSE BOOK
[en] AUTHORSHIP
[en] 2ND LANGUAGE
topic [pt] LINGUA ESTRANGEIRA
[pt] AUTOR
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] AUTORIA
[en] IDENTITY
[en] AUTHOR
[en] COURSE BOOK
[en] AUTHORSHIP
[en] 2ND LANGUAGE
description [pt] Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa. A fim de investigar como esse profissional atua e que influências suas ações exercem no produto final, as seguintes questões são propostas: 1) Em que aspectos um autor de livro didático se diferencia dos autores de outros gêneros discursivos?; 2) Quando o livro didático se destina ao ensino de uma língua estrangeira que metodologias e aspectos ideológicos estão envolvidos?; 3) Por ser essa língua estrangeira o inglês, que particularidades surgem ao longo do processo de elaboração do livro (Howatt & Widdonson, 2004)?; 4) O processo de criação desse tipo de material se caracteriza mais como um trabalho individual ou coletivo (Barthes, 1977; Foucault, 1979)?; 5) Se considerado um trabalho mais ou menos individual ou coletivo, como se manifesta a subjetividade e a identidade desse autor através da sua obra (Barthes, 1977; Bakhtin, 1993; Ivanic, 1998). O corpus é composto de questionários aplicados a diferentes autores da área que desenvolvem seus trabalhos na cidade do Rio de Janeiro. As informações coletadas foram complementadas com entrevistas gravadas. Os resultados da pesquisa indicam que, em termos da produção do livro didático para o ensino de inglês, o trabalho final do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é marcado pelas referências intertextuais e pela dissolução da crença na genialidade individual do autor.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10704
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822565236965376